Mousse de maracujá com chocolate

Dificilmente alguém resiste ao sabor do maracujá, que é das frutas mais produzidas no Brasil. Além de ser “a cara do verão”, o maracujá é repleto de benefícios.

Rico em vitaminas do complexo B e C, responsáveis pela manutenção da nossa saúde mental e emocional, o maracujá é um calmante natural, não sendo indicado, infelizmente, para pessoas que sofrem de pressão baixa. O que dá para concluir que é altamente recomendado para quem tem pressão alta!

O maracujá é também um poderoso antioxidante, agindo contra o envelhecimento precoce dos órgãos e melhorando o funcionamento do organismo.

Nessa receita dupla, que leva ainda um ganache de chocolate na base do mousse, o maracujá aparece em forma de suco concentrado e também na polpa que vai servir de cobertura para esse delicioso mousse. Gostou da ideia? Pois então anote lá a receita.

Ingredientes

Para o ganache de chocolate

  • 200 g de chocolate
  • 1 caixa de creme de leite (200 ml)

Para o mousse de maracujá

  • 1 caixa de creme de leite (200 ml)
  • 1 caixa de leite condensado (395 g)
  • Suco concentrado de maracujá na mesma medida da caixa de leite condensado

Para a calda

  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • Polpa de 1 maracujá
  • 1/2 copo americano de água

Que fazer

Vamos começar com o ganache de chocolate, que será a base do mousse. Em um vasilhame, coloque o chocolate já derretido e 1 caixa de creme de leite. Com uma colher, mexa bem até o ganache ficar cremoso e brilhante. Feito isso, coloque a mistura em um refratário de vidro e leve para a geladeira para dar uma endurecida.

A seguir, vamos preparar o mousse de maracujá. No liquidificador, bata o creme de leite, o leite condensado e o suco concentrado de maracujá por dois minutos. Feito isso, despeje a mistura no refratário que você reservou na geladeira. Leve novamente o refratário para a geladeira e vamos para a última etapa.

Agora, vamos fazer a calda de maracujá que será a cobertura desse delicioso mousse duplo de maracujá com chocolate. Em uma panela, coloque o açúcar, a polpa do maracujá e 1/2 copo americano de água. Misture bem e coloque a panela em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 10 minutos, até ficar bem consistente. Deixe esfriar e coloque a calda por cima do mousse que você havia guardado na geladeira. Devolva o refratário à geladeira e, quanto estiver tudo nem geladinho, é só saborear esse delicioso mousse de maracujá com chocolate.

Qualquer dúvida é só conferir abaixo: