Não existe nada melhor nesse mundo que uma sobremesa deliciosa. Aqui em casa, todo domingo, eu faço o pudim de maracujá com chocolate mais gostoso do mundo. Fique comigo que eu explico direitinho como se faz.
Como Fazer Pudim De Maracujá Com Chocolate
Na minha família, todo mundo ama quando eu faço essa gostosura. Vou ensinar para vocês como fazer um pudim de duas camadas que não vai ao forno e sim à geladeira.
Para fazer esse pudim delicioso, é preciso apenas um pouco de paciência. Isso porque, primeiro, você vai fazer o pudim de maracujá e deixá-lo duas horas e meia na geladeira. Ou até firmar, mas esse é o tempo que eu costumo deixar quando eu faço essa receita.
E depois vai repetir o mesmo procedimento com o pudim de chocolate. Ou seja, você só vai fazer e despejar o pudim de chocolate na forma depois que o pudim de maracujá estiver bem firme. Tem também uma cobertura de geleia de maracujá, mas essa cobertura é opcional. Você pode fazer apenas o pudim que fica delicioso na mesma.
Essa receita eu aprendi com uma amiga minha que trabalha numa padaria e lá eles fazem sempre esse pudim. Quando comi a primeira vez, eu me apaixonei e é claro que eu fiz ela me passar a receita. Desde então, esse pudim é um dos que mais faz sucesso aqui em casa.
Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso pudim de maracujá com chocolate.
Pudim de Maracujá
- 250 ml de água fervente
- 2 sachês de gelatina de maracujá
- 1 caixa de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
Pudim de Chocolate
- 1 sachê de gelatina sem sabor
- 1 caixa de leite condensado
- 1 caixa de creme de leite
- 200 ml de leite
- 15 colheres de sopa de achocolatado ou 7 colheres de sopa de cacau em pó
Ingredientes da Cobertura
- Polpa de 1 maracujá médio
- 1/2 xícara de chá de açúcar refinado
Veja também: Bolo Brigadeiro
O Que Fazer
Comece dissolvendo a gelatina de maracujá na água fervente. Mexa bem para ficar bem dissolvida.
Depois que dissolveu bem a gelatina, reserve. A seguir, coloque o leite condensado no liquidificador.
Depois, adicione o creme de leite.
Agora, acrescente aquela mistura de gelatina de maracujá que havia reservado. Bata bem até obter uma mistura bem homogênea.
A seguir, unte com óleo de cozinha a forma do pudim. Eu usei uma daquelas formas plásticas de levar ao micro-ondas.
Feito isso, despeje na forma a mistura do liquidificador. Leve à geladeira por cerca de 2 horas e meia.
Quando estiver quase chegando no final das duas horas e meia, você vai fazer agora o pudim de chocolate. Coloque no liquidificador o leite condensado, o creme de leite, o leite e o achocolatado. Se preferir, pode usar chocolate em pó.
Por último, acrescente a gelatina sem sabor já hidratada.
Bata bem até obter uma mistura homogênea.
Feito isso, retire a forma de pudim que está na geladeira e acrescente sobre o pudim de maracujá a mistura de chocolate do liquidificador.
Despeje a mistura de chocolate bem baixinho, sobre o pino da forma, bem devagar.
Leve à geladeira o pudim por mais duas horas e meia. Passado esse tempo, você vai agora desenformar o pudim, primeiro passando a faca com todo o cuidado nas laterais da forma.
Depois que você passou a faca nas laterais e no pino central da forma, para descolar o pudim, coloque um prato sobre a forma e vire o pudim cuidadosamente.
Vejam que bonito que ficou o pudim.
A seguir, você vai regar sobre o pudim uma geleia que é feita com a polpa de maracujá com açúcar.
Como fazer a cobertura, eu ensino logo a seguir o vídeo da feitura do pudim propriamente dito.
Para fazer a cobertura do pudim, coloque em uma panela, ainda com o fogo desligado, a polpa de 1 maracujá.
A seguir, você vai adicionar o açúcar à panela.
Mexa bem com o fogo ainda desligado para homogeneizar bem a polpa do maracujá e o açúcar.
Ligue o fogo e continue mexendo. Quando começar a ferver, coloque no fogo mínimo. Deixe cozinhando em fogo baixo por 8 a 10 minutos.
O ponto da cobertura de maracujá é o ponto de geleia, que é quando o maracujá está encorpado, a água secou e, quando você mexe, aparece o fundo da panela.
Depois que a cobertura de maracujá estiver bem engrossada, desgrudando do fundo da panela, desligue o fogo e deixe esfriar bem para então utilizar na cobertura do seu pudim. Veja que lindo que ficou. Claro que, se você não quiser fazer a calda de maracujá, não é obrigatório. O pudim fica delicioso na mesma. Mas com a calda, ele fica muito mais bonito e muito mais gostoso, na minha opinião.
Confira como fazer a cobertura de maracujá.