Como Dessalgar Bacalhau

Se você estava à procura de uma maneira para dessalgar o bacalhau, veio ao lugar certo. Como o Natal está à porta e o bacalhau é um dos pratos consumidos na quadra festiva, essa receita “vem bem a calhar”, como dizem lá terrinha.

Como Dessalgar o Bacalhau

Não tem nada mais desagradável que preparar um prato de bacalhau e, na hora de comer, descobrir que ficou salgado demais. É pedir para morrer.

Antes de mais nada, é preciso se programar com antecedência, já que dessalgar o bacalhau pode demorar entre 12 a 24 horas. Foi pensando nisso que eu preparei várias dicas para você dessalgar o seu bacalhau sem deixá-lo salgado e sem perder o sabor.

A) Tipo de Bacalhau

Antes de mais nada, é preciso avaliar o bacalhau de sua receita, nomeadamente no que diz respeito ao corte. Pedaços de bacalhau mais finos irão demorar menos tempo que postas mais grossas de bacalhau. Se o bacalhau estiver desfiado, o tempo será bem menor, em torno de 6 horas.

B) Retire o excesso de sal

Antes que qualquer coisa, retire o excesso de sal do seu bacalhau. Muitas vezes, o bacalhau vem uma crosta de sal impregnando a posta. Tire essa crosta mas tenha cuidado para não danificar o peixe. Além de retirar o sal, retires as espinhas mais evidentes. Por último, passe o bacalhau em água corrente para retirar o sal que ficou grudado no bacalhau. Essas medidas irão dessalgar o peixe mais rapidamente.

C) Para facilitar, corte o bacalhau em postas

Você irá acelerar o processo de dessalgue do bacalhau se cortá-lo em pedaços menores.

D) Use sempre água fria

Para acelerar o processo de dessalgue do seu bacalhau, utilize sempre água bem fria. Aliás, a água deve estar gelada.

E) Dessalgue o bacalhau na geladeira

Para não correr o risco de contaminar o bacalhau, ele deve ficar durante todo o processo de dessalgue na geladeira. Por isso, você vai ter que ter um certo espaço dentro da geladeira, tanto para a vasilha para deixar o bacalhau, como para a vasilha com água bem gelada para ir trocando a água do bacalhau.

F)  Troque a água com frequência

Troque a água do bacalhau a cada 3 ou 4 horas. Esse é um dos segredos importantes.

G)  Não dessalgue demais o bacalhau

A melhor maneira de conferir se o bacalhau está no rumo certo é ir provando a água em que o bacalhau está mergulhado e também uma lasquinha do peixe. O importante é não dessalgar demais o bacalhau porque assim também irá tirar o gosto dele.

H) Dica especial

Se for preparar um bacalhau com legumes e batatas, como o Bacalhau à Gomes de Sá ou o Bacalhau à Zé do Pipo, use a água descartada no processo de dessalgue para cozinhar o bacalhau.