Bolinho de Bacalhau Fácil

Hoje eu trago aqui a receita do famoso bolinho de bacalhau, um quitute de origem portuguesa que se tornou muito popular no Brasil. Se você queria aprender como se faz, essa é a sua oportunidade.

Bolinho de Bacalhau

O bolinho de bacalhau é uma das formas mais econômicas de comer bacalhau. Com o preço que andam as coisas, infelizmente temos que pensar nesse tipo de coisa.

Aqui em casa, eu costumo fazer o bolinho de bacalhau sempre que o dinheiro deixa, porque é um dos petiscos que eu mais amo na vida.

Quando fui a Portugal, em cada boteco que eu encontrava, eu entrava e comia um bolinho ou dois, acompanhados de chopp bem gelado, que os portugueses chamam de “imperial”. Dica: se vocês foram a Portugal, prefiram a imperial da Super Bock, que é muito mais gostosa que a da Sagres.

Para uma versão mais saudável dos bolinhos de bacalhau, ao invés de fritá-los, acomode-os em uma assadeira e leve ao forno a 200° Celsius por cerca de meia hora ou até ficarem dourados.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso bolinho de bacalhau. Esse receita serve 30 bolinhos moldados com 2 colheres.

Veja também: Bacalhau à Zé do Pipo

Veja também: Salmão com Molho de Alcaparras

Ingredientes

  • 500 g de bacalhau dessalgado (para dessalgar, aprenda aqui)
  • 300 g de batata cozida
  • 1 unidade de cebola ralada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 ovo batido
  • 1/2 xícara (chá) de cheiro-verde picado
  • Farinha de trigo (o bastante para dar o ponto do bolinho)
  • Óleo de milho a gosto

O que fazer

Cozinhar e amassar as batatas em uma tigela.

Desfiar o bacalhau e misturar com as batatas. Adicionar os demais ingredientes e misturar bem (a massa deverá ficar um pouco mole)

Se desejar mais consistente, acrescentar um pouco de farinha de trigo, 1 ou 2 colheres de sopa.

Aquecer uma panela com bastante óleo.

Moldar os bolinhos com a ajuda de 2 colheres e colocar os bolinhos no óleo que deverá estar bem quente.

DICA: não colocar muitos bolinhos por vez.

Conforme os bolinhos forem ficando dourados, retirar da panela e deixa-los secar de preferência numa peneira de alumínio (o papel toalha pode deixá-los encharcados).

Veja também: Caldo Verde Português