Hoje a receita que eu trago aqui é a do cuscuz paulista de sardinha. Um cuscuz delicioso, molhadinho, uma receita para guardar para a vida inteira. Gostou da ideia? Pois fique comigo que eu ensino direitinho como se faz.
Cuscuz Paulista de Sardinha
Gente, esse cuscuz é muito delicioso, ele fica bem molhadinho, não fica com gosto de farinha, é perfeito para o dia a dia ou até mesmo para aquele almoço de domingo com a família.
Esse cuscuz é feito com milho flocado, como qualquer cuscuz paulista que se preze. Aqui na minha cidade, eu conheço também como farinha de beiju, mas eu já andei lendo na internet e parece que não é a mesma coisa. De qualquer forma, tem que ser o milho flocado porque ele já vem cozido. Não pode ser fubá porque daí teria que cozinhar a farinha de fubá.
Eu também fui pesquisar a origem do cuscuz paulista e descobri que a sua origem é incerta. Uma das versões diz o prato surgiu nos farnéis dos tropeiros e bandeirantes, que cruzavam o país, e que o prato surgiu espontaneamente durante as jornadas, quando os ingredientes se misturaram nos farnéis.
Porém, segundo o antropólogo Câmara Cascudo, o prato surgiu da culinária magrebina, que se estende do Marrocos ao Egito, e que já era popular em Portugal inclusive antes do descobrimento do Brasil.
Os colonizadores trouxeram a receita do cuscuz para o Brasil, que era feito de trigo ou cevada, mas no Brasil foi com o milho que o cuscuz ganhou notoriedade porque era uma produção local de grandes extensões de terra.
Originalmente, o cuscuz é cozido no vapor, no cuscuzeiro, mas o cuscuz paulista é feito na panela para depois ser modelado numa forma com furo no meio. Os críticos gastronômicos não gostam muito, mas a verdade é que o cuscuz paulista é mais úmido e bonito, além de prático e eficiente.
No princípio, o cuscuz era feito com lombo de porco e linguiça ou peixe fresco, mas o peixe acabou por ser substituído pela sardinha de lata. Outras variantes incluem o frango e o camarão na receita.
Você pode fazer com os ingrediente que tiver aí na sua casa, pode até mesmo fazer cuscuz de linguiça. O importante é seguir as medidas certas de milho flocado e água para ele ficar bem molhadinho.
Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso cuscuz paulista de sardinha.
Veja também: Almôndega Recheada
Veja também: Linguiça Toscana Recheada
Ingredientes
- Ovo cozido a gosto
- 2 tomates
- Alho picado
- Tomate em rodelas para decorar
- Azeitonas a gosto
- Pimentão a gosto
- Mix de milho com ervilha a gosto
- 2 latas grandes de sardinha
- 500 ml de água
- 2 xícaras de chá de farinha de milho flocado
- 1 caldo de carne
- Sal a gosto
O Que Fazer
Comece untando uma forma de pudim generosamente com óleo ou azeite de oliva.
Disponha os ingredientes o ovo, o tomate, as azeitonas, o pimentão e o mix de milho com ervilha pela forma do jeito que você está vendo na foto abaixo.
A seguir, coloque em uma panela o óleo da lata de sardinhas, acrescente o alho, os 2 tomates picadinhos e refogue normalmente.
A seguir, depois que o tomate deu uma refogadinha, acrescente o pimentão, as azeitonas sem caroço, os ovos cozidos bem picadinhos, o mix de milho com ervilhas, as sardinhas, o caldo de carne e os 500 ml de água.
Deixe ferver em 5 minutos em fogo médio para apurar bem os ingredientes.
Apure o sal e acrescente aos poucos a farinha de beiju ou milho flocado enquanto vai mexendo.
Quando começar a desgrudar do fundo da panela, desligue o fogo.
O ponto certo é quando você vira a colher com o cuscuz e ele cai devagar.
A seguir, transfira o cuscuz para a forma com todo o cuidado para não estragar a decoração já feita.
Com uma colher ou uma espátula, deixe bem lisinho o cuscuz.
Deixe amornar por uns 20 minutos antes de desenformar.
Confira