Pudim de caneca – receita simples

Sabe quando bate aquela larica por um doce bem gostoso e não temos nada na despensa, nem vontade de sair de casa para comprar um doce? Pois os seus sonhos se realizaram! Depois do pudim feito na panela de pressão, nós aqui do Receitas Simples temos a grande novidade do ano: o pudim de caneca feito no microondas! 

É uma receita hiper fácil de fazer e o resultado final é um pudim macio e gostoso que todos lá em casa vão gostar de certeza. Pois então, pegue o lápis para anotar a receita e mãos à obra! Ah, não se esqueça de usar uma caneca que você já tenha usado no microondas, para garantir que ela não vai quebrar durante esse processo todo. 

Vamos então aos ingredientes do Pudim de Caneca!

Para a calda

  • 6 colheres (sopa) de água
  • 4 colheres (sopa) de açúcar

Para o pudim

  • 1 ovo
  • 6 colheres (sopa) de leite condensado
  • 100 ml de leite
  • 1 colher (chá) de aromatizante de baunilha

Modo de preparo

Primeiro, vamos fazer a calda. Misture bem a água e o açúcar e leve ao microondas por cerca de 30 segundos, ou até obter a cor desejada. Mas tenha cuidado, nunca deixa a caneca ficar mais de 30 segundos no microondas, senão a calda queima e fica amarga. Gire a caneca para a calda atingir as laterais – ou então use um pincel de cozinha. Reserve. 

Em um recipiente, coloque o ovo, o leite condensado, o leite e o aromatizante de baunilha. Bata com um fouet durante 2 minutos até a mistura ficar bem homogênea. Agora, transfira a mistura para a caneca que você caramelizou e leve ao microondas por cerca de 5 a 8 minutos. Mas tenha o cuidado de não encher totalmente a caneca – o ideal é até a metade, porque o pudim vai inchar e pode derramar tudo. Se quiser, aproveite o restante e faça outro pudim de caneca. 

 
 
 
 
 
 
 
 

 

Pudim Napolitano sem forno

O pudim napolitano sem forno e sem ir ao fogo é uma delícia e muito fácil de fazer. Você deve estar se perguntando: mas que pudim é esse que não vai ao fogo nem ao forno? Simples, é um pudim que tudo o que você precisa fazer é bater cada uma das partes no liquidificador e depois colocar na geladeira. Não dá trabalho nenhum, é preciso apenas ter um pouco de paciência e esperar que cada parte fique durinha dentro da geladeira.

Quer saber quais são as três partes do pudim que não vai ao forno? O nosso pudim é feito de chocolate na base, pudim de leite em pó no meio e, no final, pudim de morango. Faça hoje mesmo essa receita de pudim napolitano e surpreenda os seus familiares. 

Ingredientes do pudim de chocolate

  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 pacote de gelatina incolor
  • 1 lata de leite condensado
  • Leite na mesma medida da lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó

Ingredientes do pudim de leite em pó

  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 pacote de gelatina incolor
  • 1 lata de leite condensado
  • Leite na mesma medida da lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de leite em pó

Ingredientes do pudim de morango

  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 pacote de gelatina incolor
  • 1 lata de leite condensado
  • Leite na mesma medida da lata de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de xarope de morango

Modo de preparo

Para o pudim de chocolate, bata todos os ingredientes no liquidificador junto com a gelatina em pó conforme as instruções da embalagem. Despeje o conteúdo em uma forma de pudim untada levemente com óleo e deixe ficar na geladeira por 20 minutos ou até ficar bem durinho. 

Para o pudim de leite em pó, bata todos os ingredientes no liquidificador junto com a gelatina em pó conforme as instruções da embalagem. Despeje o conteúdo sobre a forma onde está o pudim de chocolate e leve à geladeira por 20 minutos ou até ficar bem durinho. 

Para o pudim de morango, bata todos os ingredientes no liquidificador junto com a gelatina em pó conforme as instruções da embalagem. Despeje o conteúdo na forma onde já estão os outros dois pudins e leve à geladeira por duas ou três horas ou até ficar bem durinho. 

 

 

Pudim na panela de pressão

Muito provavelmente, você não sabia que dá para fazer pudim na panela de pressão. Sim, isso mesmo, um pudim que não vai ao forno. O resultado é incrível, a textura é a mesma do pudim tradicional e o sabor é o mesmo. O melhor de tudo é que fica pronto bem rapidinho, o que é uma tremenda economia de gás, cujo preço está nas alturas. É a receita perfeita para quando chega visita em casa de última hora e você quer impressionar os amigos e familiares. 

Ingredientes do pudim na panela de pressão

  • 3 ovos
  • 400 ml de leite condensado
  • 400 ml de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de leite

Modo de preparo

Em uma forma para pudim (que caiba dentro da sua panela de pressão!) coloque o açúcar e a água e leve ao fogo baixo até virar calda, mexendo sempre para ir desfazendo os torrões de açúcar. Se quiser, faça a calda em uma panela comum e depois caramelize a forma com a calda que você fez. Espalhe a calda pelas laterais da forma também. 

Chegou a hora de fazer o pudim propriamente dito. Coloque no liquidificador os ovos, o leite e o leite condensado. Use a mesma medida da lata de leite condensado para o leite. Bata tudo no liquidificador durante 5 minutos, até misturar bem e coloque a mistura dentro da forma de pudim.

Cubra a forma de pudim com papel alumínio, vedando bem as laterais da forma. Coloque de dois a três dedos de água dentro da panela de pressão e, a seguir, coloque a forma de pudim. Mas atenção: coloque água no máximo até metade de forma. Isso porque, se colocar pouca água, pode queimar o seu pudim. Se colocar muita água, corre o risco da água entrar dentro do pudim. Leve a panela de pressão ao fogo, e baixe a chama depois que o vapor começar a sair, deixando cozinhar por 15 minutos. 

Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe o vapor sair sozinho. Esse detalhe é muito importante porque o pudim ainda vai ficar cozinhando dentro da panela de pressão. Não tenha pressa pois, como diz o ditado, o apressado come cru. 

Depois que saiu todo o vapor, retire a forma de dentro na panela, e leve à geladeira por mais ou menos 3 horas ou até ficar bem geladinho. Passado esse tempo, chegou a hora de desenformar, virando a forma sobre um prato. E pronto, aí está o seu pudim feito na panela de pressão, bem rápido e fácil de fazer. 

 
 

 

Pudim de Maracujá sem forno e sem ovo

Não é novidade nenhuma que o pudim é um dos doces mais amados pelos brasileiros. Porém, o sabor dessa receita fica realmente surpreendente quando adicionamos um toque de maracujá. Além de ser uma delícia, o nosso pudim de maracujá que não vai ao forno, sendo extremamente prático e fácil de fazer.

Continue lendo “Pudim de Maracujá sem forno e sem ovo”