Arroz com Lentilhas

Como vocês sabem, aqui no blog tem muitas receitas simples e práticas de fazer. Esse tipo de receita é perfeito para quem está iniciando nas lides culinárias e não tem muitas ideias do que cozinhar. Esse prato que eu trago hoje se encaixa nessa categoria, para além de ser muito nutritivo e saboroso.

Arroz com Lentilhas

Não sei se vocês sabem, mas as leguminosas como a lentilha, os feijões, a ervilha e o grão-de-bico são extremamente ricas em proteína. Inclusive, foram as leguminosas que salvaram a humanidade da extinção.

Por volta do ano 1000, havia escassez de comida na Europa, principalmente porque o sistema feudal privilegiava as classes nobres, que eram os únicos que podiam caçar e se alimentar da proteína animal. Os servos, que viviam da agricultura, foram salvos pela introdução de leguminosas como a ervilha e o grão-de-bico.

A lentilha, por exemplo, possui mais proteína e ferro que o feijão, com a vantagem do seu preparo ser muito mais rápido, o que garante uma boa economia de gás na hora do cozimento.

Rica em proteína, ferro, magnésio, potássio, vitaminas, zinco, fibras , a lentilha é pouco calórica, sendo indicada para gestantes, pessoas com diabetes, para o combate ao colesterol, além de fortalecer os ossos e melhorar a saúde cardíaca.

No entanto, atenção que a lentilha deve ser evitada por pessoas com Síndrome do Intestino Irritável (SII), que sofram de gota, doenças renais ou hepáticas.

Esse prato aqui faz parte da culinária árabe, tendo sido trazido para o Brasil pelos imigrantes sírio-libaneses. Justamente por isso, ele leva na sua composição a pimenta síria, que é muito utilizada em kibes, esfilhas, carnes, frango, peixes, pickles e alguns doces.

A pimenta síria melhora a digestão ao estimular as secreções do estômago, possuindo efeito anti-flatulência.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para preparar esse delicioso arroz com lentilhas

Veja também: Arroz Cremoso Gratinado com Frango

Veja também: Arroz ao Creme de Frango

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de arroz
  • 2 xícaras (chá) de lentilha
  • 1/2 xícara (chá) de óleo de soja
  • 4 unidades de cebola em tiras
  • Pimenta síria a gosto
  • Sal a gosto

O que fazer

Deixar as lentilhas de molho por pelo menos 12 horas antes de cozinhar. Passado esse tempo, cozinhar as lentilhas em água e sal, mas tomar cuidado para não passarem do ponto. Reservar.

Também cozinhar o arroz apenas em água e sal. Reservar

Numa frigideira, fritar toda a cebola no óleo, em fogo alto, mexendo sempre, até a cebola ficar muito escura (quase queimada). Escorrer e reservar.

Na panela onde fritou a cebola, colocar a lentilha e o arroz.

Acertar o sal e temperar com a pimenta. Colocar a cebola por cima e servir.

Veja também: Arroz de Forno à Parmegiana