.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

Risoto Básico

Quer aprender a fazer o verdadeiro risoto italiano? Pois é justamente essa receita que eu trago aqui hoje para vocês. Fique comigo que eu ensino como fazer direitinho.

Risoto Básico

Minha mãe sempre fez risoto lá em casa mas eu somente fui descobrir que aquilo que ela fazia não era risoto bem mais tarde, quando descobri que o verdadeiro risoto é feito com o arroz arbóreo (ou arroz arbório).

Mas que raios de arroz é esse? Não dá para fazer o risoto com o arroz normal, o agulhinha? Não, não dá pelas características do arroz arbóreo, que é um arroz tradicional italiano com uma enorme capacidade de absorção, que “chupa” bastante o líquido no qual ele é cozido. Além do mais, quando cozido, ele libera bastante amido, deixando o prato bem cremoso.

Ele é mais caro que o arroz normal, mas vale a pena porque é muito gostoso mesmo. Além de indicado para fazer risoto, ele é perfeito para fazer arroz doce. Aí então fica simplesmente divino.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer um risoto básico. Se preferir, pode incrementar o seu risoto com outros ingredientes. Eu costumo fazer com tomate seco, que fica delicioso.

Veja também: Arroz com Lentilhas

Veja também: Arroz Cremoso Gratinado com Frango

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 30 ml de vinho branco
  • 1 xícara (chá) de arroz arbóreo
  • 3 xícaras (chá) de água fervente
  • 2 tabletes de caldo de legumes
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
  • 50 g de parmesão ralado grosso
  • Sal a gosto

O que fazer

Em primeiro lugar, preparar o caldo: em uma jarrinha ou leiteira, colocar as 3 xícaras de água fervente e dissolver os cubos de caldo de legumes. Reservar, mantendo aquecido.

OBS: se preferir, pode fazer um caldo com legumes de verdade, fica ainda mais saboroso.

Refogar a cebola picada no azeite. Quando estiver translúcida, acrescentar o arroz arbóreo e refogar para os grãos absorverem toda a gordura.

Acrescentar o vinho branco e refogar mais um pouco. Despejar então 1/3 do caldo reservado, abaixar o fogo e cozinhar em panela sem tampa, sempre mexendo.

Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante. Mexer algumas vezes, para não pegar no fundo da panela.

Quando estiver quase seco novamente, acrescentar o restante do caldo e mexer um pouco mais.

Quando finalmente estiver quase seco novamente, retirar a panela do fogo e do calor, acrescentar a manteiga gelada e o parmesão.

Mexer vigorosamente, tomando apenas o cuidado de não quebrar os grãos.

Servir imediatamente.

Veja também: Baião de Dois