Faça um brigadeiro de caipirinha com cachaça e suco de limão

O brigadeiro é um dos doces mais populares do Brasil, que sempre faz sucesso em qualquer festa de aniversário ou momento especial. Aliás, nem precisa momento especial para apreciar esse quitute genuinamente nacional.

Por outro lado, a caipirinha é outro patrimônio cultural brasileiro, sendo a bebida famosa no mundo inteiro, a preferida dos “gringos” quando chegam ao nosso país para fazer turismo.

Pois já pensou o que é unir essas duas iguarias brasileiras numa só? Pois é justamente do que essa receita se trata: um brigadeiro de caipirinha com cachaça e suco de limão.

Mas atenção, essa é uma receita apenas para os maiores de 18 anos, já que é feita com bebida alcoólica. Se você ainda não tem 18 anos, pode fazer a receita na mesma, é só não colocar a cachaça. Gostou da ideia? Pois peque seu caderninho e anote a receita.

Ingredientes do brigadeiro de caipirinha com cachaça e suco de limão 

  • 1 lata ou caixinha de leite condensado
  • 1 colher de sopa cheia de manteiga com sal
  • 50 ml de cachaça
  • Açúcar cristal
  • Raspas de limão
  • 1 colher (sopa) de suco de limão (da fruta mesmo)
  • Forminhas de brigadeiro

Que fazer

Comece colocando o leite condensado e a manteiga em um vasilhame que possa ir ao fogo, de preferência uma panela antiaderente. O objetivo aqui é chegar ao ponto de brigadeiro normal.

O que é o ponto de brigadeiro? Você vai mexendo até o momento em que a mistura começa a desgrudar do fundo da panela.

A seguir, você adiciona os 50 ml de cachaça e 1 colher de sopa de suco de limão. Nesse momento, você vai perceber que o ponto de brigadeiro começa a se desfazer. Não tem problema, você segue mexendo até a mistura voltar ao ponto de brigadeiro. Reserve e deixe esfriar.

A seguir, pegue 1 limão e raspe a casca, tendo o cuidado para não chegar na parte branca, pois essa parte é amarga e pode estragar toda a receita. Na sequência, você vai misturar as raspas de limão com o açúcar cristal, para deixá-lo bem aromatizado.

Feito isso, chegou o momento de montar os brigadeiros. Com as mãos untadas de manteiga, confeccione as bolinhas e depois passe-as na mistura de açúcar com raspas de limão. Cada bolinha você coloca em uma forminha de brigadeiro e então é só servir. Bom proveito!