Bolo de Brigadeiro – Receita Simples

O Receita Simples traz aqui a receita do famoso Bolo de Brigadeiro, um doce tipicamente brasileiro, que surgiu no Rio de Janeiro durante a campanha eleitoral para presidente de 1946.

A receita do bolo foi criada por uma socialite carioca para apoiar a candidatura do candidato da UDN, o brigadeiro Eduardo Gomes, e era confeccionado para arrecadar fundos para a campanha eleitoral. Como as festas dos cabos eleitorais e correligionários eram muito frequentadas pela população, o bolo se popularizou pelo país inteiro e ficou conhecido como “o bolo do brigadeiro”.

Apesar do sucesso do bolo, a eleição foi ganha pelo candidato do PSD, com o apoio do PTB, o general Eurico Gaspar Dutra. Como Getúlio Vargas, líder do PTB, era gaúcho, no Rio Grande do Sul o nome não vingou, sendo conhecido até hoje como “negrinho”.

Ingredientes para o Bolo de Brigadeiro

Massa

  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 150 ml de água morna
  • 3 colheres de cacau em pó 50%
  • 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 4 colheres de cacau em pó

Cobertura

  • 250 ml de chantilly batido
  • Granulado a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, adicione 3 ovos inteiros, 1 colher (sopa) de óleo de cozinha (10 ml), 1 xícara de açúcar refinado, as 3 colheres de sopa de cacau em pó 50% (pode ser 32%) e 150 ml de água morna. Bata por 5 minutos na maior velocidade até os ingredientes se misturarem por completo. Depois de bater por 5 minutos, adicione 1 xícara e meia de farinha de trigo (240 ml) e agora bata os ingredientes no modo “pulsar” até não ficar nenhum gruminho. Não bata muito, no entanto, para a massa não ficar muito densa. Adicione 1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó e bata mais uma vez no modo “pulsar” do seu liquidificador. Se você notar que ficou algum restinho de farinha nas paredes do liquidificador, misture cuidadosamente com o auxílio de uma espátula.

Coloque a massa em uma forma untada e enfarinhada (ou então com papel manteiga) no forno pré-aquecido a 180 graus e deixe assar por aproximadamente 40 minutos. Desenforme apenas quando o bolo esfriar completamente.

Para fazer o recheio, coloque o leite condensado, o creme de leite e as 4 colheres de cacau em pó em uma panela. Se quiser, você pode usar o achocolatado, mas daí o seu bolo vai ficar um pouco mais doce. Isso depende do gosto de cada pessoa. Outra dica legal é: sempre que usar creme de leite numa receita de brigadeiro, não será preciso adicionar nem manteiga ou margarina.

Em fogo médio, vá mexendo a mistura até ferver. Não pare nunca de mexer, para ficar bem cremoso e até porque chocolate é muito fácil de queimar. Vá mexendo até chegar no ponto de brigadeiro, que é quando você joga o brigadeiro por cima do outro e ele não se mistura. Feito isso, leve a mistura para esfriar em um vasilhame, até ficar em temperatura ambiente, cobrindo o vasilhame com papel filme. Tenha o cuidado de colocar o papel filme encostando no brigadeiro, para não criar aquela película.

Com o bolo de chocolate já frio, chegou a hora de montar o bolo de brigadeiro. Para deixar o bolo bem retinho por cima, retire aquela capinha que fica por cima. Mas, se quiser, pode deixar. Isso fica a seu critério. Corte o bolo pela metade, na horizontal, e utilizando a mesma forma com que você fez o bolo, forre toda a forma com aqueles saquinhos de congelar. Coloque a primeira metade do bolo na forma e umedeça o bolo com uma calda básica com achocolatado, água e umas gotinhas de essência de baunilha.

A seguir, coloque o recheio já frio sobre essa primeira metade do bolo, em pequenas colheradas, deixando essa camada bem lisinha. A seguir, coloque a outra metade do bolo de chocolate, umedeça novamente o bolo, feche o plástico de congelar e leve à geladeira por no mínimo 6 horas. Você pode fazer esse bolo com quantas camadas quiser, isso vai depender da sua habilidade em cortar o bolo na horizontal.

Agora, para a cobertura, leve o chantilly bem gelado para a batedeira e bata até o chantilly ficar naquele ponto bem consistente. Com o auxílio de uma espátula, espalhe o chantilly por todo o bolo, com uma camadinha bem fina, porque o resto do chantilly você vai decorar o bolo com o bico de confeiteiro. Em linguagem de confeitaria, é o chamado “bico folha”, que você faz espremendo o bico de baixo para cima ao redor de todo o bolo. Se você não tiver muita prática, confira no vídeo que você vai entender direitinho. Dá um pouco de trabalho, mas com jeito você consegue fazer direitinho.

Com o auxílio de uma espátula, retire o excesso de chantilly que ficou na parte de cima do bolo. Decore o resto do bolo com um bico de confeiteiro nº 32, fazendo uns caracóis, do jeito que ensinamos no vídeo. Se você não tiver prática, faça com calma que, com um pouquinho de experiência e prática, vocês também conseguem decorar o bolo igual aqueles bolos vendidos em confeitarias. Para completar, coloque granulado por cima do bolo e enfeite com uma brigadeiro por cima. Qualquer dúvida, confira no vídeo abaixo.