Homus Caseiro

Já comeu homus? Nunca ouviu falar? Pois não sabe o que está perdendo. O homus é uma pasta feita a partir do grão-de-bico para você acompanhar suas torradinhas, passar no sanduíche ou servir como acompanhamento da comida.

Homus Caseiro

O homus é proveniente da culinária árabe e está sendo cada vez mais consumido pelos adeptos de uma alimentação mais saudável. O homus tradicional é feito a partir do grão-de-bico misturado com azeite, suco de limão, alho e sal. O homus tradicional árabe leva ainda tahini, que é uma pasta de gergelim. Dependendo do seu bolso, você pode acrescentar o tahini ou não (que você compra no supermercado). Você pode ainda acrescentar cenoura, beterraba ou pimentão ao homus, deixando-o ainda mais nutritivo.

Muito saudável, você pode usar o homus no sanduíche, na pizza, no hambúrguer, funcionando como uma alternativa à maionese para saladas de atum ou ovo. Mas atenção que, apesar de nutritivo, é preciso não exagerar. Duas colheres de sopa de homus contém algo em torno de 70 calorias. Mas, convenhamos, quem fica somente em duas colheres? Por isso, ingira não mais que 1/4 de xícara em cada refeição, pois essa é uma dose satisfatória de nutrientes, fibra e proteína.

O grão-de-bico é conhecido como o “grão de felicidade” por ser rico em triptofano, um aminoácido responsável por produzir bem-estar e prazer. Fora isso, é um grão que dá uma sensação de saciedade, estufando menos que outras leguminosas. Por isso, é bom associá-lo à vitamina C (limão) e manjerona, para evitar a produção de gases.

Dica: na hora de deixar o grão-de-bico de molho (12 horas antes do cozimento), faça-o em uma imersão de água com bicarbonato de sódio, o que vai deixar o seu homus bastante cremoso.

Eu separei duas receitas de homus para você fazer em casa, uma mais simplezinha e econômica e a outra mais sofisticada. Confira!

Veja também: 4 Pizzas de Frigideira com Pão Árabe

Veja também: Nuggets de Legumes Assados

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de grão-de-bico seco
  • 1 dente de alho
  • 1 cebola
  • 1/4 xícara (chá) de azeite
  • 1/2 pimenta dedo-de-moça sem semente (opcional)
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 limão

O que fazer

Cobrir o grão-de-bico e 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio com 5 cm de água e deixar de molho durante a noite.

Escorrer o grão-de-bico e colocar em uma panela com 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio e água suficiente para cobrir por 5 cm.

Colocar no forno e deixar ferver, então reduzir para médio-baixo e cozinhar até o grão-de-bico ficar bem macio. Reservar 1/4 xícara dessa água para mais tarde. Escorrer e deixar o grão-de-bico esfriar.

Bater no processador de alimentos (ou liquidificador) o grão-de-bico, a cebola, o alho, o azeite, sal, pimenta e o suco de 1 limão.

Colocar a pasta em um potinho e aproveitar! Se preferir, adicionar temperos como páprica, pimenta síria, hortelã, manjericão, etc.

Humus ao Pesto

Ingredientes

  • 1 xícara de grão-de-bico seco
  • 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • Pesto pronto 1/4 xícara
  • 3 colheres de sopa de tahini
  • 2 colheres de sopa de azeite extra virgem
  • Suco de 1/2 limão
  • 1 dente de alho picado
  • 1/2 colher (chá) de sal

O que fazer

Preparar o grão-de-bico segundo a receita anterior.

Colocar o grão de bico e os ingredientes restantes em um processador de alimentos ou no liquidificador. Bater até ficar homogêneo. Se necessário, misturar a água de cozimento reservada. Colocar uma colher de sopa de cada vez, para criar a textura cremosa desejada.

Veja também: Macarrão com Pesto de Espinafre e Manjericão

Bolinho de Sardinha

Hoje eu trago aqui um petisco para “sextar” em grande. Uma receita de bolinho de sardinha para você guardar para a vida. Gostou da ideia? Fique comigo que eu explico direitinho como preprarar.

Bolinho de Sardinha

Eu conheci esse bolinho de sardinha na casa de uma amiga minha. Ela tinha dado uma festinha na casa dela e preparado o tal bolinho. Eu nem sabia que bolinho era aquele antes de provar mas, quando dei uma mordida, foi um prazer tão grande que não consigo descrever aqui. É óbvio que eu pedi a receita para ela.

A sardinha que é usada aqui nessa receita é a sardinha em lata, que é muito mais fácil de ser encontrada, pois tem em qualquer mercearia de bairro. Não sei se vocês sabem, mas foi Napoleão Bonaparte quem teve a ideia de enlatar a sardinha, pois assim o peixe durava muito mais, sendo uma maneira importante da alimentar a população.

Tem gente que torce o nariz para a sardinha em lata porque é enlatada, mas, em muitos aspectos, ela é mais nutritiva que a sardinha in natura. Isso porque ela conserva o ômega-3, que desaparece quando ela é cozinhada ou grelhada.

A sardinha é dos alimentos mais completos para o nosso organismo, repleto de nutrientes essenciais para a nossa saúde. No entanto, o seu consumo não deve ser desenfreado por causa da adição de sódio para conservar a sardinha na lata. Recomendada para gestantes, a sardinha em lata não é indicada para quem está de dieta pois é um alimento muito calórico.

A sardinha é também recomendada para reduzir transtornos relacionados ao humor, ajudando a prevenir a ansiedade e a depressão. Se você sofre de hipertensão, consuma sardinha com moderação.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso bolinho de sardinha.

Veja também: Quibe Assado no Forno

Veja também: 4 Pizzas de Frigideira com Pão Árabe

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de leite
  • 1 cebola ralada
  • 4 tomates picados, sem pele e sem semente
  • 1 xícara (chá) de azeitona verde picada
  • 240 gramas de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de óleo de soja
  • 1 colher (café) de sal
  • 3 colheres (sopa) de fermento químico em pó
  • 3 ovos
  • Cheiro-verde picado a gosto
  • 1 lata de sardinha

O que fazer

Retirar o óleo da sardinha e reservar.

Bater no liquidificador, a farinha, o leite, o óleo, o sal e os ovos.

Depois de batido, colocar a mistura do liquidificador em uma vasilha e adicionar o restante dos ingredientes.

Mexer bem e colocar o fermento em pó. Misturar bem o fermento à massa.

Modelar os bolinhos e levar para a geladeira por 2 horas ou até ficar firme.

Em uma panela, aquecer o óleo e fritar os bolinhos aos poucos. Escorrer os bolinhos em uma peneira de alumínio.

Veja também: Bolinho de Bacalhau Fácil

Baião de Dois

Hoje eu trago aqui a receita de um prato típico da culinária cearense que eu tenho certeza que vocês vão gostar. É uma mistura de dois pratos típicos da culinária brasileira, o feijão e o arroz.

Baião de Dois

De origem cearense, o baião de dois é um prato típico da região nordeste e também da região norte do país, como o Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. Além do feijão e do arroz, é comum a adição de queijo coalho no prato, que é o caso dessa receita aqui. Em algumas regiões, acrescenta-se a carne seca, mas não no Ceará.

A origem do termo “baião de dois” tem a ver com o baião, uma dança típica nordestina, tendo o nome ganho popularidade com a música “Baião de Dois”, parceria do pernambucano Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, com o cearense Humberto Teixeira.

Para preparar o baião de dois, é preciso cozinhar o arroz cru no feijão com caldo já cozido, acrescentando-se os demais ingredientes, como cebola, alho, pimenta. Se quiser, pode também acrescentar bacon e paio, fica ao seu gosto.

Essa receita serve no mínimo 10 pessoas. Se quiser fazer menos, diminua os ingredientes pela metade. Para acompanhar o baião de dois, carnes assadas (como picanha, linguiças, dentre outras) ou frango e peixe assados, farofa e vinagrete. Perfeito para churrascos.

Veja também: Arroz com Lentilhas

Veja também: Cassoulet 

Ingredientes

  • 500 gramas de feijão carioquinha (pode usar o feijão fradinho)
  • 500 gramas de arroz branco comum
  • 100 gramas de queijo coalho artesanal
  • 1 cebola branca média picada
  • 4 cabeças de alho picadas
  • Óleo vegetal boa qualidade
  • Cheiro verde a gosto
  • Pimenta do reino a gosto (opcional)
  • Sal a gosto.

O que fazer

Cozinhe o feijão numa panela com água e reserve.

Refogue no óleo a cebola e o alho, acrescente o sal e os temperos.

Adicione água do cozimento do feijão no arroz e misture bem.

Adicione o feijão cozido e deixe cozinhar junto com arroz até completa absorção da água. Se for preciso adicionar mais água, utilize água quente.

Quando o arroz tiver cozido, tire a panela do fogo e adicione o queijo coalho em cubinhos e o cheiro verde. Tampe a panela por 3 a 5 minutos e sirva a seguir.

Veja também: Strogonoff de Grão-de-Bico

Strogonoff de Grão-de-Bico

Como muita gente tem me pedido umas receitas vegetarianas, eu trago aqui esse delicioso strogonoff de grão-de-bico, um prato delicioso e muito nutritivo.

Strogonoff de Grão-de-Bico

O grão-de-bico, assim como as outras leguminosas (feijões, soja, ervilha e lentilha), é uma excelente fonte de proteína. A Índia, um país onde mais de 60% da população é vegetariana, é um dos lugares com maior consumo de grão-de-bico do mundo.

Além de ser usado em inúmeras receitas por esse mundo afora, o grão-de-bico é riquíssimo em triptofano, uma proteína importante para a produção de serotonina, neurotransmissor que produz sensação de bem estar, sendo conhecido como “grão da felicidade”.

De sabor suave e textura macia após cozimento, o grão-de-bico já fazia sucesso no antigo Egito, integrando a lista de suprimentos encontrados nas tumbas dos faraós, entre elas a do famoso Tutancâmon. No império romano, era utilizado para preparar o pulmentum, o precursor da polenta.

Desses tempos antigos, vêm os rumores de que o grão-de-bico seria um potente afrodisíaco, sendo utilizado pelos antigos para alimentar seus melhores cavalos e assim impulsionar a reprodução.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para preparar esse delicioso strogonoff de grão-de-bico.

Veja também: Nhoque de Espinafre com Ricota

Veja também: Macarrão com Pesto de Espinafre com Manjericão

Ingredientes

  • 500 gramas de grão-de-bico
  • 1 cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de óleo de soja
  • 2 copos de água
  • 2 colheres (sopa) de ketchup
  • 2 colheres (sopa) de mostarda
  • 2 xícaras (chá) de champignon em conserva picado
  • 1 lata de molho de tomate (se preferir molho de tomate caseiro, a receita você encontra aqui)
  • Sal a gosto
  • 1 lata de creme de leite
  • 2 colheres (sopa) de salsinha picadinha

O que fazer

Deixar o grão-de-bico de molho na água de véspera. Reservar duas xícaras (chá) da água para o cozimento.

Escorrer o grão-de-bico e colocar em uma panela de pressão.

Acrescentar a água reservada e cozinhar por 15 minutos depois que pegar pressão.

Deixar a pressão sair antes de abrir a panela. Escorrer e reservar.

Dourar a cebola no óleo. Temperar com o sal, o ketchup, a mostarda e deixar ferver.

Acrescentar os cogumelos, o molho de tomate e cozinhar até que o caldo ficar grosso.

Retirar do fogo, acrescentar a salsinha, o creme de leite e misturar bem.

Servir quente com arroz branco.

Veja também: Espaguete com Molho de Tomate

Nuggets de Legumes Assados

Se você procurava por um quitute saudável e irresistível, pode ter toda a certeza que encontrou. Hoje eu trago aqui uma receita para agradar a gregos e troianos, um salgadinho vegetariano mas que vai encantar até os carnívoros mais irredutíveis.

Nuggets de Legumes Assados

Chega de ficar comprando coisas industrializadas. Aprenda aqui a fazer esses deliciosos nuggets de legumes assados no forno. Uma receita fácil e prática de fazer, saudável porque os salgadinhos serão assados no forno. O que não impede que, se preferir, pode fritar os nuggets.

Eu resolvi trazer essa receita aqui porque muita gente tem me pedido receitas vegetarianas ou veganas, por isso estou diversificando um pouco o blog. Se você está fazendo transição alimentar, esses nuggets de legumes assados no forno são uma excelente opção.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para preparar esses deliciosos nuggets de legumes assados. Essa receita rende 40 nuggets. Se quiser fazer em maior quantidade, é só duplicar ou triplicar os ingredientes.

Veja também: Nhoque de Batata-Doce Recheado

Veja também: Mil Folhas de Batata

Ingredientes

  • 2 batatas cozidas e amassadas
  • 3 colheres de sopa de cenoura ralada
  • 3 colheres de sopa de milho verde em lata
  • 1 xícara de chá de brócolis bem picadinho cozido al dente
  • 50 gramas de mussarela ralada (pode ser queijo prato ou meia cura)
  • 1 ovo
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino preta a gosto (opcional)

Ingredientes da Farofinha Para Empanar

  • 1/2 xícara de chá de farinha de milho amarela
  • 3 colheres de sopa de aveia em flocos finos
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino preta a gosto (opcional)

O que fazer

Em uma tigela, misturar a batata, a cenoura, o molho, o brócolis, o queijo e o ovo.

Mexer bem até formar uma massa homogênea e temperar com sal e pimenta.

Em um pratinho, misturar a farinha de milho com a aveia e temperar com sal e pimenta.

Para a montagem, umedecer as mãos e pegar bocadinhos de massa.

Modelar os nuggets e empanar na mistura de farinha.

Acomodar os nuggets em uma assadeira anti aderente ou untada com um pouquinho de óleo.

Levar ao forno médio pré aquecido (200° Celsius) por 20 à 30 minutos. Dar uma viradinha na metade do tempo para que dourem dos dois lados.

Servir com os molhos de sua preferência. Bom apetite!

Veja também: Nhoque de Arroz

Nhoque de Espinafre com Ricota

Já comeu nhoque de espinafre? Nunca comeu? Pois não imagina o que está perdendo. Aprenda aqui comigo a fazer um delicioso nhoque de espinafre com ricota, uma verdadeira maravilha dos deuses.

Nhoque de Espinafre com Ricota

Eu cresci com minha mãe preparando nhoque lá em casa, foi sempre um prato que eu gostei. Minha mãe prepara o nhoque com todo tipo de molho, molho de tomate, molho de carne moída, molho bechamel e inclusive acompanhava o nhoque com pesto de manjericão.

Porém, um dia, eu fui à feira e tinha uma senhora vendendo nhoques caseiros de batata, o tradicional, e tinha também nhoque de espinafre. Achei lindo aquele nhoque verdinho que eu não conhecia. Comprei o nhoque e preparei em casa, achei simplesmente soberbo.

Foi então que resolvi procurar por uma receita. Eu tinha que aprender a fazer esse nhoque de espinafre. Testei várias receitas que encontrei na internet e a que eu mais gostei foi essa versão de nhoque de espinafre com ricota. Foi pensando nisso que eu resolvi partilhar essa receita com vocês.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso nhoque de espinafre com ricota.

Veja também: Nhoque de Arroz

Veja também: Nhoque de Batata Doce Recheado

Ingredientes

  • 1/2 maço de espinafre
  • 350 gramas de ricota
  • 3 colheres (sopa) de parmesão
  • 1 unidade de ovo
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) de salsinha
  • 1/2 colher (café) de noz-moscada
  • 1 colher (chá) de sal
  • Farinha de trigo a gosto

O que fazer

Limpar o espinafre, deixando somente as folhas.

Lavar e colocar o espinafre em uma panela tampada (sem água).

Levar ao fogo baixo até murchar.

Retirar da panela, espremer para retirar o líquido e picar bem.

Colocar o espinafre picado em uma vasilha.

Juntar a ricota passada por uma peneira, o parmesão e misturar.

Em seguida, acrescentar o ovo e a margarina.

Adicionar o cheiro-verde, a noz-moscada e o sal.

A seguir, colocar a farinha de trigo, aos poucos, e amassar até a massa soltar das mãos.

Dividir em pequenas porções e com as mãos enrolar a massa fazendo rolinhos com 2 cm de espessura.

Com uma faca, cortar os rolinhos em pedaços com 2 cm de comprimento, formando os nhoques.

Cozinhar os nhoques em água fervente salgada, até subirem à superfície.

Colocar os nhoques em uma travessa e servir com molho de tomate caseiro. A receita você encontra aqui.

Veja também: Nhoque de Mandioca com Carne Seca

Nhoque de Arroz

Aqui no blog, eu já ensinei as fazer algumas receitas de nhoque, esse delicioso prato da culinária italiana. Que tal aprender como fazer um nhoque de arroz com batata super fácil de fazer? Fique comigo que eu explico como se faz direitinho.

Nhoque de Arroz

Aqui onde eu vivo, em São Paulo, existe uma espécie de simpatia com o nhoque. Todo dia 29, os restaurantes de coxinha italiana tem bastante procura por parte de clientes que querem comer nhoque, porque acreditam que, ao saborear o prato, terão sorte nos próximos 30 dias. Algumas pessoas comem apenas sete nhoques, mastigando sete vezes cada nhoque. Outros comem tudo, porque acreditam que não pode sobrar nada.

Esse costume tem origem numa lenda que diz que São Pantaleão, que perambulava vestido como um mendigo numa noite de 29 de dezembro por um vilarejo italiano, bateu à porta de uma casa e pediu algo para comer.

Nessa casa, vivia uma família numerosa, muito pobre, mas mesmo assim eles dividiram o nhoque com aquele senhor maltrapilho. Coube a cada um sete nhoques. São Pantaleão comeu, agradeceu a comida e foi embora. Quando foram recolher os pratos, descobriram que havia muito dinheiro embaixo de cada prato. A partir daí, acredita-se que comer nhoque todo dia 29 traz fortuna. Pelo sim, pelo não, aqui em casa, todo dia 29, é dia de nhoque.

Para acompanhar o nhoque, você pode preparar o clássico molho à bolonhesa, que você encontra a receita aqui. Se quiser um molho de tomate caseiro, eu tenho a receita aqui. Pode ainda acompanhar o nhoque com com um molho branco, estilo bechamel. A receita você encontra aqui.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso nhoque de arroz.

Veja também: Nhoque de Batata Doce Recheado

Veja também: Nhoque de Mandioca com Carne Seca

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sal
  • 2 colheres de sopa de queijo ralado
  • 1 batata cozida
  • 1 xícara de chá de arroz cozido
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • 1/2 xícara de chá de leite
  • 1 ovo

O que fazer

Colocar no processador o leite, o ovo, metade da margarina, o arroz cozido, a batata e o sal. Bater bem até formar uma mistura homogênea.

Transferir a mistura para uma panela, adicionar o queijo parmesão ralado e levar ao fogo médio, mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela.

Numa superfície lisa, colocar a massa de nhoque e deixar esfriar.

Dividir em pequenas porções e com as mãos enrolar a massa fazendo rolinhos com 2 cm de espessura.

Com uma faca, cortar os rolinhos em pedaços com 2 cm de comprimento, formando os nhoques.

Colocar os nhoques numa frigideira aquecida, o restante da margarina e dourar bem por todos os lados.

Servir os nhoques com o molho de sua preferência.

Veja também: Macarrão Alho e Óleo com Sardinha

Grão-de-Bico Saboroso (com calabresa)

Já comeu grão-de-bico? Nunca? Pois não sabe o que está perdendo. Hoje eu trago aqui uma receita de grão-de bico com calabresa que é simplesmente deliciosa.

Grão-de-Bico

O grão-de-bico é chamado de “grão da felicidade” por causa do triptofano, um aminoácido importante para a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela de sensação de bem-estar, ajudando a combater a depressão de maneira natural.

Assim como outras leguminosas, como o feijão, a soja, a lentilha e a ervilha, o grão-de-bico é uma grande fonte de proteínas, tendo sido adotado pelos 30 milhões de vegetarianos no Brasil, que abandonaram a carne em busca de uma alimentação mais saudável. O grão-de-bico tem ainda grande poder anti-oxidante, combatendo os temidos radicais livres.

Natural do Médio Oriente, de países como o Irã, Líbano, Síria, Jordânia, entre outros, é um importante ingrediente da culinária árabe. O grão-de-bico conquistou a Europa, em especial os países mediterrânicos, tendo sido trazido para o Brasil por imigrantes espanhóis.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso grão-de-bico com calabresa.

Veja também: Bobó de Camarão

Veja também: Tomate Recheado com Arroz e Linguiça

Ingredientes

  • 250 gramas de grão-de-bico
  • 1 linguiça calabresa defumada em rodelas
  • 1/4 xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • 4 dentes de alho socados
  • 1 cebola picada
  • 2 tomates picados
  • 1 colher (café) de pimenta-do-reino em grãos
  • 1 colher (sopa) de óleo de soja
  • 1 colher (café) de sal

O que fazer

Deixar o grão-de-bico de molho em água de um dia para o outro.

Em uma panela de pressão, colocar o óleo, a cebola e o alho e deixar dourar.

Adicionar a linguiça, misturar bem e acrescentar o grão de bico. Mexer e verificar o sal.

Colocar água ate cobrir os ingredientes. Fechar a panela e cozinhar em pressão por 30 minutos.

Após o tempo de cozimento, apagar o fogo e deixar a pressão sair sozinha para completar o cozimento.

Finalizar com o tomate picadinho, o cheiro-verde e acertar o sal e a pimenta.

Veja também: Batata Recheada com Sardinha de Micro-Ondas

Tomate Recheado com Arroz e Linguiça

Tem dias que dá vontade de preparar uma comidinha simples mas diferente do habitual feijão com arroz e macarrão. Pois foi pensando nisso que hoje eu trago aqui uma receita diferente, que vai surpreender vocês pela criatividade e facilidade no preparo.

Tomate Recheado com Arroz e Linguiça

Eu fui convidada para jantar na casa de uma amiga e ela tinha preparado essa iguaria deliciosa. Eu nunca tinha experimentado e fiquei maravilhada. É claro que voltei para casa com a receita na mão.

No outro dia, preparei o quitute aqui em casa e o sucesso foi enorme. Aprovado com sucesso. Por isso, se você gostou da ideia, pegue papel e lápis e anote a receita que não vai se arrepender.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso tomate recheado com arroz e linguiça. Essa receita rende 8 porções.

Veja também: Arroz Cremoso Gratinado com Frango

Veja também: Panqueca de Cenoura com Carne de Panela

Ingredientes

  • 1 colher de café de sal marinho
  • 100 gramas de manteiga
  • 10 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 xícara de chá de arroz cozido
  • 1 maço de salsinha
  • 5 dentes de alho
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 8 gomos de linguiça toscana
  • 8 tomates
  • 1 colher de café de pimenta-do-reino em grãos (opcional)

O que fazer

Lavar os tomates. Cortar o chapéu de cada tomate e reservar para depois. Com uma colher de sopa, tirar a polpa de cada tomate sem furar elas.

Pegar cada tomate vazio e colocar um pouco de sal dentro de cada uma. Colocar os tomates numa forma de alumínio ou num refratário de vidro com a abertura para cima.

Retirar a carne dos gomos de linguiça e reservar.

Numa panela, derreter a manteiga e o azeite de oliva e fritar o alho e salsinha moídos.

A seguir, acrescentar à panela a carne da linguiça toscana. Fritar bem e, por último, colocar a caixinha de creme de leite

Temperar a gosto com o sal e a pimenta do reino, mexer e desligar o fogo.

Dentro de cada tomate, colocar uma colher de arroz no fundo.

A seguir, encher cada tomate com o recheio e tampar com os chapéus.

Assar no forno por aproximadamente 40 minutos a 220° Celsius.

Acompanhar um arroz branco e molho de tomate aproveitando a polpa dos tomates. Bom apetite!

Veja também: Quibe Assado no Forno

Batata Recheada com Sardinha de Micro-ondas

Hoje eu trago aqui um acompanhamento delicioso, uma receita para guardar para a vida. Não sei quem inventou essa receita, mas merece uma medalha.

Batata Recheada com Sardinha de Micro-ondas

Se tem receita que eu acho prático é receita de micro-ondas. Tem gente que acha que micro-ondas serve apenas para aquecer ou descongelar alimentos. Ledo engano, pois existe uma infinidade de receitas para micro-ondas, doces e salgadas.

A batata recheada com sardinha é um acompanhamento sofisticado para servir naquele almoço especial ou até mesmo no dia a dia, por que não? Também pode ser servida como entada ou inclusive como petisco, pois é tão gostosa que sempre cai bem.

Essa receita eu aprendi vendo um programa de culinária na TV. Quando o apresentador anunciou a receita, eu saí correndo pra pegar caneta e o meu caderninho de receitas.

No mesmo dia, eu fiz a batata recheada com sardinha e o pessoal aqui em casa adorou. Depois disso, tenho feito muitas vezes porque sempre me pedem. E como eu gosto, eu faço mesmo.

Além do mais, é um acompanhamento rápido e prático de fazer, em meia hora está tudo pronto para servir.

A receita de batata recheada com sardinha no micro-ondas serve 3 porções, mas se você quiser fazer em maior quantidade, é só duplicar os ingredientes.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer essa deliciosa batata recheada com sardinha feita no micro-ondas.

Veja também: Macarrão Alho e Óleo com Sardinha

Veja também: Batata Rosti

Ingredientes

  • 3 batatas
  • 1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino branca a gosto
  • 1 lata de sardinha
  • 3 colheres (sopa) de requeijão
  • 3 colheres (sopa) de milho em conserva
  • Queijo ralado a gosto

O que fazer

Com a ajuda de um garfo, furar bem as batatas e levar ao micro-ondas por aproximadamente 5 minutos, até ficarem macias.

Com a ajuda de uma colher, fazer uma cavidade nas batatas e separar a polpa.

Pincelar as batatas com margarina e temperar com sal e pimenta.

Amassar a polpa das batatas, formando um purê, e misturar a sardinha, o requeijão e o milho.

Rechear as batatas com essa mistura, salpicar queijo ralado e levar novamente ao microondas por cerca de 5 a 10 minutos para derreter o queijo.

Veja também: Batata Rosti com Bacon e Parmesão