Torta de limão bem simples de fazer

Torta de limão é a cara do brasileiro. Essa receita que eu tenho aqui eu aprendi com a minha mãe, pois eu gostava muito quando pequena de ficar em volta do fogão quando ela estava preparando alguma coisa.

É uma massa bem amanteigada e que é preciso deixá-la bem fininha. Essa mesma massa, se você quiser, pode ser usada também para empadinhas ou torta de frango.

O recheio leva leite condensado, creme de leite e suco de 2 limões. Por cima, eu coloquei uma cobertura de chantilly batido. A dica é fazer essa cobertura de um modo bem rústico, aplainando ela com o garfo e deixando parte do recheio aparecendo. Tenho certeza que vocês vão adorar essa sobremesa.

Ingredientes da massa

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa bem rasa de açúcar refinado
  • 1 pitadinha de sal
  • 100 g de manteiga bem gelada
  • 1 gema
  • 50 ml de água gelada

Ingredientes do recheio

  • 1/2 caixa de leite condensado
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • 1 suco de 2 limões espremidos
  • 200 ml de chantilly
  • Raspas de limão

O que fazer

Vamos começar pela massa. Em um bowl, coloque a farinha, o açúcar, a pitadinha de sal e a manteiga. Essa parte, não tem jeito, vai ter que meter a mão na massa. Com a ponta dos dedos, faça uma farofinha, amassando bem. Tem gente que gosta de fazer na batedeira, mas eu acho que é melhor fazer com a mão para atingir a consistência necessária. Coloque a gema e continue fazendo a farofinha com a ponta dos dedos. Qualquer dúvida, confira no vídeo mais abaixo.

Agora, para dar a liga, coloque os 50 ml de água gelada. Com os dedos, continue sovando até a massa chegar à consistência ideal para ser moldada, quando ela estiver desgrudando dos dedos. Se precisar, coloque mais água até chegar ao ponto certo. Coloque a massa uns 20 minutos na geladeira.

O próximo passo é colocar a massa na forma. Eu usei uma forma redonda de 15 cm de diâmetro. Você tem duas opções. Ou forra a forma com a massa usando os próprios dedos ou usa  um rolo. Eu usei um rolo daqueles de papel filme mesmo e deu bem certo. Se for fazer com o rolo, espalhe a massa por cima de um daqueles plásticos para alimentos cortado e aberto. Isso vai facilitar colocar a massa na forma, como você vai poder conferir no vídeo que eu fiz. Além da massa ficar bem lisinha, é bem menos trabalhoso de fazer.

Com o auxílio de um garfo, faça uma furos na massa para que ela não forme bolhas quando for ao forno. Leve então ao forno pré aquecido por cerca de 15 a 20 minutos, dependendo do forno que você tem.

Para o recheio, bata o creme de leite, o leite condensado e os limões no liquidificador por cerca de 5 minutos.

Na hora de montar a torta, espere esfriar bem a massa e então despeje na forma o conteúdo do liquidificador. Leve para a geladeira por aproximadamente duas horas.

Por último, decore a torta com o chantilly batido e as raspas de limão. Confira: