Receita Simples de Bolo de Chocolate com Limão

Hoje o Receita Simples traz aqui para você mais uma receitinha muito fácil e prática de fazer, um bolo de chocolate com limão que fica uma verdadeira delícia. Não precisa prática nem habilidade, basta seguir o nosso passo a passo e, se tiver alguma dúvida, conferir no vídeo que temos abaixo.

Ingredientes para o bolo de chocolate com limão

Massa

  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 xícara de açúcar refinado
  • 3 colheres de cacau em pó 50%
  • 150 ml de água morna
  • 1 xícara e 1/2 de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio

  • 1 caixinha de leite condensado
  • 1/2 caixinha de creme de leite
  • Raspas de 2 limões

Cobertura

  • 250 ml de chantilly batido
  • Granulados e raspas de limão a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, adicione 3 ovos inteiros, 1 xícara de açúcar refinado (pode ser o açúcar cristal), 3 colheres de cacau 50%, 150 ml de água quente, aquecida no microondas com uma colher (sopa) de óleo de cozinha normal. Bata tudo por cerca de 5 minutos. É importante bater bem, até a mistura ficar bem homogênea, o que ajuda a tirar aquele cheiro de ovo da mistura.

Após bater bem durante 5 minutos, adicione 1 xícara e meia de farinha de trigo e bata agora no modo “pulsar” do seu liquidificador. Não bata muito, para não desenvolver o glúten da farinha e deixar o bolo pesado, ou seja, só um pouquinho até misturar. Por último, acrescente 1 colher de sopa de fermento em pó, e bata no modo “pulsar” para misturar os ingredientes. Se, por acaso, você notar que ainda ficou um pouquinho de farinha nas paredes do liquidificador, mexa então com um colher até dissolver o restinho de farinha. Coloque a massa em uma forna untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 40 minutos. Espere esfriar para desenformar o bolo.

Agora chegou a hora de fazer o recheio. Em uma panela, adicione o creme de leite, o leite condensado e as raspas do limão. Tenha cuidado ao raspar o limão para não raspar junto aquela parte branquinho pois, se isso acontecer, vai deixar o recheio amargo. Em fogo baixo, vá mexendo a mistura até ficar em ponto de brigadeiro bem firme. Como é preciso chegar ao ponto de brigadeiro de corte, mexa bem durante uns 5 minutos. Passe o recheio para um refratário embalado naqueles saquinhos de congelar e chegou então a hora de montar o bolo.

Corte o bolo de chocolate que já esfriou pela metade e coloque a primeira metade dentro da forma, também embalada com com aqueles saquinhos de congelar, igualzinho como a gente mostra no vídeo. Umedeça a primeira metade com uma mistura de leite, achocolatado e açúcar. Coloque então uma camada do recheio que já esfriou e, a seguir, a outra metade do bolo de chocolate. Umedeça novamente, enrole bem o bolo com o papel filme e leve a forma para a geladeira.

Chegou o momento de fazer a cobertura. Na batedeira, bata bem o chantilly, os granulados e as raspas de limão até ficar bem firme. Retire o bolo da geladeira e, com o auxílio de uma espátula, vá cobrindo o bolo todo com o chantilly. Para decorar e deixar seu bolo bem bonito, use um bico de confeiteiro ou então um saco plástico com um furinho na ponta. Qualquer dúvida, confira no vídeo abaixo.

Se você curtiu a nossa receita, não se esqueça se inscrever no nosso canal – é só clicar no sininho – e ficar atento às novidades. Aqui no Receitas Simples, você vai se tornar um mestre em culinária!