Bolo de Milho Caipira

Hoje eu trago aqui uma receita de roça que é um clássico da culinária brasileira. O bolo de milho feito à moda caipira, sem fermento e sem farinha de trigo, apenas com o creme puríssimo de milho. Uma receita que agrada a todos, feita na medida também para quem é alérgico ao glúten.

Bolo de Milho Capira

Eu resolvi trazer essa receita aqui hoje porque fui à feira e o milho estava em promoção. Comprei bastante e fiz então um delicioso bolo de milho verde caipira com aquele jeitão de roça.

Quem mora em cidade do interior, em lugares onde se planta milho, sabe que o verdadeiro bolo de milho caipira é feito somente com milho, sem levar a farinha de trigo. Além do milho, essa receita também leva manteiga, açúcar e coco ralado. O coco é opcional, mas ele deixa o bolo com um gostinho todo especial.

Esse bolo eu aprendi a fazer com a minha avó, que morava numa cidadezinha do interior de Minas Gerais. É um bolo que me traz muito boas lembranças e, por isso, eu quero compartilhar aqui com vocês.

O bolo pode ser feito também com milho em lata – e eu deixo a quantidade exata para você não se confundir. Mas eu prefiro fazer com o milho em espiga pois fica muito mais saboroso, além de mais saudável, não é mesmo?

Veja também: Bolo de Pamonha Cremoso

Veja também: Bolo de Milho Molhadinho

Ingredientes

  • 4 xícaras e meia de milho verde (8 espigas)
  • 1 xícara e meia de açúcar
  • 3 colheres de manteiga
  • 1/2 xícara de coco ralado
  • 1 pitada de sal

O que fazer

Colocar no liquidificadormetade do milho verde, o açúcar, a manteiga e o sal.

Bater por cerca de 2 minutos ou até ficar bem cremoso.

Adicionar a outra metade do milho e bater mais um pouco.

Despejar a massa numa tigela, acrescentar o coco ralado e misturar bem.

Transferir essa massa para uma forma untada e enfarinhada.

Assar em forno preaquecido a 180º Celsius por aproximadamente 45 minutos ou até dourar.

Veja também: Curau de Milho Verde em Lata