Como fazer o churrasco perfeito? Alguém poderia pensar que bastaria acender a churrasqueira e colocar a carne. No entanto, não é uma tarefa assim tão simples. É preciso ter conhecimento sobre os tipos de carne e seus cortes, e também algumas técnicas.
Como fazer churrasco
É senso comum que inclusive quem está iniciando no mundo do churrasco não quer correr o risco de errar o ponto da carne. Com paciência, empenho e algumas das nossas dicas, você vai dominar a arte do churrasco rapidamente.
#1. Comece pela carne
Para fazer o churrasco perfeito, é preciso começar pela carne. Para quem está aprendendo, a escolha do corte da carne é um ponto muito importante. Se você é um iniciante, alguns tipos de carne são mais recomendados.
Contra-filé, picanha e fraldinha, além de serem os mais amados pelos brasileiros, são também os mais indicados para quem está pretendendo iniciar com o pé direito. Os cortes mencionados são os mais rápidos de assar, fazem com que você acumule experiência e possa passar a assados mais elaborados no futuro.
Não é preciso saber, à partida, onde se localizam os cortes de carne no corpo do animal. Normalmente, as carnes já são comercializadas por corte, com opções de peso e tamanho, com pouca ou muita gordura, mais maturada ou mais fresca, diretamente no açougue.
Se você tem medo de errar, pode começar pedindo carnes já temperadas no açougue. Mas, se for colocar o sal por conta própria, é preciso ter cuidado para não salgar em demasia. Sal em excesso pode deixar a carne desidratada. Use o sal grosso apenas em pedaços grandes. Já o sal triturado pode ser usado para temperar carnes médias, enquanto o sal fino basta para salgar os cortes pequenos.
Com o tempo e a experiência, você pode começar a ousar em temperos e marinadas. Testar diferentes elementos faz parte do aprendizado de como fazer um bom churrasco.
#2. Seu melhor amigo é fogo
Depois de ter comprado a carne, chegou a hora de acender a churrasqueira!
Pode ser um tremendo desafio para quem está iniciando no universo do churrasco, mas assar a carne de forma homogênea – por fora e por dentro – irá depender de um bom fogo.
Para quem vai acender a churrasqueira pela primeira vez, existem duas técnicas que são consideradas seguras e simples. Confira:
a) Deposite o carvão na churrasqueira e despeje o álcool em cima dele. Espere alguns minutinhos, para o carvão absorver o álcool, e então jogue de longe um palito de fósforo de acesso. Não se esqueça de limpar as mãos antes disso. Em pouco tempo, o carvão se transformará num braseiro.
b) Acenda a ponta de um pedaço de jornal ou papel higiênico e encoste levemente no carvão já todo molhado com álcool. Assim que pegar fogo, solte.
Deixe o carvão queimar até formar uma camada de cinzas por cima do carvão e só então coloque a carne para assar. Se for necessário, desloque mais carvão para assar a carne. Assim, você evita as altas labaredas de fogo queimando a carne quando a gordura começar a pingar.
Viu como não tem segredo nenhum em fazer churrasco? É tudo uma questão de prática.