Bruschetta de Tomate

Na semana passa, me ensinaram uma receita italiana clássica que é das coisas mais deliciosas do mundo. É uma entrada super saborosa e sofisticada. Porém, mesmo com toda essa sofisticação, é uma entrada super econômica, feita com ingredientes que certamente você tem na sua casa.

A bruschetta de tomate consiste em um pãozinho assado e tostado na medida certa, coberto com pequenos cubos de tomates frescos, com manjericão e queijo parmesão.

Segundo os especialistas, essa é uma receita típica italiana que terá surgido entre os trabalhadores rurais do Império Romano antes mesmo do nascimento de Jesus Cristo.

Para aproveitar as sobras de pão do dia anterior, eles inventaram o prato guarnecendo-o com os ingredientes que tinham à disposição. As guarnições eram variadas, mas a bruschetta de tomate foi a que mais se popularizou, se espalhando pelo mundo através dos  imigrantes italianos. O nome é derivado da palavra brusciato, que significa torrado ou tostado.

Por isso, se você está pretendendo dar um almoço especial, essa entradinha é perfeita, ainda mais se for acompanhada de um saboroso azeite de oliva extra-virgem e salpicada com queijo parmesão.

Gostou da ideia? Faça hoje mesmo essa receita e ganhe elogios em sua casa. Tenho certeza que todo mundo vai adorar!

Bruschetta de Tomate

Rende 10 porções com aproximadamente 107 Kcal cada porção.

Veja também: Pizza de liquidificador

Veja também: Pãezinhos pizzas

Ingredientes

  • 3 unidades de pão francês ou italiano
  • 6 tomates italianos
  • 50g de queijo parmesão
  • 2 dentes de alho
  • Manjericão a gosto
  • Azeite a gosto
  • Sal e pimenta do reino a gosto

O que fazer

Retirar as sementes do tomate e cortar os tomates  em cubinhos

Transferir o tomate picado para uma tigela.

Adicionar o azeite, o manjericão, o sal e a pimenta do reino.

Misturar bem e reservar.

Cortar o pão em fatias com a espessura de mais ou menos 1 dedo.

A seguir, aquecer um pouco de azeite em uma frigideira.

Dourar as fatias de pão dos dois lados.

DICA: não deixar dourar muito, para não ficar seco.

Para finalizar, colocar os tomates picados por cima. Se desejar, salpicar com queijo parmesão. Servir em seguida.

Veja também

Lasanha à Bolonhesa com Presunto e Queijo

 

Camarão à milanesa

No mês passado, tirei férias e fui à praia, onde eu comi um camarão delicioso. Não resisti e pedi a receita ao dono da barraca, que me apresentou a cozinheira, e ela me deu várias dicas bacanas para preparar o camarão.

Se você gostar de ir à praia e comer um camarão delicioso, regado com limão e acompanhado de uma cervejinha, confira aqui esse camarão feito com gosto de praia e que fica sequinho e crocante.

Se você estava procurando um aperitivo saboroso, que agrade a todos, essa receita de camarão pode ser a solução para os seus problemas. Você pode servir essa camarão como aperitivo, com limão, ou como prato principal, acompanhado de arroz de cenoura ou purê de batata. Fica perfeito!

Camarão à milanesa

Ingredientes

  • 400 g de camarão
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 limão
  • 1/2 sachê de sazón de alho
  • 2 colheres de sopa de sal
  • Pimenta do reino a gosto

O que fazer

Leve ao fogo uma panela com água e as duas colheres de sal. Acrescente o camarão e deixe ficar até começar a ferver. Você vai perceber que ele vai mudar de cor e de tamanho. Porém, não deixe ficar muito tempo – apenas uma leve fervida – se não o camarão fica borrachudo. Retire da panela e escorra .

Agora chegou a hora de temperar o camarão. Coloque o sazón, esprema o limão, acrescente a pimenta do reino e misture para espalhar bem o tempero. Deixe marinando uns 10 minutinhos para o tempero penetrar bem.

Passe os camarões rapidamente na farinha de trigo e depois frite em óleo quente até eles ficarem douradinhos. Escorra em papel toalha e saboreie acompanhado com limão.  Qualquer dúvida, é só conferir abaixo: