Caldo de Legumes Caseiro

Hoje eu trago aqui uma receita de caldo de legumes caseiro para você nunca mais usar aqueles tabletes de caldos que vendem nos supermercados. A receita é super fácil e eu tenho certeza que vocês vão adorar.

Caldo de Legumes Caseiro

Por causa das porcarias que vêm nesses tabletes com caldo de vegetais, de carne, etc, cheios de conservantes, saturados de sódio, níveis elevados de gordura trans, que eu deixei há muito tempo de usar esse tipo de condimento.

Muita gente não faz o caldo de legumes caseiro porque acha que dá muito trabalho, mas eu vou provar para vocês que não é verdade, muito pelo contrário, é uma receita fácil e prática de fazer.

Tem aqueles que acham que não dá para fazer o caldo de legumes caseiro porque ele não dura muito tempo, o que eu também irei provar que não é verdade.

Agora, para convencer você a apostar no caldo de legumes caseiro, eu só posso dizer uma coisa: além de mais saudável, é infinitamente mais saboroso que o caldo industrializado.

Esse caldo você pode usar para fazer o famoso risoto com o arroz arbóreo, pode utilizar em molhos, sopas e outras receitas.

Para conservar o seu caldo, você pode guardá-lo por até 5 dias em um vidro na geladeira. Se quiser congelar, ele dura até 3 meses. Aí, a dica é a seguinte: coloque o caldo de legumes naquelas naquelas formas de gelo, envolva em um saco plástico e guarde no freezer ou congelador por até 3 meses.

Veja também: Caldo Verde Português

Veja também: Sopa de Cenoura

Ingredientes

  • 2 talos de salsão ou aipo com folhas
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 cenouras cortada em rodelas
  • 1 folha de louro
  • 100 g de salsinha
  • 4 grãos de pimenta-do-reino
  • 2 litros de água
  • 1 pitada de sal

O que fazer

Começar lavando bem todos os legumes e folhas.

Colocar a cenoura cortada em rodelas em uma panela grande, adicionar a cebola cortada em 4 pedaços, o salsão cortado em pedaços de cerca de 5 cm, algumas folhas de salsão, 2 dentes de alho amassados e as 100 gramas de salsinha.

Acrescentar a água, quatro grãos de pimenta, a folha de louro e uma pitada de sal.

Levar ao fogo alto e quando, levantar fervura, abaixar o fogo e deixar cozinhando por 30 minutos

Deixar o caldo esfriar e coar com uma peneira fina

Para incrementar o seu caldo de legumes, você pode acrescentar outros ingredientes, como manjericão, tomilho, alecrim.

Veja também: Sopa de Cebola Gratinada