A Torta de Bacalhau Que o Amigo Português do Meu Pai me Ensinou

Oi, gente. Tudo bem? Vocês querem aprender a fazer essa deliciosa torta de bacalhau gratinado com batata? Fique comigo que eu ensino direitinho como se faz essa maravilha.

Torta de Bacalhau Gratinado com Batata

Os amantes do bacalhau vão adorar essa receita. Eu não sei vocês, mas eu adooooro bacalhau. Tanto que você encontra muitas receitas de bacalhau aqui no blog. Mas essa receita de hoje é um bocadinho diferente, inclusive, é uma novidade que eu aprendi com o meu amigo português.

Quem me ensinou a fazer essa receita foi um senhor, amigo do meu pai, que tem um restaurante português na Lapa. Não sei se vocês sabem, mas o Rio de Janeiro é a maior cidade portuguesa do mundo. É quase um enclave português no Brasil.

Pois o seu Manuel me deu essa receita no dia em que eu fui almoçar no restaurante dele. De tão deliciosa que estava, pedi a receita na hora. Como ele é grande amigo do meu pai, me passou a receita pelo whatsapp.

No primeiro domingo que deu, eu fiz essa receita lá em casa. E o resultado foi perfeito, a torta saiu deliciosa como a receita do português. Aqui em casa, o pessoal adorou de paixão e, sempre que posso, estou fazendo esse bacalhau gratinado com batata.

A torta é tão boa que é uma verdadeira refeição. Às vezes, faço pro lanche da tarde, mas ela pode muito bem ser o prato principal do almoço ou jantar. Claro, acompanhada de uma saladinha de alface com tomate, tudo regado com muito azeite.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo pata fazer esse deliciosa torta de bacalhau gratinado com batata.

Ah, já ia esquecendo. Se você não sabe dessalgar o bacalhau, eu ensino aqui.

Veja também: Pastelão de Frango

Veja também: Torta de Frango com Massa de Pastel

Ingredientes

  • 400 a 500 g de bacalhau cozido e desfiado
  • 1 copo grande de requeijão
  • 1 cebola picada
  • 4 batatas grandes cozidas
  • 1/2 de cebolinha e salsinha picadas
  • 1 xícara de palmito picado
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de farinha de trigo
  • Azeitonas para decorar
  • Azeite

Que Fazer

Refogar a cebola no azeite e acrescentar o bacalhau cozido e desfiado.

Acrescentar o requeijão, o palmito e a salsinha picada. Reservar.

Cozinhar as batatas, escorrer e passá-las pelo espremedor. Misturar metade das batatas espremidas ao creme de bacalhau. Provar e, se necessário, acertar o sal.

Misturar 1 ovo, 3 colheres de sopa de azeite e 1 colher de chá de farinha de trigo ao resto da batata amassada e forrar uma travessa (fundo e laterais: usei uma forma quadrada de 20X20cm).

Cobrir com o recheio de bacalhau, salpicar parmesão e decorar com azeitonas. Levar ao forno por 15 a 20 minutos. Bom apetite!