Gente, vocês não vão acreditar no que eu descobri. A receita de um pão que não vai ao forno. Como assim um pão que não vai ao forno? Isso mesmo, um pão que é feito na panela e fica super fofinho. Fique comigo que eu explico como se faz essa maravilha.
Como Fazer Pão Caseiro de Panela
Quando a gente fala de “pão”, estamos nos referindo a uma história com 10 mil anos de idade, desde o pão ázimo descrito na Bíblia, passando pelo pão fermentado do Antigo Egito, até os dias de hoje, com o pão que a gente faz no forno do fogão.
Mas a novidade é justamente essa: um pão que é feito na panela. Vocês querem coisa mais espetacular? Pois eu confesso que, quando me falaram, eu não acreditei. Foi uma amiga minha que me convidou pra fazer um lanche na casa dela e, quando cheguei lá, tinha esse pão caseiro super fofinho saindo da… panela!
Vocês não imaginam que pão delicioso, fofinho, simplesmente maravilhoso. Chegando em casa, eu fui correndo pra cozinha fazer o pão com a receita que minha amiga tinha ensinado. Foi a primeira vez que eu fiz e ficou perfeito. Por isso, resolvi partilhar aqui com vocês.
Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso pão caseiro de panela.
Ingredientes
- 2 e 1/4 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
- 200 ml de água morna
- 1 colher (sopa) de fermento p/pães (seco)
- 3 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 1/2 colher (café) de sal
O Que Fazer: Queijo Branco Caseiro
O que fazer
Você vai começar colocando a água morna e o fermento numa tigela ou bacia.
Você vai dissolver o fermento na água morna, mexendo bem com a ajuda de uma espátula. Atenção que a água não pode estar quente, ela tem que estar morna, porque se estiver muito quente, o fermento vai queimar. E, se o fermento queimar, o pão não vai crescer, não vai ficar com a massa bonita.
A seguir, adicione a manteiga em temperatura ambiente. Tire a manteiga da geladeira pelo menos uma hora antes do preparo, pois se ela estiver muito gelada e dura, vai demorar para dissolver.
Adicione então o restante dos ingredientes, o sal, o açúcar e a farinha de trigo. A farinha de trigo você vai acrescentando aos poucos. Coloque um pouco e mexa até dissolver. Coloque mais um pouco e dissolva novamente, até terminar de adicionar a farinha. Esse procedimento vai evitar que a farinha fique empelotada.
Depois de acrescentar a farinha, substitua a espátula por uma colher de pau. Porque, para mexer massa, a colher de pau é mais firme.
É uma massa bem fácil, basta mexer bem. Ela não precisa ser sovada. Veja como fica.
A seguir, você vai passar a massa do pão de panela para a sua bancada previamente enfarinhada.
Essa farinha que você vai colocar na bancada não é para sovar não. É só um pouquinho para evitar que a massa fique grudando nas suas mãos. Se você acrescentar muita farinha, o seu pão vai ficar duro. A farinha da massa é só que a está descrita nos ingredientes.
A seguir, enfarinhe a sua tigela de novo, só um pouquinho.
Devolva a massa à tigela e tampe com um pano para deixar a sua massa crescer.
Deixe a massa tampada crescendo no lugar mais quentinho de sua cozinha por 40 minutos. Passado esses 40 minutos, a sua massa vai estar crescida.
Agora, você vai começar a trabalhar os pãezinhos. Enfarinhe novamente a sua bancada e transfira a massa da tigela.
Com a ajuda de uma espátula maior, divida a massa em 8 partes iguais.
Essa massa vai render 8 pãezinhos. Veja como é que fica.
Agora, você vai pegar um por um e trabalhar cada pãozinho. Com as mãos enfarinhadas, você vai massagear essa massa. Você vai apertar, vai fazer uma bolinha, vai apertar.
A seguir, você vai abrir um pouco a massa, como se fosse colocar o recheio, e vai juntando as pontinhas, fazendo uma trouxinha.
Feito isso, você vai modelar o pãozinho.
A seguir, você vai forrar o fundo de uma panela com papel-manteiga e colocar lá os pãezinhos. A função do papel-manteiga é impedir que o pãozinho queime quando a panela estiver no fogo. Olha como fica.
Você vai repetir o procedimento com o restante da massa, amassando e modelando os pãezinhos, e colocando todos no fundo da panela.
A seguir, você vai tampar a panela e deixar a panela por 20 minutos para os pãezinhos crescerem um pouco mais antes de levar ao fogo
Passados esses 20 minutos, os pãezinhos irão crescer mais. Olha como fica.
Agora, você vai tampar a panela novamente e levar ao fogo mais baixinho que tiver, quase apagando. Deixe a panela nesse fogo bem baixinho por 20 minutos. Veja como os pães crescem.
Porém, eles ainda não estão totalmente assados. A seguir, você vai cobrir a panela com outra folha de papel-manteiga e tampar.
A seguir, você vai fazer uma operação complicada, por isso é preciso tomar muito cuidado. Você vai virar a panela tampada. De cabeça pra baixo. Com todo o cuidado para não se queimar.
Com todo o cuidado, você vai tirar aquela folha de papel-manteiga que estava no fundo da panela.
Veja como fica a parte que estava no fundo da panela. Não se preocupe que os pedacinhos de papel-manteiga desgrudam com facilidade do pão.
A seguir, você vai devolver o pão à panela, com a folha de papel-manteiga que estava por cima, agora por baixo.
Feito isso, você vai levar a panela de volta ao fogo baixíssimo e, agora, deixar por mais 10 minutos. Atenção, não são 20 minutos como antes, mas a metade do tempo. Passado esses 10 minutos, tire o pão do fogo e da panela. Veja como ficou.
A seguir, coloque o pão num prato, com a parte mais queimadinha pra cima e veja que pão fofinho e saboroso.
Se ficou com alguma dúvida, é só conferir abaixo