Gente, o gás está pela hora da morte, sempre a subir o preço. Com então cozinhar o feijão nosso de cada dia? Pois eu tenho uma dica incrível para vocês. Fiquem comigo que eu explico direitinho como fazer.
Como Cozinhar Feijão em 6 Minutos
Eu aprendi a cozinhar o feijão dessa maneira com a minha avó, que era uma cozinheira de primeira e uma mulher cheia de truques. Quando saí de casa e me casei, ela me deu essa dica que eu guardei para a vida toda.
É bem simples, só para mostrar como fazer. Por isso, os ingredientes do feijão são aqueles que vocês estiverem acostumados a usar. Aqui, eu fiz um feijão simplezinho, temperado com alho frito, caldo de carne e folhas de louro. Mas, se você preferir, pode adicionar bacon, linguiça, o que quiser.
Ah, quando eu disse que o feijão vai cozinhar em 6 minutos, eu estava me referindo ao tempo que o feijão cozinha com o fogo ligado. Claro que todo o processo de esperar sair a pressão vai fazer com que o cozimento total do feijão demore mais tempo.
Sem falar que os 6 minutos de cozimento serão divididos em duas partes de 3 minutos. Ou seja, você vai cozinhar o feijão por 3 minutos com a pressão ligada, depois vai desligar o fogo, esperar a pressão sair, e depois vai repetir o mesmo processo de 3 minutos uma segunda vez.
Confira abaixo o passo a passo para cozinhar o seu feijão em 6 minutos e economizar gás.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de feijão
- Folhas de louro
- 1 tablete de caldo de carne
- 1 litro de água para cada xícara de feijão
- Alho picado a gosto.
Veja também: Macarrão de Forno Cremoso
O que fazer
Ligue o fogo e coloque o feijão na panela de pressão. A medida é 1 litro de água para cada xícara de feijão. Como são 2 xícaras de feijão nessa receita, coloque 2 litros de água na panela.
A seguir, coloque os temperos: as folhas de louro e o tablete de caldo de carne. Se preferir, coloque os ingredientes de sua preferência, como bacon, linguiça, o que vocês tiverem aí na sua cozinha.
Também a panela e deixe ferver.
Quando começar a chiar, quando pegar pressão, conte 3 minutinhos. Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe a pressão sair normalmente. O que leva de 15 a 20 minutos.
Passados os 15, 20, minutos, depois que a pressão sair sozinha, você vai abrir a panela.
Depois de tirar a tampa da panela, mexa o feijão com uma colher. Use uma colher bem longa para não se queimar.
Depois que mexeu o feijão, tampe novamente a panela e repita novamente o processo. Não precisa adicionar mais água, não precisa fazer nada, basta mexer o feijão.
Ligue o fogo novamente e, quando pegar pressão, marque 3 minutos. Começou a chiar, começou a rodar o pino, marque 3 minutinhos. É o mesmo precedimento.
Passados os 3 minutos, desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. O mesmo que você fez ali atrás. Quando a pressão sair por completo, cada um vai temperar do jeito que está acostumado a fazer. Eu temperei com alho frito.
A pressão saiu todinha? Pois aí sim você já pode abrir a panela que seu feijão está cozido. Não ficou al dente, ficou cozido mesmo, de verdade.
Se você não se convenceu, tire um pouquinho de feijão da panela e amasse ele em um prato com o garfo. Ah, quanto melhor a marca do feijão, melhor será o cozimento.
Agora, você vai temperar o seu feijão a gosto. Eu fiz assim: eu coloquei o meu alho que estava refogado, o sal e uma colherinha de chá de pimenta branca.
Feito isso, você vai agora apurar o feijão, para deixar o caldo engrossar. Leve o feijão ao fogo baixo e vá mexendo.
Pronto o feijão e os acompanhamentos, aqui está o prato feito, um prato bem brasileiro: arroz e feijão, ovo e batata frita, que é o prato preferido da minha filha.
Ficou com alguma dúvida? Confira!