.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

Receita do Bolo Brigadeiro Que Aprendi Com A Minha Mãe

Hoje eu trago aqui a receita do Bolo Brigadeiro, um bolo que faz sempre o maior sucesso por onde ele passa. Se você estava procurando por essa receita, chegou ao lugar certo.

Como Fazer Bolo Brigadeiro

Essa receita aqui eu aprendi a fazer com a minha mãezinha, que Deus a tenha. Lá em caso, quando criança, esse era o nosso bolo favorito por causa do chocolate e porque ele é uma versão em bolo do famoso doce de brigadeiro que, no Rio Grande do Sul, é chamado de “negrinho”.

Para quem não sabe, o brigadeiro é um doce típico da culinária brasileira, presente em praticamente todas as festas de aniversário, sendo dos docinhos de festa mais populares.

Conta a história que o nome do doce seria uma homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, de boa aparência e físico avantajado, que se candidatou às eleições presidenciais em 1946, pela UDN – União Democrática Nacional, com o curioso slogan “Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro”.

O candidato tinha um clube de fãs que organizava festas para promover a sua candidatura. No Rio de Janeiro, mulheres da alta sociedade que apoiavam o brigadeiro começaram a vender o tal doce para arrecadar fundos para a campanha. Dizem que foi a socialite Heloísa Nabuco quem criou o docinho, ligeiramente diferente do doce que nós conhecemos, e o batizou de “brigadeiro” porque era o doce preferido do candidato.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso Bolo Brigadeiro.

Ingredientes da massa

  • 3 ovos inteiros (clara e gema)
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 xícara (chá) de açúcar refinado ou açúcar cristal
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó 50% (pode ser 32%)
  • 150 ml de água morna
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo.
  • 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

Ingredientes do Recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 4 colheres (sopa) de cacau 50% ou 32%

Ingredientes da Cobertura

  • 250 ml de chantilly bem gelado

Como Preparar a Massa

Coloque os ovos, o óleo, o açúcar, o cacau em pó e a água morna no liquidificador. Bata tudo por aproximadamente 5 minutos na potência alta até que todos os ingredientes fiquem bem misturados.

Passado esses 5 minutos, acrescente a farinha de trigo. No modo pulsar, bata os ingredientes até perceber que não ficou nenhum gruminho. Não bata muito, senão a massa fica bem densa.

A seguir, adicione o fermento e bata o liquidificador na posição pulsar apenas para misturar os ingredientes.

Se notar que ficou um pouquinho de farinha na parede interna do liquidificador, misture com a ajuda de uma espátula.

Pré aqueça o seu forno a 180° Celsius e transfira a mistura do liquidificador para uma forma  15×10 forrada untada e forrada com papel-manteiga.

Leve o bolo para assar por aproximadamente 40 minutos.

Como Preparar o Recheio

Coloque o leite condensado, o creme de leite e o cacau em pó numa panela. Se quiser, pode substituir por achocolatado, mas fique ciente que vai ficar mais doce.

Leve a panela ao fogo médio, sempre mexendo, até ferver. Não pare de mexer nem por um segundo, porque o brigadeiro tem que ficar bem cremoso.

Não pare de mexer porque chocolate é muito fácil de queimar. Mexa sem parar até o doce chegar ao ponto de brigadeiro.

A seguir, transfira o doce para uma tigela para resfriar até ficar em temperatura ambiente, para manter a cremosidade e o brilho do brigadeiro.

Cubra a tigela com plástico-filme bem rente ao doce para não criar aquela película.

Retire o bolo do forno e deixe também ele esfriando, até ficar em temperatura ambiente. Olha que lindo que ficou, gente!

Montagem do Bolo Brigadeiro

Depois que o bolo esfriou, vamos começar a montá-lo. Retire o bolo da forma com cuidado.

Retire o papel-manteiga que ficou no fundo do bolo para iniciar a montagem.

Retire o topo que fica na parte de cima do bolo porque às vezes ele cria uma camada que não é tão agradável para o gosto do cliente. Mas, se você gostar, você pode utilizar esse topo. Eu costumo usar essa parte do bolo para tomar café.

A seguir, divida o bolo ao meio, com a ajuda da faca, com bastante cuidado para não despedaçar.

E agora você vai começar a montagem, usando a mesma forma em que o bolo foi assado. Forre a forma com um plástico daqueles de congelar, do jeito que você está vendo na foto, e coloque primeiro a parte mais reta do bolo.

A seguir, regue a primeira metade do bolo com uma calda básica de água com achocolatado e umas gotinhas de essência de baunilha. Umedeça bem o bolo.

Com o brigadeiro já frio, chegou a hora de rechear o bolo. Vejam só que cremosidade, gente.

Coloque parte do brigadeiro no bolo, em pequenas colheradas.

A seguir, com a ajuda da colher, espalhe bem o recheio, para ele ficar bem lisinho e uniforme.

Agora, você vai colocar a outra camada do bolo. Se preferir, você pode dividir o bolo em quantas camadas quiser.

Regue novamente o bolo generosamente com a calda.

Feito isso, feche o saco plástico sobre o bolo e leve-o à geladeira por 6 horas para deixar o bolo bastante estruturado.

Como Preparar a Cobertura

Coloque na batedeira 250 ml de chantilly bem gelado

Bata até ficar aquele ponto bem firme de chantilly

A seguir, faça uma camada bem fininha de chantilly no bolo. Não tem problema se ficar meio tortinha, com falhas, porque você vai cobrir com um trabalho feito em bico de confeiteiro.

Passe o restante do chantilly para uma manga de confeitar e, com o bico folha 114 wilton, vá trabalhando a cobertura de baixo para cima, que o próprio bico de se encarrega do desenho. Se você está iniciando no mundo da confeitaria, faça esse trabalho com muita calma que tudo vai dar certo.

Feito todo o trabalhinho nas laterais do bolo, pegue uma espátula e retire o excesso de chantilly que ficou na parte de cima do bolo.

A seguir, com o bico 32 mago, faça uns caracóis na parte de cima do bolo, nas bordas. Se você tiver algum tipo de dificuldade de fazer esse tipo de trabalhinho, vai fazendo com calma que tudo se ajeita.

Para finalizar, cubra o bolo com granulado. Eu ainda coloquei um brigadeiro por cima, tipo a “cereja do bolo”.

Vejam como ficou lindo o bolo, gente.

Confira: