.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

Receita de Massa-Coringa De Salgados Fritos Que O Pasteleiro Me Ensinou

Fritar salgados é muito fácil. O difícil é encontrar a receita de massa de salgados ideal para todo o tipo de salgado frito. Fique comigo que eu explico como fazer a massa de salgados que serve para qualquer tipo de salgadinho frito ou assado.

Como Fazer Massa-Coringa para Salgado Frito

É bem provável que você tenha feito salgadinho frito em casa e eles estouraram na hora de fritar, ou ficaram com gosto ruim, com gosto de farinha de trigo.

Pois os seus problemas acabaram: eu trago aqui hoje a receita de massa de salgado simples, que serve para qualquer tipo de salgadinho, que deixa os seus salgados crocantes e sequinhos.

Quem me ensinou a fazer essa massa foi um amigo meu que trabalha numa lanchonete e sabe fazer qualquer tipo de massa. Foi ele que me ensinou a fazer aquela massa básica de salgados, bastante econômica, que você vai poder fazer os mais variados tipos de salgados fritos, com por exemplo coxinha, bolinha de queijo, risoles, enroladinho frito, croquete, etc, etc.

Essa massa é perfeita também para fazer mini-salgadinhos, que são consumidos nas festas infantis e também em coquetéis de gente grande. Inclusive, essa é uma boa oportunidade para aprender a fazer salgadinhos e vender mini-salgadinhos no copo, que está fazendo um tremendo sucesso.

Aprenda hoje mesmo a fazer essa massa de salgadinho, que fica hiper gostosa, fica bem leve e não fica massuda, difícil de engolir. Confira os ingredientes e o passo a passo para fazer essa massa-coringa de salgadinhos fritos.

Nessa receita de hoje, eu fiz enroladinho de salsicha, que é um salgadinho barato para você servir nas suas festas ou para vender e faturar uma grana.

Veja também: Massa de Pastel – Como Fazer

Veja também: Bolo de Coxinha

Ingredientes

  • 200 ml de leite
  • 200 ml de água
  • 3 colheres de sopa de manteiga/margarina
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de colorau
  • 1 caldo de galinha
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 pacote de salsichas

Para empanar

  • 2 ovos inteiros
  • Farinha de rosca

Veja também: Bolo de Pão de Queijo

O que fazer

Comece colocando todos os ingredientes dentro da panela, com exceção da farinha de trigo.

Com a ajuda de uma faquinha, corte lascas do caldo de galinha. Nunca jogue o caldo de galinha inteiro na panela, pois às vezes ele não dissolve bem e isso estraga todo o preparo.

Mexa bem e leve ao fogo alto até ferver. Quando ferver, baixe o fogo e acrescente a farinha de trigo toda de uma vez. Não pare nunca de mexer para diluir bem os ingredientes. O ideal é que você mexa com uma colher de pau, uma colher longa, que facilita todo o trabalho de mexer e diluir os ingredientes.

Se você não tiver força no braço, chame o filho, o marido, e peça para eles mexerem. Veja como vai ficando a sua massa de salgado, quando os ingredientes vão agregando e se misturando bem.

Depois de mexer vigorosamente a massa, o ponto é quando ela está desgrudando da panela. O resultado final é uma massa assim, como você pode ver na fotografia.

Para trabalhar a massa, você tem que deixar esfriar completamente. Ela não pode estar nem morna, tem que estar em temperatura ambiente.

Com a massa fria, chegou a hora de trabalhar com os salgadinhos. Dê uma ferventada rápida nas salsichas e corte cada uma delas em três pedaços. Não cozinhe as salsichas!

Com a massa fria, jogue ela na bancada e dê uma leve sovada, para deixá-la bem lisinha, no ponto para começar a modelar os salgadinhos.

Pegue pedacinhos da massa e trabalhe cada pedacinho separadamente. Aperte bem na mão, para deixá-lo bem lisinho.

Depois, coloque o pedacinho de massa sobre a bancada e aperte com a mão para deixá-lo bem lisinho.

A seguir, com a ajuda de um rolo, deixe a massa bem lisinha, sem deixar ela muito fina nem muito grossa, para não deixar que o salgado se rasgue na hora da fritura. Se não tiver um rolo, pode usar uma garrafa de cerveja bem higienizada.

A seguir, coloque o pedacinho de salsicha na massa e enrole.

Você vai ter que dar umas duas voltinhas, aparar as bordas, as sobras de massa, para não ficar com muita massa, senão fica horrível o salgadinho. O corte tem que ser bem rente à salsicha.

Depois, modele o salgadinho para ficar no formato da salsicha. Repita o procedimento até acabar a massa e as salsichas.

Olha que bonito, gente! Estão prontos para ir para a fritura.

Depois, na hora de empanar, bata 2 ovos numa tigela e coloque a farinha de rosca em outra. Com a ajuda de um garfo, passe cada salgadinho no ovo e depois na farinha de rosca.

Na hora de fritar, deixe o óleo ficar bem quente, porque assim o salgadinho fica bem crocante.

Atenção: NÃO coloque muitos salgadinhos na hora de fritar porque assim o óleo esfria e isso vai estragar a consistência dos salgadinhos, deixando eles encharcados. Outra coisa a evitar é ficar mexendo os salgadinhos enquanto eles fritam.

Escorra os salgadinhos numa peneira de alumínio. Não escorra em papel-toalha senão eles ficam encharcados.