.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

O Quindão Que Eu Aprendi Com Minha Avó

Hoje eu vou ensinar vocês a fazer um dos doces mais populares do Brasil, que por muita gente é considerado o “rei dos doces”. Mas a versão do doce que eu trago aqui é a do quindim tamanho família, popularmente conhecido como quindão.

Como Fazer Quindim

Estou trazendo hoje essa receita porque muita gente estava me pedindo como fazer o quindim tamanho família. Como minha avó já fazia esse doce quando eu era criança, quando a criançada, os netos, passavam as férias de verão na casa dela no interior de Minas Gerais, eu aprendi a fazer esse doce de tanto ver minha avó fazendo.

Então, se você gostou da ideia, corra lá e pegue seu caderninho para anotar a receita, que é muito fácil de fazer, não tem segredo nenhum. Aqui, eu vou ensinar a fazer o quindão, mas, se você preferir, pode fazer o doce em forminhas pequenas, o preparo é o mesmo, só vai mudar o tempo de forno. Eu pessoalmente prefiro fazer o quindão porque dá menos trabalho, faz menos sujeirada, e o resultado final é o mesmo.

O quindão é a sobremesa ideal para servir em qualquer ocasião, pois não tem quem não goste, pode ser no dia a dia, pode ser em ocasiões especiais porque é um doce muito especial.

Quem nunca fez pode até se assustar com a quantidade de gemas da receita, mas é assim mesmo. As claras você pode guardar na geladeira e depois fazer um omelete ou até mesmo algum doce de claras. Ou então pode congelar as claras no freezer ou congelador.

O único segredinho para descongelar as claras depois, quando quiser usar, é descongelar as claras dentro da geladeira. Apenas transfira as claras do freezer para a geladeira e depois utilize quando descongelar.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer essa deliciosa sobremesa.

Ingredientes

  • 10 gemas peneiradas
  • 1 e 1/4 de xícara (chá) de açúcar refinado
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou margarina derretida
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 200 ml de leite de coco
  • 100 g de coco ralado

Forma com 18 cm de diâmetro, que deve ser untada com margarina/manteiga e açúcar cristal (se possível).

Veja também: Romeu e Julieta na Travessa

O que fazer

Comece colocando o coco ralado numa vasilha.

A seguir, hidrate o coco ralado com o leite de coco.

Agora, com a ajuda de uma espátula ou colher, misture bem para incorporar os 2 ingredientes. Feito isso, reserve para usar depois.

Depois, você vai passar à fase seguinte da receita. Separe a clara das gemas ovo por ovo. Como o meu separador de gemas desapareceu na última mudança, eu separei na mão mesmo, deixando a clara escorrer no vão dos dedos, como você pode ver na fotografia.

A seguir, coloque a gema na peneira em cima de uma vasilha, do jeito que vocês estão vendo. Não mexa, apenas coloque a gema.

Repita o procedimento de separar a clara da gema com os restantes ovos. Depois que separou todas as claras das gemas, com o auxílio de um garfo ou uma faca, rasgue delicadamente as gemas, sem ficar raspando as gemas na peneira.

Deixe escorrer naturalmente as gemas pela peneira para retirar a película, que é aquela parte da gema que, se não for retirada, vai deixar o seu quindim com cheiro de ovo. Essa etapa é muito importante para não estragar o seu quindim. Faça isso sempre que for fazer quindim ou qualquer outro doce que leve ovo, como o pudim, por exemplo.

Feito isso, pegue aquela misturinha de coco ralado com leite de coco que você havia reservado e adicione às gemas.

 

Depois, acrescente a baunilha, que é opcional. Ela só vai dar um gostinho de baunilha ao quindim, vai evitar que o quindim fique com gosto de ovo, mas não é um ingrediente obrigatório. Se você não colocar a baunilha mas peneirar direitinho como eu ensinei, não vai ficar com cheiro de ovo. No entanto, vale a pena investir na essência de baunilha porque ela é baratinha e rende muito.

Feito isso, acrescente a manteiga ou margarina derretida.

Misture bem para incorporar.

A seguir, acrescente o açúcar à mistura.

Mexa bem novamente, agregando bem todos os ingredientes.

A seguir, despeje toda a sua mistura numa forma para pudim previamente untada com manteiga ou margarina e açúcar cristal. Se não tiver o açúcar cristal, pode ser o refinado. O açúcar, principalmente o açúcar cristal, vai daquele aquele brilho lindo no quindão.

Coloque a forma com a massa do quindim em um refratário de vidro, acrescente água e leve ao forno pré-aquecido médio a 180° Celsius por cerca de 55 minutos.

Retire do forno e enfie uma faca no quindão. Se sair limpa, está pronto. Deixe o quindão ficar morno para desenformar, não pode estar quente nem frio, tem que estar morno. A seguir, passe a faca ao redor do quindão para soltá-lo da forma.

O passo seguinte é muito fácil. Coloque o prato em que vai servir o quindão por cima da forma e vire.

E voilá! Está pronto o seu quindão, vejam como ele fica lindo e brilhante.

Confira!