Aprenda a fazer um delicioso pão francês para nunca mais ter que comprar pão na padaria. Uma receita fácil e econômica, que não leva leite.
Pão Francês
Pão francês, pão d’água, pão de trigo, pão aguado, carioquinha, cacetinho, pão careca, pão de sal são os muitos nomes pelo qual é conhecido o pão preferido do povo brasileiro.
De miolo macio, claro e farto, além de uma casca fina, dourada e crocante, e é perfeito para compor cafés da manhã e lanches da tarde de famílias de norte a sul do país.
No Brasil, o hábito de comer o pão francês surgiu no início do século XX, durante a I República, quando a burguesia brasileira adotou a cultura francesa da Belle époque, não somente na culinária, mas também nas artes, na moda e hábitos sociais.
Antes disso, a população brasileira consumia produtos à base de milho e derivados da mandioca, como o beiju de tapioca, o pirão e a farofa. Com a moda das elites, as padarias, que antes faziam um pão escuro, integral, foram instadas a produzir os pães clarinhos, feitos a partir da farinha de trigo refinada.
A receita brasileira não é a mesma do pão que é feito na França, mas os padeiros brasileiros, para atender aos apelos da elite brasileira, criaram uma receita que foi chamada de pão francês.
Veja também: Requeijão Caseiro
Veja também: Molho para Pizza e Hot Dog
Ingredientes
- 600 g de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de óleo ou azeite
- 2 colheres de chá de sal
- 1 sachê de fermento seco para pães
- 300 ml de água bem gelada
Que Fazer?
Coloque a farinha, o óleo, o sal e o fermento numa bacia e misture bem.
A seguir, acrescente a água aos poucos enquanto mistura com uma colher.
Coloque as mãos na massa e comece a sovar até ela desgrudar das mãos.
Cubra com um pano e deixe descansando por 30 minutos.
Passado esse tempo, abra a massa com a ajuda de um rolo ou uma garrafa de vidro.
Corte a massa em tiras e faça rolinhos com ela.
Coloque os pãezinhos em um tabuleiro enfarinhado, cubra com um pano e deixe descansando por 2 horas.
Asse os pães por cerca de 40 minutos.
Confira