.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

Como Fazer um Bom Churrasco: 10 Dicas

Se tem algo que a maioria dos brasileiros adora, é reunir os amigos para fazer um churrasco. Porém, na hora de preparar a coisa, não é todo mundo que tem afinidade com grelhas e espetos. Foi pensando nisso que elaboramos aqui um pequeno manual com 10 dicas especiais para os iniciantes na arte do churrasco.

Como Fazer um Bom Churrasco

Segundo os especialistas, pensar em cada etapa do processo é o segredo para fazer um bom churrasco, que começa na escolha do carvão, das carnes, e até a sequência em que estas serão servidas. Confira!

#1. Qualidade da carne

Esse é um ponto fundamental. Um bom ingrediente não tem substitutos. Dessa forma, procure comprar as carnes em um lugar de sua confiança e aposte nas opções embaladas à vácuo, que possuem mais frescor, textura, cor e sabor, pois essas perdem uma quantidade mínima dos nutrientes.

#2. Qualidade da brasa e do carvão

Não se apresse para colocar a carne no fogo. Deixe o braseiro ficar totalmente aceso e uniforme. Um bom carvão vai manter a brasa por mais tempo, fazendo toda a diferença no preparo.

Se for utilizar madeira, existem algumas dicas: acenda o fogo com um pouco mais de antecedência e espere até formar a chama. Muita atenção à lenha que será utilizada, pois nem todas possuem aromas que combinam com o sabor da carne. Prefira as madeiras de cerne duro, pois sua brasa é mais duradoura.

#3. Tipo de corte X temperatura

Peças inteiras de carne pedem fogos brancos ou médios. Já as carnes mais finas exigem mais calor. Por isso, monte o braseiro em sua churrasqueira de modo que haja diferentes temperaturas na grelha. Para tal, coloque um maior volume de brasas de um lado, provocando uma chama forte, enquanto que, do outro lado, coloque um pouco menos para um fogo mais brando.

Dessa maneira, será possível assar cortes diferentes ao mesmo tempo. Usando espetos, você pode também trabalhar com a altura.

#4. Selando a carne

Essa etapa é muito importante para manter a suculência e o sabor da carne. O selamento da carne se faz em fogo alto. Para conservar todos os sucos na parte interna da carne, é preciso criar uma camada fina bem assada ao redor dela. Depois que a carne foi selada, transfira para a sua temperatura de cozimento ideal. Para pedaços de picanha, por exemplo, deixe em fogo alto até que atinja o ponto. Se for uma peça inteira, deixe em fogo médio ou brando.

#5. Quantidade de carne por pessoa

A porção individual de carne irá variar conforme os acompanhamentos, como pães, farofa, saladas, etc. Se você for servir acompanhamentos, bastam 300 gramas por pessoa. Se o churrasco for basicamente carne, suba para 400 gramas por pessoa. Se a peça de carne tiver osso, pode acrescentar 20% a mais da quantidade normal.

#6. Sal

Segundo os especialistas, você deve usar sal grosso nas peças inteiras e sal triturado nos cortes mais finos. O ideal é temperar as fatias menores somente depois de selar a carne. Se não for assim, a carne irá perder suco enquanto está sendo assada.

#7. Ponto da carne

Esse é o item mais importante. No entanto, com um pouco de prática, você aprende num instante. Existem 5 pontos para a carne de churrasco:

  • Mal passada
  • Do ponto para o mal passada
  • Ao ponto
  • Do ponto para o bem passada
  • Bem passada

Tudo vai depender do gosto de cada pessoa, mas é preciso estar ciente que o ponto da carne está diretamente ligado à sua suculência e maciez. Quanto mais passada a carne, mais rígida ela fica.

#8. Descansando a carne

O churrasco fica bem melhor se você deixar a carne descansando uns 5 minutos antes de servir. Isso ajuda às fibras da carne a voltarem ao formato original, mantendo a suculência. Faça o teste e confira a diferença.

#9. Cortando a carne

Nesse ponto, existe uma grande discussão. Na hora de cortar, paira a dúvida: contra as fibras ou a seu favor? Os assadores profissionais indicam cortar contra, desde que seja feito um bom selamento para não perder a suculência. Esse cuidado também facilita a mastigação, pois as fibras foram divididas em pedaços menores.

#10. A sequência do churrasco perfeito

Dê início à comilança com as bebidas acompanhadas de alguns petiscos , como asinha de frango ou linguiça. Enquanto os convidados apreciam o aperitivo, inicie o preparo da carne principal.

Não se esqueça que, se a peça for inteira, ela deve ser colocada no fogo antes mesmo das entradas. Já os cortes mais finos podem ser preparados na hora.

Para finalizar, que tal uma sobremesa feita na própria churrasqueira? Frutas como banana, maçã e abacaxi grelhadas ficam deliciosas e podem ser servidas com sorvete.

Depois das nossas dicas, está na hora de acender o fogo. Bom churrasco!