Receita do Bolo Brigadeiro Que Aprendi Com A Minha Mãe

Hoje eu trago aqui a receita do Bolo Brigadeiro, um bolo que faz sempre o maior sucesso por onde ele passa. Se você estava procurando por essa receita, chegou ao lugar certo.

Como Fazer Bolo Brigadeiro

Essa receita aqui eu aprendi a fazer com a minha mãezinha, que Deus a tenha. Lá em caso, quando criança, esse era o nosso bolo favorito por causa do chocolate e porque ele é uma versão em bolo do famoso doce de brigadeiro que, no Rio Grande do Sul, é chamado de “negrinho”.

Para quem não sabe, o brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira, presente em praticamente todas as festas de aniversário, sendo dos docinhos de festa mais populares.

Conta a história que o nome do doce seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, de boa aparência e físico avantajado, que se candidatou às eleições presidenciais em 1946, pela UDN – União Democrática Nacional, com o curioso slogan “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”.

O candidato tinha um clube de fãs que organizava festas para promover a sua candidatura. No Rio de Janeiro, mulheres da alta sociedade que apoiavam o brigadeiro começaram a vender o tal doce para arrecadar fundos para a campanha. Dizem que foi a socialite Heloísa Nabuco quem criou o docinho, ligeiramente diferente do doce que nós conhecemos, e o batizou de “brigadeiro” porque era o doce preferido do candidato.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso Bolo Brigadeiro.

Ingredientes da massa

  • 3 ovos inteiros (clara e gema)
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado ou açúcar cristal
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó 50% (pode ser 32%)
  • 150 ml de água morna
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo.
  • 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

Ingredientes do Recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 4 colheres (sopa) de cacau 50% ou 32%

Ingredientes da Cobertura

  • 250 ml de chantilly bem gelado

Como Preparar a Massa

Coloque os ovos, o óleo, o açúcar, o cacau em pó e a água morna no liquidificador. Bata tudo por aproximadamente 5 minutos na potência alta até que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

Passado esses 5 minutos, acrescente a farinha de trigo. No modo pulsar, bata os ingredientes até perceber que não ficou nenhum gruminho. Não bata muito, senão a massa fica bem densa.

A seguir, adicione o fermento e bata o liquidificador na posição pulsar apenas para misturar os ingredientes.

Se notar que ficou um pouquinho de farinha na parede interna do liquidificador, misture com a ajuda de uma espátula.

Pré aqueça o seu forno a 180° Celsius e transfira a mistura do liquidificador para uma forma  15×10 forrada untada e forrada com papel-manteiga.

Leve o bolo para assar por aproximadamente 40 minutos.

Como Preparar o Recheio

Coloque o leite condensado, o creme de leite e o cacau em pó numa panela. Se quiser, pode substituir por achocolatado, mas fique ciente que vai ficar mais doce.

Leve a panela ao fogo médio, sempre mexendo, até ferver. Não pare de mexer nem por um segundo, porque o brigadeiro tem que ficar bem cremoso.

Não pare de mexer porque chocolate é muito fácil de queimar. Mexa sem parar até o doce chegar ao ponto de brigadeiro.

A seguir, transfira o doce para uma tigela para resfriar até ficar em temperatura ambiente, para manter a cremosidade e o brilho do brigadeiro.

Cubra a tigela com plástico-filme bem rente ao doce para não criar aquela película.

Retire o bolo do forno e deixe também ele esfriando, até ficar em temperatura ambiente. Olha que lindo que ficou, gente!

Montagem do Bolo Brigadeiro

Depois que o bolo esfriou, vamos começar a montá-lo. Retire o bolo da forma com cuidado.

Retire o papel-manteiga que ficou no fundo do bolo para iniciar a montagem.

Retire o topo que fica na parte de cima do bolo porque às vezes ele cria uma camada que não é tão agradável para o gosto do cliente. Mas, se você gostar, você pode utilizar esse topo. Eu costumo usar essa parte do bolo para tomar café.

A seguir, divida o bolo ao meio, com a ajuda da faca, com bastante cuidado para não despedaçar.

E agora você vai começar a montagem, usando a mesma forma em que o bolo foi assado. Forre a forma com um plástico daqueles de congelar, do jeito que você está vendo na foto, e coloque primeiro a parte mais reta do bolo.

A seguir, regue a primeira metade do bolo com uma calda básica de água com achocolatado e umas gotinhas de essência de baunilha. Umedeça bem o bolo.

Com o brigadeiro já frio, chegou a hora de rechear o bolo. Vejam só que cremosidade, gente.

Coloque parte do brigadeiro no bolo, em pequenas colheradas.

A seguir, com a ajuda da colher, espalhe bem o recheio, para ele ficar bem lisinho e uniforme.

Agora, você vai colocar a outra camada do bolo. Se preferir, você pode dividir o bolo em quantas camadas quiser.

Regue novamente o bolo generosamente com a calda.

Feito isso, feche o saco plástico sobre o bolo e leve-o à geladeira por 6 horas para deixar o bolo bastante estruturado.

Como Preparar a Cobertura

Coloque na batedeira 250 ml de chantilly bem gelado

Bata até ficar aquele ponto bem firme de chantilly

A seguir, faça uma camada bem fininha de chantilly no bolo. Não tem problema se ficar meio tortinha, com falhas, porque você vai cobrir com um trabalho feito em bico de confeiteiro.

Passe o restante do chantilly para uma manga de confeitar e, com o bico folha 114 wilton, vá trabalhando a cobertura de baixo para cima, que o próprio bico de se encarrega do desenho. Se você está iniciando no mundo da confeitaria, faça esse trabalho com muita calma que tudo vai dar certo.

Feito todo o trabalhinho nas laterais do bolo, pegue uma espátula e retire o excesso de chantilly que ficou na parte de cima do bolo.

A seguir, com o bico 32 mago, faça uns caracóis na parte de cima do bolo, nas bordas. Se você tiver algum tipo de dificuldade de fazer esse tipo de trabalhinho, vai fazendo com calma que tudo se ajeita.

Para finalizar, cubra o bolo com granulado. Eu ainda coloquei um brigadeiro por cima, tipo a “cereja do bolo”.

Vejam como ficou lindo o bolo, gente.

Confira:

Panqueca de Ricota com Espinafre

Se você gosta de panqueca recheada, eu trago aqui a receita de panqueca mais saborosa do mundo. O recheio é diferente do recheio da panqueca tradicional, mais leve e extremamente delicioso.

Panqueca de Ricota com Espinafre

A panqueca é o tipo de acompanhamento que pode ser servido em qualquer tipo de ocasião. Pode ser no dia a dia, pode ser em ocasiões especiais, porque todo mundo gosta.

Sem falar que você pode usar o recheio que quiser, carne, frango, vegetais, pode até ser uma panqueca doce. E o molho pode ser aquele que você quiser, molho de tomate, molho branco, qualquer molho que seja usado para acompanhar macarrão (eu deixo umas receitas de molho aqui na publicação).

Veja também: Molho de Tomate Caseiro

Além do mais, essa receita é muito fácil de fazer, é só bater no liquidificador para fazer a massa e preparar o recheio de ricota com espinafre. Se você não encontrou espinafre na feira, pode usar espinafre congelado de supermercado que fica ainda mais fácil, porque daí não tem aquele trabalho todo de lavar e separar as folhas do espinafre.

Veja também: Panqueca de Cenoura com Carne de Panela

Veja também: Panqueca de Carne Moída

Ingredientes da Massa

  • 1 copo de farinha de trigo
  • 1 copo de leite
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 2 ovos
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 colher (sopa) de óleo de soja
  • 1 colher (sopa) de queijo ralado

Ingredientes do Recheio

  • 250 g de ricota
  • 1 maço de espinafre
  • Sal a gosto
  • 1 colher (café) de noz-moscada
  • Pimenta-do-reino branca a gosto (opcional)

Como Preparar a Massa

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Untar uma frigideira redonda com pouco óleo.

Despejar um pouco da massa no centro da panela e espalhar até cobrir todo o fundo, esperar fritar e depois virar do outro lado.

Repetir o procedimento com toda a massa e reservar.

Veja também: Molho Branco (bechamel)

Como Preparar o Recheio

Limpar o maço de espinafre e separar as folhas.

Temperar a ricota com sal, noz-moscada e pimenta à gosto.

Colocar o espinafre para cozinhar na água e sal, por 5 minutinhos.

Escorrer, picar com a faca, e misturar com a ricota temperada.

Colocar um pouco da mistura numa das extremidades da panqueca e formar os rolinhos.

Colocar as panquecas em um refratário de vidro, cobrir com o molho de sua preferência e levar ao forno para gratinar.

Veja também: Esfiha Tradicional

Bolo de Fubá com Goiabada

Hoje eu trago aqui um bolo que é um dos meus preferidos. O bolo de fubá com pedaços de goiabada e uma calda de goiabada cremosa por cima. Tenho certeza que vocês vão amar essa receita.

Bolo de Fubá com Goiabada

Vou confessar uma coisa para vocês: é só pensar em bolo de goiabada que eu já fico com água na boca. Esse bolo de fubá, então, com pedacinhos de goiabada, é um verdadeiro manjar dos deuses.

Esse bolo eu aprendi a fazer com uma amiga minha que trabalha vendendo bolos. Ela oferece seus bolos nas redes sociais e tem muita saída, ainda mais agora com essa pandemia, onde as pessoas não saem de casa.

Quando eu vi ela oferecendo esse bolo de fubá com goiabada, eu pedi logo a receita. Ela me contou que é dos bolos com maior saída atualmente. Para ela, tem sido bom porque é um bolo bastante econômico, os ingredientes são simples, não tem nada de muito especial a não ser a goiabada.

A goiabada você pode comprar pronta no supermercado ou pode fazer goiabada caseira, que eu deixo o link da receita abaixo. Também deixo o link da goiabada cremosa para cobrir o bolo.

Veja também: Goiabada Cremosa

Veja também: Goiabada Cascão Caseira

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 1 copo (americano) de leite
  • 1 copo (americano) de fubá
  • 1 copo (americano) de açúcar
  • 1/2 copo (americano) de óleo
  • 1 copo (americano) farinha de trigo
  • 1 colher de fermento em pó
  • 1 goiabada em pedaços
  • Erva-doce a gosto
  • Goiabada cremosa a gosto para a cobertura

O que fazer

Bater bem no liquidificador o ovo, o leite, o óleo, o açúcar, o fubá até obter uma mistura homogênea.

Despejar a mistura do liquidificador em uma tigela, acrescentar a farinha e o fermento em pó e misturar bem.

Despejar a massa em uma forma untada com manteiga e farinha, e acrescentar uma camada de goiabada picada. Não empurrar para o fundo senão a goiabada pode grudar e queimar.

Levar ao forno médio pré aquecido a 180° Celsius  preaquecido, por aproximadamente 40 minutos.

Desenformar e regar o bolo com a goiabada cremosa.

Veja também: Doce de Mamão Verde com Coco e Queijo

Bolo Mousse de Maracujá

Eu amo maracujá. A primeira vez que fui à Bahia, eu me deliciei com os sucos artesanais de maracujá que se vendiam em cada esquina, isso bem antes dos sucos de maracujá serem vendidos em supermercados.

Bolo Mousse de Maracujá

Esse bolo mousse de maracujá tem um jeito sofisticado que o torna perfeito para as festas de finais de ano. É um bolo em três camadas: na parte de baixo, um bolo com suco de maracujá na massa; depois a mousse de maracujá; finalizando com polpa de maracujá para dar aquele gostinho super especial da fruta.

Se você estava sem ideias para bolos para a noite de Natal, então esse bolo é a opção perfeita. Não é um bolo difícil de fazer, é preciso apenas seguir o passo a passo que eu deixo abaixo para vocês.

Veja também: Pudim de Maracujá de Liquidificador

Veja também: Bolo de Maracujá de Liquidificador

Ingredientes do Bolo

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 6 colheres (sopa) de margarina (em temperatura ambiente
  • 2 ovos médios
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo com fermento
  • 1/2 xícara (chá) de leite integral
  • 1/2 xícara (chá) de suco de maracujá adoçado

Ingredientes da Mousse

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 pacote de gelatina incolor ou de maracujá
  • 1 caixa de creme de leite
  • 1 pacotinho de suco de maracujá Tang

Veja também: Mousse de Maracujá com Chocolate

Veja também: Pudim de Maracujá sem Forno e sem Ovo

Como preparar o Bolo

Bater a margarina com o açúcar por 1 minuto. Adicionar um ovo de cada vez sem parar de bater.

Adicionar a farinha de trigo, batendo em velocidade mínima até misturar. Se não tiver farinha com fermento adicionar 1 colher (de sopa) de fermento.

Adicionar o leite e misturar.

Untar uma forma de 18 cm de diâmetro e colocar a massa.

Assar em forno pré-aquecido à 180° Celsius por 45 minutos ou até dourar.

Deixar esfriar. Desenformar e colocar o bolo dentro de uma forma de fundo removível. Se a forma for baixa, colocar acetato ao redor para ficar mais alto.

Regar o bolo com o suco de maracujá adoçado.

Como preparar a Mousse

Misturar os ingredientes, mexer até misturar bem. Colocar a mousse por cima do bolo e levar à geladeira por 4 horas.

Decorar com polpa de maracujá misturada com açúcar, e servir.

Veja também: Brigadeiro de Maracujá

Veja também: Torta de Maracujá com Bolacha Maisena

Bolo de Milho Verde de Liquidificador

Uma das coisas mais boas da vida é saborear um bolo de milho verde bem cremoso acompanhado de um café passado na hora. É um dos meus momentos preferidos do dia, pois sempre tenho um bolo pronto para dar umas beliscadas.

Bolo de Milho Verde de Liquidificador

Se você vive na correria do dia a dia, é daquelas pessoas ocupadas que não tem tempo para perder na cozinha, eu trago aqui uma boa notícia. Esse bolo de milho é todo feito no liquidificador, os ingredientes são bem básicos e você já deve ter todos eles na sua despensa.

A receita que eu trago hoje aqui é a do bolo de milho verde cremoso de liquidificador com uma receita super prática e fácil. Além do mais, você tem duas opções: tanto pode usar o milho verde de espiga como o milho verde de latinha. Eu, particularmente, prefiro usar o milho que eu compro na feira, mas, se não tiver, vai milho de lata mesmo.

Esse bolo de milho verde eu costumo fazer na época das festas juninas, sempre faço para vender na quermesse que tem na escola de minhas filhas. O povo adora tanto que num instantinho o bolo de milho verde acaba, é daqueles que eu mais vendo.

Veja também: Bolo de Milho Caipira

Veja também: Curau de Milho Verde em Lata

Ingredientes

  • 2 espigas de milho verde ou 2 latas de milho
  • 400 ml leite
  • 3 ovos
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) farinha de trigo (sem fermento)
  • 2 colheres (sopa) de margarina
  • 1 colher (sopa) fermento em pó

O que fazer

Com a ajuda de uma faca afiada, retirar todo o milho da espiga.

Transferir o milho para o liquidificador e adicionar o leite e os ovos.

Bater por 2 minutinhos até a mistura ficar homogênea.

A seguir, adicionar a margarina, o açúcar e a farinha de trigo.

Misturar com uma colher e em seguida bater por mais 2 minutos.

Por ultimo, adicionar o fermento em pó e misturar delicadamente com uma colher.

Colocar essa mistura numa forma untada e enfarinhada e assar em forno pré-aquecido a 18)° Celsius por aproximadamente 30 a 40 minutos ou até dourar.

Veja também: Bolo de Pamonha Cremoso

Bolo de Fubá com Erva Doce

Todos os meus amigos e amigas sabem que, quando eu recebo visita aqui em casa, eu sempre preparo um bolo saboroso para acompanhar o lanche da tarde, acompanhado de um café passado na hora.

Bolo de Fubá com Erva Doce

No entanto, não é qualquer bolo de fubá que eu faço para agradar as visitas. Esse bolo de fubá é feito com erva-doce, o que dá um gostinho super especial ao bolo, simplesmente magnífico.

Além do mais, é um bolo super fácil e prático de fazer, primeiro vamos bater os ingredientes no liquidificador e depois levar para assar por 40 minutinhos no forno. Os ingredientes são bem fáceis de encontrar, daqueles que provavelmente você já tem na sua despensa.

Quando eu faço esse bolo aqui em casa, todo mundo adora quando aquele cheiro gostoso começa a espalhar pelo ambiente. Até uma vizinha já veio aqui à casa para me pedir a receita, pois, segundo ela, o corredor do edifício estava com um aroma de dar água na boca.

Se você está sem ideias para o lanche da tarde, faça hoje mesmo essa receita e ganhe elogios de sua família.

Veja também: Bolo Mesclado de Liquidificador

Veja também: Bolo de Fubá com Chocolate

Ingredientes

  • 1 copo de leite (copo de 250ml)
  • 1 xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 1 copo de fubá (copo de 250ml)
  • 1 e 1/2 copo de açúcar
  • 1 copo de farinha de trigo (copo de 250ml)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 colher (sopa) de erva-doce

O que fazer

Bater no liquidificador, os ovos, o leite e o óleo por 1 minutinho ou até misturar.

A seguir, adicionar o fubá, o açúcar e metade da farinha de trigo.

Bater por mais 1 minutinho, adicionar o restante da farinha de trigo e bater até ficar bem homogêneo.

Por ultimo, adicionar a erva doce e o fermento em pó.

Misturar delicadamente com uma colher e despejar essa mistura numa forma untada e enfarinhada.

Assar em forno pré aquecido a 180° Celsius por cerca de 40 minutinho ou até dourar.

Veja também: Bolo de Coxinha

Bolo Mesclado de Liquidificador

Muito provavelmente, você já viu em alguma padaria aquele bolo de duas cores, que é chamado de “bolo mesclado”, e deve ter se perguntado “mas como é que eles fazem isso”?.

Bolo Mesclado de Liquidificador

Se você tinha essa curiosidade, essa receita aqui vai satisfazê-la. Aprenda como fazer o bolo mesclado, que eu considero o bolo simples mais bonito que existe, como vocês podem ver na foto.

Muita gente imagina que, pra fazer esse bolo de duas cores, serão precisas duas massas de bolo. Mas não é verdade, a receita é mais simples do que você imagina.

O processo para deixar o bolo com duas consiste em separar a massa em duas partes e adicionar achocolatado em pó em uma delas. Não tem erro, é tudo muito simples.

Esse bolo é perfeito para acompanhar o lanche da tarde, junto com um delicioso café passado na hora, ou então você pode fazer bolo para vender nessa pandemia e, assim faturar uma grana extra.

Veja também: Bolo Pega Marido com Queijo

Veja também: Bolo de Gelatina com Limão

Ingredientes

  • 4 ovos
  • 2 xícaras (chá) açúcar
  • 3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina (temperatura ambiente)
  • 1 potinho de iogurte natural (170g )
  • 1/2 xícara (chá) de leite
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó químico
  • 4 colheres (sopa) de achocolatado em pó

O que fazer

Bater na batedeira os ovos, o açúcar e a manteiga até misturar bem todos os ingredientes.

Dica: se não tiver batedeira, pode usar um fouet (batedor de arame).

Adicionar a farinha de trigo aos poucos e bater até que a massa ficar bem homogênea.

Por ultimo, adicionar o fermento em pó e misturar com uma colher até ficar bem uniforme.

Despejar metade dessa massa numa forma untada e enfarinhada. Reservar.

Na outra metade, adicionar o achocolatado em pó e misturar bem.

Feito isso, despejar essa massa por cima da massa branca e levar ao forno pré aquecido a 180° Celsius por aproximadamente 50 minutos.

Deixar esfriar um pouco antes de desenformar.

Veja também: Bolo de Fubá Romeu e Julieta

Bolo Fofo de Chocolate

Estava à procura de uma receita de bolo de chocolate simples, fácil de fazer e que fica super fofo? Pois veio ao lugar certo. Eu trago aqui esse bolo de chocolate que é provavelmente o bolo mais gostoso que você vai comer na vida.

Bolo Fofo de Chocolate

Esse bolo é realmente muito rápido e prático de fazer, pois não precisa de batedeira nem liquidificador, o que significa que não vai fazer sujeirada na sua cozinha.

Além do mais, é um bolo bastante econômico pois os ingredientes são baratinhos e você encontra eles em qualquer mercearia de bairro. Se você quiser, pode comer esse bolo assim simples mesmo que ele fica uma delícia.

Mas, se preferir regar o bolo de chocolate com uma deliciosa calda de chocolate, eu deixo a receita no final do post para vocês. Essa calda tem multiuso, pois eu também uso essa calda para cobrir outros bolos, como, por exemplo, bolo de cenoura, de fubá, de laranja.

Se você gostou da ideia, faça hoje mesmo esse bolo que fica super fofo e igualzinho àqueles que você come nas melhores confeitarias. A massa do bolo é perfeita, fácil de dar ponto e tem um sabor especialíssimo.

Veja também: Bolo de Cenoura com Cobertura Crocante de Chocolate

Veja também: Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate

Ingredientes do Bolo Fofo de Chocolate

  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo
  • 1/2 xícara(chá) de amido de milho (maisena)
  • 1 xícara e meia (chá) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

O que fazer

Numa tigela, colocar os ovos, o leite e o óleo.

Misturar tudo muito bem e reservar.

Numa outra tigela, adicionar o chocolate em pó, o açúcar, a farinha de trigo e o amido de milho.

Misturar tudo muito bem e passar por uma peneira.

A seguir, juntar essa mistura com a mistura da outra tigela.

Mexer bem com a ajuda de um batedor de arame (fouet) e adicionar o fermento em pó.

Misturar delicadamente até a massa ficar bem homogênea.

Despejar essa massa numa forma untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré aquecido a 180° Celsius por cerca de 40 minutos.

Calda de Chocolate para a Cobertura

Ingredientes
  • 1 lata de creme de leite
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 4 colheres de achocolatado
O que fazer

Retirar o soro do creme de leite.

Adicionar o creme de leite, o achocolatado e o açúcar numa panela e a seguir levar ao fogo, mexendo até engrossar (não deixar ferver).

Deixar esfriar um pouco e em seguida despejar sobre o bolo. Fazer uns furinhos no bolo com um palito para a calda penetrar bem.

Obs: conforme a calda esfria, ela fica escura e consistente.

Veja também: Bolo de Chocolate com Limão

Pão de Ló Caseiro

Se você acha que fazer pão de ló em casa é algo muito difícil, essa receita chegou para provar o contrário. Para fazer o pão de ló caseiro não precisa de ingredientes caros nem altos maquinários.

Pão de Ló Caseiro

Como vocês já perceberam, aqui no blog eu ensino apenas receitas simples e práticas de fazer. Foi pensando nisso que eu resolvi provar que, para fazer um pão de ló de alta qualidade não precisa gastar muito nem ser um grande confeiteiro.

Fazer bolos e tortas foi o destino que eu escolhi para mim. Desde criança que eu gostava de ver minha avó e minha mãe na cozinha preparando coisas saborosas. Depois que eu cresci um pouco, resolvi aprender todos os segredos dessa arte milenária que é a cozinha.

Essa receita de pão de ló eu aprendi com uma amiga minha que trabalha numa padaria e lá elas fazem muito pão de ló para vender. Esse pão de ló fica fofo, aerado e com uma massa deliciosa. Ele fica igualzinho ao pão de ló que você compra nas melhores padarias, pode ter toda a certeza.

Para completar sua felicidade, no final da receita eu deixo a receita de uma cobertura saborosa e super fácil de fazer para você incrementar o seu pão de ló. Bom apetite!

Veja também: Pão de Ló de Chocolate

Veja também: Bolo Pega Marido com Queijo

Ingredientes

  • 1 xícara e meia (chá) de açúcar refinado
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo sem fermento
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó para bolos
  • 5 ovos inteiros
  • 1 colher (sopa) de essência de baunilha (opcional)

O que fazer

Bater todos os ovos na batedeira por 8 minutos em velocidade alta.

Continuar batendo e adicionar o açúcar aos poucos.

Bater por mais 5 minutinhos.

A seguir, adicionaar a farinha de trigo (peneirada) aos poucos e misturar com a ajuda de um fouet (batedor de arame).

DICA: para não perder a leveza da massa, mexer sempre de baixo para cima, com movimentos leves

Depois que colocou metade da farinha de trigo, adicionar a água e a essência.

Continuar misturando até a massa ficar bem homogênea.

Por ultimo, adicionar o fermento em pó e mexer delicadamente até ficar bem misturado na massa.

Untar apenas o fundo da sua forma e forrar apenas o fundo da forma com papel manteiga.

DICA: recortar o papel manteiga no mesmo tamanho do fundo da forma.

Despejar a massa na forma e para assar em forno pré aquecido a 180° Celsius por aproximadamente 45 minutos ou até dourar.

Ingredientes da cobertura

  • 1 envelope de suco em pó Tang do seu sabor preferido
  • 1 caixa de leite condensado
  • 1 caixa de creme de leite

O que fazer

No liquidificador, colocar o leite condensado e bater por 2 minutos.

A seguir, colocar os outros ingredientes e bater por mais 2 minutos.

Aplicar no seu bolo, usar para rechear trufas e fazer naked cakes.

Veja também: Bolo Cremoso de Batata Doce

Bolo Pega Marido com Queijo

Hoje eu trago aqui a receita de um dos bolos mais saborosos do mundo. Essa receita eu aprendi com a minha avó, e foi sempre o meu bolo preferido quando eu era criança.

Bolo Pega Marido com Queijo

Como eu fiz esse bolo no final de semana aqui em casa, resolvi ensinar para vocês como se faz um bolo pega marido muito fácil de fazer, feito no liquidificador para você não fazer sujeirada na sua casa.

Como esse é um bolo caseiro simples e baratinho, é o bolo ideal para se fazer no dia a dia, ou também em ocasiões especiais, porque ele é muito saboroso. Também é o bolo ideal para quando chega visita surpresa, porque é muito rápido de fazer, é só bater a massa no liquidificador e lavar para assar.

É o bolo perfeito para o café da manhã ou o lanche da tarde, para saborear junto com aquele café gostoso passado na hora. Num instantinho, o bolo está pronto e o passo a passo é todo muito fácil, fique aqui que eu esino tudinho para você!

Ah, não se preocupe que o seu bolo não vai crescer muito, ele é um bolo baixinho mesmo, porém, delicioso. Nessa receita, eu costumo usar o queijo parmesão fresco que eu compro no mercado, mas você pode usar aquele parmesão que vende em pacotinhos no supermercado.

Veja também: Bolo de Queijo

Veja também: Bolo de Pão de Queijo

Ingredientes do Bolo Pega Marido com Queijo

  • 4 ovos
  • 3 xícaras (chá) de açúcar
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga
  • 700 ml de leite
  • 50 gramas de queijo parmesão

O que fazer

Bater no liquidificador por cerca de 2 minutos o leite, os ovos, a margarina e o açúcar.

A seguir, adicionar metade da farinha de trigo, bater um pouco, adicionar o restante e bater por mais 2 minutos.

Por último, adicionar o queijo ralado e bater por mais 3 minutos.

Despejar essa mistura numa forma untada e enfarinhada e levar para assar em forno pré aquecido a 180° Celsius por aproximadamente 45 minutos ou até dourar.

Veja também: Bolo de Vinagre