Geleia de Morango Caseira

Quando eu vou ao mercado público aqui da minha cidade, eu fico sempre com água na boca quando vejo aquelas geleias caras que alguns comerciantes vendem. Mas essas geleias são tão salgadas no preço que eu acabo desistindo, essa é a verdade.

Geleia de Morango Caseira

Mas foi então que eu resolvi pedir a receita para uma amiga minha que é uma doceira de mão cheia. E ela me ensinou a fazer uma geleia com apenas 3 ingredientes, fácil de fazer, simples e, o melhor, sem qualquer tipo de conservante.

Quem costuma comprar aquelas geleias que se vendem nos supermercados e já provou uma legítima geleia caseira sabe bem a diferença entre as duas. Não há comparação, uma geleia caseira é outra coisa. Há muito tempo que eu deixei de comprar coisas industrializadas aqui em casa, quando existe a opção de fazer caseiro. Ainda mais doces e geleias, que esses doces industriais não prestam pra nada, sem falar que são muito doces e enjoativos.

Uma dica legal é aproveitar quando o moranguinho está em promoção na feira e fazer bastante geleia para vender. Eu tenho uma vizinha que anuncia suas geleias no grupo do Facebook aqui do bairro e está vendendo horrores.

Veja também: Geleia de Goiaba Caseira

Veja também: Calda de Morango para Bolo

Ingredientes

  • 500 gramas de morangos
  • 1 xícara de (chá) de açúcar
  • 1/2 limão espremido

O que fazer

Retirar os talinhos dos morangos e picá-los em pedaços médios.

Transferir os morangos picados para uma panela.

Adicionar o açúcar e o limão espremido.

Misturar tudo e levar ao fogo baixo.

Mexer de vez em quando, até o doce reduzir bastante e ficar em ponto de geleia (cerca de 15 minutos).

Desligar o fogo e transferir a geleia de morango caseira para um pote ou recipiente com tampa.

Obs: a geleia fica bem cremosa depois de fria.

Veja também: Torta de Maracujá com Bolacha Maisena