.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

O Queijo Branco Caseiro Que Minha Avó Me Ensinou

Não tem nada mais gostoso que um queijo branco acompanhado de torradas no café da manhã ou no lanche da tarde. E já pensou se esse queijo branco é caseiro, sem conservantes, totalmente saudável? Pois fique comigo que eu ensino direitinho como fazer.

Como Fazer Queijo Branco Caseiro

O queijo branco também é conhecido como queijo minas, sendo um queijo muito popular no Brasil, feito geralmente no estado de Minas Gerais. Quem trouxe a receita para o Brasil foram os portugueses por volta de 1800, do queijo que, lá na terrinha, eles chamam de queijo fresco.

Durante a colonização, Minas Gerais se tornou um grande centro de mineração, agricultura e pecuária. Os trabalhadores das minas levavam o seu farnel de casa, para se alimentar no trabalho, onde sempre havia queijo branco.

Esse queijo se tornou o favorito pela sua facilidade de fazer de maneira caseira. Foi então que ele passou a ser chamado de queijo minas, sendo um elemento importante da culinária brasileira, tendo sido reconhecido como patrimônio cultural brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico em 2008.

Os especialistas em nutrição recomendam consumo diário do queijo branco porque ele fornece a quantidade ideal diária de cálcio e fósforo, importantes para a manutenção dos ossos, dos dentes e nas contrações musculares.

Essa receita aqui quem me ensinou a fazer foi minha avó, que tinha uma casa no interior de Minas Gerais. Ela sempre fazia esse queijo, porque tinha muito leite à disposição. Eu comia muito quando passava as férias de verão na casa dela. De tanto vê-la fazer, eu aprendi e, quando saí da casa da minha mãe, sempre fiz esse queijo, que lá em casa todo mundo ama de paixão.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso queijo branco caseiro.

Ingredientes

  • 2 litros de leite de caixinha integral
  • 8 colheres de vinagre
  • 8 colheres de água
  • 4 colheres de manteiga ou margarina em temperatura ambiente
  • Sal a gosto

Veja também: Salpicão na Cestinha de Massa de Pastel

O Que Fazer

Comece colocando os 2 litros de leite numa panela para ferver. Fique atenta para não deixar derramar, senão vai ser aquela sujeirada.

Quando levantar a fervura, desligue o fogo.

Após ter desligado o fogo, despeje o vinagre ao leite.

Depois que você jogou o vinagre, você vai perceber que o leite talhou.

A seguir, jogue água na mistura. A água é para tirar qualquer gostinho que o vinagre venha a deixar no leite.

Dê uma mexida. Você vai ver que está bem talhado o leite. O próximo passo é coar a mistura.

Para coar, você pode usar um pedaço de pano, uma fraldinha, uma peneira de alumínio, que foi o que eu usei, como vocês podem ver na foto.

Escorra bem o leite através da peneira. Com a colher que você mexeu o leite, faça pressão sobre o leite coalhado para tirar o líquido.

A seguir, despeje o coalho numa vasilha.

 

Depois, você vai acrescentar os outros ingredientes para fazer um creme. Eu usei um mixer, mas você pode fazer na batedeira ou no liquidificador. Acrescente a manteiga ou margarina em temperatura ambiente.

Cuidado ao acrescentar o sal porque, se você for usar a margarina no lugar da manteiga, lembre-se que a margarina já é salgada e muitas manteigas também.

Com o mixer você vai misturar tudo até obter um creme bem homogêneo. Se você achar que a sua pasta está muito seca, pode adicionar umas gotinhas de leite. No caso, eu não precisei.

A seguir, transfira a pasta de queijo para a forma onde o queijo irá se formar. Essa forma pode ser de plástico, de metal. Eu usei essa que vocês estão vendo, metálica, que já vem com uma tampa.

Com a espátula, alise bem a pasta de queijo. Depois que alisou bem, tampe a forma e leve à geladeira por 12 horas para que possa endurecer, para que possa formar a consistência do queijo.

Passado esse tempo, desenforme e veja que lindo que ficou o queijo branco caseiro, gente!

Confira