Receita de Carolina

Essa é a minha sobremesa favorita, aquela que eu gosto mais de todas. Não é uma receita fácil, que fica pronta em 15 minutos. Para fazer profiteroles, precisa de tempo, dedicação, carinho, mas o resultado é altamente compensador!

O doce foi considerado uma iguaria real na França do século 16, uma sobremesa que é feita com uma massa doce recheada com cremes, sorvetes e caldas de acordo com a preferência de cada um.

A massa quente, levemente ressecada, teria sido inventada por Penterelli, um chef italiano que era o principal cozinheiro da corte de Catarina de Medici. O seu sucessor teria modificado a receita, criando pequenos doces recheados com geleias de frutas. Por fim, foi o francês Antonin Carême que terá criado o profiteroles atual, em 1850, recheando com creme chantilly uma massa choux e cobrindo com calda de chocolate.

Massa Choux

Com essa massa, você pode fazer muitos outros doces e também salgados (se acrescentar 50g de parmesão, vira um tipo de pão de queijo). É a única massa de patisserie que não precisa deixar descansando, ou seja, dá para assar assim que ficar pronta.

Para formatar as bolinhas, você vai precisar de um bico de confeiteiro mas, se não tiver, improvise usando um saco plástico normal e cortando numa das pontas.

Ingredientes da massa choux (rende entre 15 a 18 bolinhas)

  • 3 e 1/2 ovos grandes (mais ou menos)
  • 100 g de farinha de trigo
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 100 ml de água
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de açúcar

O que fazer

Coloque a água e a manteiga para ferver numa panela. Acrescente a farinha, o açúcar e o sal e vá mexendo sem parar com uma colher de pau. Quando a massa estiver soltando da panela, apague o fogo e espalhe a massa sobre uma superfície limpa, para deixar esfriando. Depois que esfriar, coloque a massa no bowl da batedeira.

Acrescente os 3 ovos um a um e bata bem. O que fica é uma mistura pastosa e bem compacta. O mais difícil aqui é atingir o ponto da massa, que se obtém adicionando os ovos. Por isso, não se deve adicionar o último ovo inteiro. Esse ovo que sobrou deve ser batido ligeiramente com um garfo e depois adicionado aos poucos até a massa atingir a consistência ideal, que é quando a massa escorrega do batedor, mas cai bem grossa.

A seguir, coloque a massa no saco de confeiteiro e escolha um bico que seja liso. Disponha uma folha de papel manteiga em uma assadeira e vá fazendo as bolinhas de tamanho um pouco menor que uma bola de pingue-pongue. Use o resto do ovo para pincelar as bolinhas para que elas fiquem douradas ao assar (se precisar, use mais um ovo).

Leve ao forno pré-aquecido a 180-200 graus por cerca de 40 minutos, até as bolinhas ficarem bem estufadas. Depois de assadas, desligue o fogo e deixe semiaberta a porta do forno até esfriarem completamente.

Dica: tenha cuidado para não abrir o forno durante o cozimento pois as bolinhas podem murchar com uma queda na temperatura. O processo de secagem das bolinhas é muito importante para o resultado final.

O recheio

O recheio clássico do profiteroles leva chantilly ou sorvete de creme. Para essa receita, vamos usar um sorvete caseiro de creme.

Sorvete de creme na sorveteira

  • 1 vagem de baunilha
  • 4 gemas de ovos
  • 90g de açúcar
  • 300 ml de leite
  • 200 ml de creme de leite fresco

O que fazer 

Bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas. Coloque o leite, o creme e a baunilha (somente os grãos) em uma panela e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, desligue e deixe descansar 10 minutos. Misture o creme de leite e o leite e, a seguir, despeje sobre as gemas. Cozinhe em fogo bem baixo, até virar creme. Depois que esfriar completamente, leve à sorveteira.

Calda de chocolate

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • uma pitada de sal
  • 1 1/2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/4 xícara de água (aproximadamente)
  • 1/4 colher de chá de essência de baunilha

O que fazer

Em uma panela pequena, coloque o cacau, o açúcar e o sal. Acrescente água para deixar a consistência ligeiramente líquida. Coloque a manteiga e misture.

Em fogo médio, mexa sem parar por cerca de 1 minutos. Adicione a baunilha.

Montagem

Recheie as bolinhas com o sorvete de creme e coloque a calda de chocolate quenta por cima delas apenas na hora de servir.