Hoje eu trago aqui a receita de um prato típico da culinária cearense que eu tenho certeza que vocês vão gostar. É uma mistura de dois pratos típicos da culinária brasileira, o feijão e o arroz.
Baião de Dois
De origem cearense, o baião de dois é um prato típico da região nordeste e também da região norte do país, como o Pará, Amazonas, Acre e Rondônia. Além do feijão e do arroz, é comum a adição de queijo coalho no prato, que é o caso dessa receita aqui. Em algumas regiões, acrescenta-se a carne seca, mas não no Ceará.
A origem do termo “baião de dois” tem a ver com o baião, uma dança típica nordestina, tendo o nome ganho popularidade com a música “Baião de Dois”, parceria do pernambucano Luiz Gonzaga, o “Rei do Baião”, com o cearense Humberto Teixeira.
Para preparar o baião de dois, é preciso cozinhar o arroz cru no feijão com caldo já cozido, acrescentando-se os demais ingredientes, como cebola, alho, pimenta. Se quiser, pode também acrescentar bacon e paio, fica ao seu gosto.
Essa receita serve no mínimo 10 pessoas. Se quiser fazer menos, diminua os ingredientes pela metade. Para acompanhar o baião de dois, carnes assadas (como picanha, linguiças, dentre outras) ou frango e peixe assados, farofa e vinagrete. Perfeito para churrascos.
Veja também: Arroz com Lentilhas
Veja também: Cassoulet
Ingredientes
- 500 gramas de feijão carioquinha (pode usar o feijão fradinho)
- 500 gramas de arroz branco comum
- 100 gramas de queijo coalho artesanal
- 1 cebola branca média picada
- 4 cabeças de alho picadas
- Óleo vegetal boa qualidade
- Cheiro verde a gosto
- Pimenta do reino a gosto (opcional)
- Sal a gosto.
O que fazer
Cozinhe o feijão numa panela com água e reserve.
Refogue no óleo a cebola e o alho, acrescente o sal e os temperos.
Adicione água do cozimento do feijão no arroz e misture bem.
Adicione o feijão cozido e deixe cozinhar junto com arroz até completa absorção da água. Se for preciso adicionar mais água, utilize água quente.
Quando o arroz tiver cozido, tire a panela do fogo e adicione o queijo coalho em cubinhos e o cheiro verde. Tampe a panela por 3 a 5 minutos e sirva a seguir.
Veja também: Strogonoff de Grão-de-Bico