.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

O Pão rosquinha açucarado que o Padeiro me Ensinou

Sabe aquele pão rosquinha fofo de padaria que a gente encontra nas melhores padarias e confeitarias?

Pois é justamente essa receita que eu trago hoje aqui para vocês. Anotem a receita que vocês não irão se arrepender.

Pão Rosquinha Açucarado

Quando eu andava na escola, tinha uma padaria bem pertinho do colégio que vendia um pão rosquinha açucarado que era maravilhoso. Muitos estudantes compravam o tal pãozinho e a padaria estava sempre cheia. No recreio, eu sempre ia até lá comer o pão rosquinha que eu tanto amava.

Mas a padaria fechou e eu nunca mais comi aquele delicioso pão rosquinha açucarado. Até que um dia, em uma padaria que abriu no meu bairro, encontrei o padeiro que fazia aqueles pãezinhos maravilhosos. Falei pra ele de como eu amava aquele pãozinho, que nunca mais tinha comido pãozinho igual, e pedi a receita pra ele.

O padeiro foi muito simpático comigo e anotou a receita numa folha de papel para mim. Quando cheguei à casa, fui correndo pra cozinha testar a receita do pãozinho rosca. E não é que deu tudo certo? Cheguei a me emocionar de tanta alegria.

Por isso, anote aí essa receita que eu tenho certeza que você também vai se apaixonar por esse pão rosquinha açucarado.

Veja também: Bolo de Banana Recheado

Veja também: Biscoito de Nescau com Maisena

Ingredientes da massa

  • 500 g de farinha de trigo (em média)
  • 6 colheres de sopa (rasa) de açúcar
  • 1 colher de chá (rasa) de sal
  • 2 colheres de sopa (rasa) de margarina
  • 200 ml de leite morno
  • 2 ovos
  • 10 g de fermento seco ou 30 g do fresco p/pães

Para pincelar

  • Gema de ovo

O Que Fazer

Em primeiro lugar, dissolva o fermento em um pouquinho de leite morno.

A seguir, coloque o açúcar em um bowl, acrescente o fermento dissolvido no leite e, com a ajuda de uma colher de pau, misture bem para dissolver também o açúcar.

Feito isso, acrescente o restante do leite, os ovos e misture bem tudo com uma colher até ficar bem homogêneo.

Depois, acrescente a manteiga ou margarina, o sal e misture bem todos os ingredientes.

A seguir, vá acrescentando a farinha de trigo aos poucos enquanto continua misturando com a colher de pau até aquele momento em que será preciso jogar a massa em uma bancada enfarinhada e então colocar as mãos na massa literalmente.

Transfira a massa para uma bancada enfarinha e vá sovando.

Quando a massa estiver desgrudando da bancada, você vai sová-la por entre 10 a 15 minutos até dar o ponto. A massa fica bem mole, por isso não se preocupe, é normal, ela fica assim mesmo.

Transfira a massa para uma bacia enfarinhada e regue um fio de óleo de cozinha sobre a massa. Feito isso, cubra a massa com um pano ou papel-filme e deixe descansando num lugar quentinho por 40 minutos.

Passado esse tempo, transfira a massa para uma bancada e comece a cortar a massa em pedaços iguais para modelar os pães.

Para dar forma aos pães, faça rolinhos bem fininhos e compridinhos com cada porção de massa.

Segure cada rolinho pelas pontas e torça cada ponta no sentido contrário da outra, rosqueando o rolinho. Depois, junte as duas pontas, deixando um buraquinho no meio e está formado o pãozinho.

Na forma untada, pra vocês verem, eles ficam assim.

Cubra com um pano e deixe descansando por 20 minutinhos.

Passado esse tempo, pincele os pãezinhos com uma mistura de gema de ovo batida com com um pouquinho de leite e um fio de óleo.

Leve ao forno pré-aquecido a 180° C por cerca de 30 minutos.

Retire do forno e, com os pãezinhos ainda quentes, pincele margarina ou manteiga neles. A seguir, peneire um pouco a açúcar refinado sobre os pãezinhos e devolva ao forno – sem precisa ligá-lo novamente – para aproveitar o calor e dar uma breve derretida no açúcar.

Deixe os pãezinhos no forno até ele esfriar.  Passado esse tempo, pode desenformar os pãezinhos. Dê uma batidinha em cada um para retirar o excesso de açúcar.

Confira