Bisnaguinha Caseira Igual Bisnaguinha De Supermercado

Não tem nada mais gostoso na vida que um pãozinho caseiro saindo do forno, não é mesmo? Que tal aprender a fazer bisnaguinha caseira que fica igual às bisnaguinhas que você compra no supermercado?

Como Fazer Bisnaguinha Caseira

A bisnaguinha é o pão preferido entre as crianças, sendo muito usada para o lanche da escola que vai na merendeira. De tão macia, muitas vezes é consumida até sem recheio. É um pão pequenino super macio e perfeito para lanches rápidos.

Se você nunca fez pão caseiro, mas gostaria de começar a fazer, essa receita foi feita para você. Acompanhe o post que eu explico direitinho como se faz.

A bisnaguinha que você compra no supermercado começou a ser comercializada no Brasil na década de 1950, quando dois imigrantes japoneses começaram a atuar no ramo da panificação em Santos (SP). Os irmãos Jinko e Kiyotero Yonamine criaram a Seven Boys, marca inspirada no número 7, considerado cabalístico no Japão.

Em 1985, os irmãos dividiram o negócio e Jinko ficou com a marca Seven Boys, enquanto Kiyotero criou a marca Panco. E por isso você encontra essas duas marcas vendendo bisnaguinhas. No fundo, é a mesma bisnaguinha, mas com nomes diferentes.

Mas por que comprar bisnaguinha pronta se você pode fazer em casa? É uma receita muito fácil de fazer e bastante rápido o preparo. Aprenda a fazer que você não vai se arrepender.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer essa deliciosa bisnaguinha caseira que fica igualzinha à bisnaguinha de supermercado.

Ingredientes

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite morno integral
  • 5 colheres de sopa de açúcar
  • 3 colheres de sopa de leite em pó
  • 1/3 de xícara de óleo
  • 1 ovo
  • 1 colher de café de sal
  • 1 fermento biológico seco (10g)

Veja também: Como fazer Pão Caseiro de Panela

O Que Fazer

Comece colocando o leite morno numa bacia ou numa tigela.

A seguir, acrescente o fermento biológico seco.

Com uma colher, misture até dissolver bem o fermento.

A seguir, bata 1 ovo inteiro e acrescente à mistura da bacia.

Cada ingrediente que você colocar, você vai mexendo. Depois do ovo, acrescente o óleo. Mexa novamente.

A seguir, coloque o açúcar e siga mexendo. Mexa bem para os ingredientes agregarem e dissolverem bem.

Depois, coloque o leite em pó e siga mexendo.

O leite em pó forma uns gruminhos, por isso, misture bem para dissolvê-los. Eu troquei a colher por uma espátula porque ela facilita esse trabalho de dissolver bem os ingredientes.

Logo em seguida você coloca o sal e continua mexendo.

Logo em seguida, você vai adicionar a farinha de trigo aos poucos. Coloca um pouco e mistura; coloca mais um tantinho e mistura.

É muito fácil de fazer essa massa, não tem segredo nenhum. A parte de sovar é bem rápida, eu sovei por uns 10 minutos. A única coisa mais demorada dessa receita é o tempo que a gente deixa a massa descansando. Porque essa massa é uma massa bem pesada e, para o pãozinho ficar fofinho, será preciso deixar a massa descansando por 1 hora.  Você vai mexendo com a espátula até onde for possível porque, depois, terá que colocar a mão na massa.

A seguir, enfarinhe a sua bancada ou uma superfície lisa e transfira a massa. Nesse momento, a massa ainda está bem grudenta.

Quando você começar a sovar, você vai acrescentar à massa bem pouquinha farinha de trigo. Nessa hora, a massa vai estar bem grudenta, mas você vai continuar sovando. Limpe os dedos e continue sovando sem acrescentar mais farinha. É assim mesmo.

Mesmo grudando, você vai continuar sovando. Não pode acrescentar mais farinha de trigo senão o pãozinho fica igual um pedaço de pau. Se achar que tá muito mole a massa, acrescente só um tiquinho de farinha. Para desgrudar a massa da bancada, use uma espátula, uma faca ou qualquer outro utensílio que você tiver.

Depois que você sovou a massa, transfira ela de volta para a bacia e cubra ela com um pedaço de pano. Deixe a massa descansando por 1 hora. Passado esse tempo, veja como a massa cresceu.

Agora, você vai transferir a massa para a bancada e vai abrir ela com as mãos. Não vai usar o rolo.

Com as mãos, você vai abrir a massa do meio para as pontas, retirando o ar.

Dos lados da massa, tem que ficar a altura de um dedo. Pode abrir com um rolo, pode abrir com uma garrafa? Pode. Eu preferi abrir com a mão para não deixar a massa muito fina.

A seguir, você vai usar um cortador de pizza para cortar a massa. Eu cortei no olho mesmo, mas, se você for fazer bisnaguinha para vender, pode usar uma régua para medir. Meça 2 dedos e corte a massa longitudinalmente. Para cada pãozinho, meça 4 dedos de cada tira para formar os pãezinhos, como mostra a fotografia. Os biquinhos das pontas que sobrarem, você vai fazer outros pãezinhos.

Com as mãos, você vai modelar cada pãozinho.

Coloque os pãezinhos no tabuleiro forrado com papel-manteiga. Eu usei apenas papel manteiga, não untei com óleo, não. Leve para assar por cerca de meia hora. Esse foi o tempo que eu deixei, mas vai a gosto.

Se quiserem mais clarinhos, retirem antes; se quiserem mais moreninhos, deixem mais um tempo. Os meus ficaram meia hora a 180° C, que é um forno médio.

Olhem que lindos que ficaram, gente, igual aos que você compra no supermercado nos saquinhos.

Confira