Glacê de Limão com Açúcar

Já pensou em aprender a fazer aquele glacê para bolo com limão e açúcar, que fica durinho e delicioso? Pois fique comigo que é justamente essa a receita simples que eu trago hoje aqui.

Glacê de Limão com Açúcar

Esse glacê com limão e açúcar é aquela calda tradicional que nossas avós faziam quando queriam cobrir um bolo simples e não necessariamente um bolo de limão, pode ser qualquer bolo.

Às vezes, quando eu preparo um bolo de cenoura, nem sempre quero uma cobertura de chocolate, senão fica sempre tudo igual. Nessas horas, eu faço esse glacê de limão com açúcar que leva apenas 3 ingredientes, que são limão, água e açúcar de confeiteiro.

Para fazer esse glacê, existem dois modos: um deles é fazendo com leite condensado, e o outro é com água. Eu vou ensinar a fazer aqui com água que fica igual àqueles glacês que você come nos melhores bolos e doces das melhores confeitarias.

Por isso, quando você for fazer seu próximo bolo, use essa receita que você vai adorar. É bem rapidinho e fácil de fazer, não tem desculpa nenhuma para não deixar seu bolo simples mais saboroso. Além do mais, você pode usar esse glacê para cobrir roscas, regar sonhos, regar pães doces, etc, um glacê super gostoso com aquele sabor azedinho do limão.

Veja também: Brigadeiro para Cobertura de Bolo

Veja também: Bolo de Cenoura que Não Abatuma

Ingredientes do Glacê de Limão com Açúcar

  • 1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro (glaçucar)
  • 100 ml de água
  • Suco de 1 limão espremido

O que fazer

Colocar o limão e a água numa tigela.

Mexer bem até misturar.

Adicionar a água aos poucos e misturar até chegar na textura desejada.

DICA: se quiser mais firme, adicionar um pouco menos de água, se quiser mais liquido é só adicionar um pouco mais.

Veja também: Bolo Cremoso de Coco

Ganache de Limão

Que tal aprender a fazer um recheio diferente para você usar nos seus bolos e trufas? Um recheio firme e aveludado, feito com chocolate branco e creme de leite, é a receita que eu trago hoje aqui para vocês.

Ganache de Limão

Há um bom tempo que o pessoal vem pedindo para eu postar aqui no blog uma receita de um daqueles recheios de confeitaria para rechear bolos e trufas que não fosse de chocolate.

Foi então que eu recorri à minha prima, que trabalha numa confeitaria e sabe coisas maravilhosas. Sempre que eu estou em um aperto, eu corro pedindo ajuda pra ela.

E minha prima me enviou pelo whatsapp a receita desse recheio de confeitaria, que é bem básico, mas muito simples de preparar e qualquer pessoa pode fazer em casa sem medo de errar.

Lá onde a minha prima trabalha, esse recheio é muito utilizado para rechear doces e bolos, mas serve para muito mais, como, por exemplo, rechear bombom e ovo de páscoa também.

Se você quiser deixar o seu ganache de limão ainda mais firme, leve à geladeira por 2 horas antes de usar, que ele fica perfeito para bolo gelado com aquela consistência de mousse.

É bem fácil de fazer esse recheio que fica bem cremoso, sendo perfeito para colocar como cobertura de bolo, ou colocar no recheio do bolo, em trufas, bombons e doces em geral. Nessa receitinha eu usei o limão siciliano, mas se não tiver pode substituir pelo limão-taiti.

Veja também: Calda de Chocolate para Bolo de Chocolate

Veja também: Ganache de Chocolate em Pó

  • 600 g de chocolate branco
  • 100 g de creme de leite
  • 100 ml de suco de limão
  • Raspas de 2 limões sicilianos
Como preparar

Derreter o chocolate branco em banho-maria ou no microondas.

A seguir, adicionar o creme de leite, o suco do limão.

Misturar tudo muito bem.
Por ultimo, adicionar as raspas de limão e misturar novamente até ficar bem homogêneo.

Veja também: Pudim 4 Leites Maravilhoso

Calda de Morango para Bolo

No sábado, uma amiga minha me convidou para ir à casa dela e me serviu o bolo simples mais gostoso que eu comi na minha vida. Mas não foi porque o bolo era gostoso, mas por causa da calda de morango que ele tinha, que ela realmente uma delícia.

Calda de Morango para Bolo

Não tive dúvidas, na mesma hora pedi para minha amiga me ensinar como ela tinha feito aquela calda maravilhosa de morango. Quando cheguei em casa, fui correndo pra cozinha experimentar. Ainda mais que eu tinha aproveitado a promoção do morango na feira e tinha comprado várias caixinhas justamente pensando em preparar algo com a fruta.

O resultado foi perfeito e por isso eu resolvi ensinar para vocês como se faz uma calda de morango cremoso para bolos caseira, feita com a fruta fresquinha. Por isso, a partir de agora, deixe de comprar aquelas caldas no supermercado, que vêm cheias de conservantes e, o pior, muito mais doces e sem gosto nenhum da fruta.

O melhor de tudo é que essa calda é super fácil de preparar, não fica enjoativa, e pode ser usada tanto para cobrir um bolo simples como para recheio e decoração de outros doces.

Veja também: Cheesecake de Morango no Pote

Veja também: Sobremesa de Morango com Gelatina (com vídeo)

Ingredientes da Calda de Morango

  • 500 gramas de morangos (duas bandejas)
  • 1 xícara de chá de açúcar
  • 1/2 limão espremido

O que fazer

Tirar as folhinhas dos morangos e picar em cubos do tamanho que desejar.

Colocar os morangos picados em uma panela e acrescentar o açúcar e o suco de limão.

Levar ao fogo baixo, mexer um pouco e deixar ferver.

Cozinhar por cerca de 15 minutos, até dar o ponto de geleia, mexendo de vez em quando.

Desligar o fogo quando estiver bem brilhante e passar a calda para um pote com tampa. Deixar esfriar e aproveitar em pães, bolos, tortas e muito mais.

Veja também: Sobremesa Sensação na Travessa com Morangos (com vídeo)

Ganache de Chocolate em Pó

Você conhece o ganache de chocolate em pó, também conhecido como “falso ganache”? Pois é justamente a receita que eu trago aqui hoje. Um ganache de chocolate em pó para você usar nos seus bolos e doces.

Ganache de Chocolate em Pó

Todo mundo sabe que o ganache tradicional é feito com creme de leite e barra de chocolate. Mas essa aqui é uma alternativa caseira mais barata e simples de fazer o ganache caseiro.

Eu decidir trazer essa receita hoje aqui porque eu queria fazer uma cobertura para um bolo e não tinha chocolate em casa. Foi então que eu liguei para um amigo meu que é confeiteiro e trabalha numa padaria.

Esse meu amigo, que sabe das coisas, me passou por whatsapp essa receita aqui, um ganache de chocolate em pó simples, econômico e que fica bem firme, fácil de trabalhar.

Quando ele me falou, eu achei difícil de acreditar. Não imaginei que ficava com a mesma textura do ganache feito com barra de chocolate. Pois o resultado foi incrível, um ganache delicioso e com uma textura cremosa bem a jeito para cobrir o meu bolo.

Por isso, se você não tem chocolate em casa, mas tem chocolate em pó, faça essa receita que não vai se arrepender!

Veja também: Donuts com Ganache de Chocolate

Veja também: Pavê de Biscoito Maisena com Cobertura de Chocolate

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de margarina ou manteiga
  • 2 caixas de creme de leite
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 xícara de chá de chocolate em pó

O que fazer

Colocar numa panela a margarina, o creme de leite, o leite condensado e levar ao fogo baixo, mexendo bem até diluir tudo.

Adicionar o chocolate em pó e mexer, sem parar, até começar a desgrudar do fundo da panela.

Desligar o fogo, transferir essa mistura para uma tigela e cobrir com um plástico filme bem rente ao ganache.

Deixar descansando, fora da geladeira, por 4 horas;

Passado esse tempo, usar o ganache para cobrir, decorar ou rechear.

OBS: guardar na geladeira por até 5 dias.

Veja também: Brigadeiro de Colher com Chocolate Amargo

Brigadeiro de Colher com Chocolate Amargo

Vai receber visita para um jantar e não sabe o que servir de sobremesa? Que tal um brigadeiro de colher com chocolate amargo? Aprenda aqui a fazer uma sobremesa rápida e com uma camada crocante incrível por causa dos nibs de cacau.

Ah, não sabe o que são nibs de cacau? São o chocolate na sua forma mais pura e menos processada. Ou seja, são as sementes de cacau secas, torras e trituradas. São tenras por causa da manteiga de cacau contida nelas e com uns sabor intenso de chocolate amargo.

As nibs de cacau são bastante versáteis, podendo ser utilizadas para os mais variados doces, como bolos, sorvetes, cookies e recheios. Nessa receita aqui, os nibs de cacau são colocados no final por cima do brigadeiro, fornecendo uma crocância incrível ao doce.

Pelo seu sabor amargo, os nibs de cacau podem ser um pouco difíceis de assimilar no princípio. Mas, se você já gosta do chocolate amargo, com maior teor de cacau, vai se apaixonar por eles.

Gostou da ideia? Pois anote aí no seu caderninho de receitas essa sobremesa incrível e com um sabor sofisticado que vai surpreender os seus convidados.

Ah, os nibs de cacau você encontra em lojas que vendem grãos ou lojas de produtos naturais. Também pode encontrar na internet nos sites do Planeta Cacau ou Zona Cerealista.

Brigadeiro de Colher com Chocolate Amargo

Veja também: Brigadeiro de Paçoca

Veja também: Brigadeiro de Nutella

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 50 g de chocolate amargo 70% cacau
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1/3 de xícara (chá) de nibs de cacau

O que fazer

Numa panela, a manteiga, o leite condensado e o chocolate em pedaços.

Levar a mistura ao fogo médio e mexer com uma espátula de silicone até derreter o chocolate e a manteiga.

Manter a panela em fogo médio e trocar a espátula pelo fouet, o que vai deixar o brigadeiro mais cremoso.

Continuar mexendo, até começar a soltar do fundo da panela (mais ou menos uns 8 minutos)

Transferir o brigadeiro para uma tigela e deixar amornar. Servir polvilhado com nibs de cacau.

Veja também: Brigadeiro de Maracujá

Chantilly com Chocolate

A cobertura mais básica da confeitaria é o chantilly. Todo mundo adora, mas poucos são os que sabem que é possível fazer um chantilly caseiro de chocolate para o recheio ou decoração de bolos, tortas e sobremesas.

Pessoalmente, eu considero o chantilly uma cobertura incrível para trabalhar, pela sua versatilidade comprovada, pois permite decorar de muitas maneiras os bolos e tortas. Por isso, é bom que você aprenda essa receita e guarde no seu caderninho, pois certamente você ainda vai utilizar muito.

Chantilly de Chocolate

O método para fazer o chantilly de chocolate é muito semelhante ao do chantininho, o chantilly com leite Ninho. Eu trouxe essa receita aqui hoje porque muita gente tem me pedido a receita do chantilly de chocolate com o chantilly normal de caixinha, já que o chantilly de chocolate propriamente dito é difícil de encontrar nos mercados mais periféricos.

Por isso eu ensino aqui tim-tim por tim-tim como fazer esse chantilly de chocolate, que fica com uma textura incrível para você usar nas suas receitas caseiras. Anote a receita que essa é uma receita para a vida toda.

Chantilly de Chocolate

Veja também: Mingau de Chocolate com Maisena

Veja também: Bolo de Chocolate sem Batedeira

Ingredientes

  • 200 ml de chantilly
  • 5 colheres (sopa) chocolate em pó

O que fazer

Colocar o chantilly na geladeira na véspera e, antes de usar, deixar por 30 minutos no freezer ou congelador.

Colocar o chantilly na batedeira, acrescentar o chocolate em pó e bater em velocidade média até ficar em ponto de pico.

E voilá. Está pronto o seu chantilly para ser utilizado do jeito que quiser. Enjoy it!

Veja também: Chocolate Quente com Conhaque

Veja também: Pavê de Biscoito Maisena com Cobertura de Chocolate

Veja também: Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate

Veja também: Como Fazer Pipoca com Chocolate (com vídeo)

Goiabada Cremosa

Hoje na feira a goiaba estava em promoção e eu aproveitei para comprar bastante. Como eu tinha planejado fazer um bolo para o café da tarde, aproveitei a goiaba e fiz um doce cremoso com ela para cobrir o meu bolo.

Essa goiabada cremosa é perfeita para cobrir um bolo simples, agregando sabor e beleza, pois o bolo fica muito mais bonito com aquela calda por cima dele. No entanto, há outras formas de utilizar essa goiabada cremosa que não seja cobertura de bolo.

Você pode usar em outras receitas, pode comer com queijo ou usá-la junto com outras sobremesas. Outra dica bacana é fazer compota de goiaba para vender. Esse tipo de receita caseira sempre tem muita saída e uma goiabada caseira tipo geleia é muito melhor que um doce de supermercado.

Se você está precisando ganhar um dinheiro, ou incrementar suas vendas, a compota de goiaba pode deixar seu cardápio muito mais atrativo. Se você gostou da ideia, pegue seu caderninho de receitas e faça essa goiabada cremosa, que tenho certeza que não vai se arrepender.

No final o artigo, eu deixo uma receita de Romeu e Julieta na travessa que é uma verdadeira maravilha culinária!

Goiabada Cremosa

Rende 10 porções com aproximadamente 460 Kcal cada porção

Veja também: Bolo de Mandioca com Linguiça

Veja também: Bem Casado na Travessa

Ingredientes

  • 1kg de goiaba vermelha bem madura
  • 1/2 xícara de chá de água
  • 2 xícaras de chá de açúcar
  • 1/3 xícara de chá de suco de limão

O que fazer

Antes de mais nada, lavar bem as goiabas e cortar as extremidades

A seguir, cortar as goiabas em cubos.

Transferir as goiabas para o liquidificador e bater por cerca de 3 minutos.

Passar por uma peneira para coar e transferir para uma panela.

Acrescentar o açúcar e o suco de limão e levar ao fogo baixo, mexendo sem parar por aproximadamente 25 minutos ou até ferver e ficar bem cremoso.

Veja também

Romeu e Julieta na travessa

Brigadeiro para Cobertura de Bolo

Estava à procura de uma cobertura cremosa para o seu bolo e com gosto de chocolate? Pois seus problemas acabaram! Vou ensinar hoje aqui como fazer uma cobertura de brigadeiro para o seu bolo e que serve também para inúmeras outras receitas.

Essa receita eu aprendi com um amigo meu que é confeiteiro em uma padaria muito famosa aqui na minha cidade. Como eu precisava de uma cobertura de chocolate que fosse cremosa e firminha para o meu bolo, resolvi mandar um zap pra ele me salvar dessa situação.

Eu tinha umas outras receitas de cobertura anotadas aqui no meu caderninho, mas elas eram todas muito líquidas. Pois essa cobertura que meu amigo me ensinou salvou a minha vida, pois ela tem mil e uma utilidades.

Consistente e com uma textura incrível, essa cobertura de brigadeiro pode ser usada também como cobertura de bolo de pote ou então utilizada para rechear ovos de páscoa.

Simples e prática de fazer, não tem mistério nenhum a receita dessa cobertura de brigadeiro. Se você estava sem ideias de como cobrir seu bolo, anote então essa receita!

Brigadeiro para Cobertura de Bolo

Rende 2 porções com aproximadamente 66 Kcal cada porção

Veja também: Bem Casado na Travessa

Veja também: Bolo de Tangerina Simples

Ingredientes

  • 1 latas de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de chocolate em pó (50% cacau)
  • 1 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1 colheres de sopa de margarina

O que fazer

Colocar o leite condensado, o creme de leite, o chocolate em pó, a farinha de trigo e a margarina numa panela e misturar tudo muito bem.

Levar ao fogo baixo, mexendo sem parar até começar a ferver e ficar com uma consistência bem cremosa.

DICA: não deixar muito tempo no fogo, pois pode ficar mais firme do que o desejado se passar do ponto.

Desligar o fogo e cobrir seu bolo com essa cobertura de brigadeiro.

DICA: se desejar um recheio mais firme, transferir para uma tigela e cobrir com plástico-filme bem rente ao brigadeiro. Esperar esfriar e usar no bolo, tanto como recheio como cobertura.

Veja também

Bolo de Brigadeiro – Receita Simples