Se você tem essas plantas em casa, jogue fora na mesma hora!!

Muita gente adora encher a casa de plantas e, sempre que encontra uma planta bonitinha, leva uma muda pra casa.

Se você é dessas pessoas, nós aconselhamos ter cuidado. Muito cuidado. O desconhecimento sobre determinadas plantas pode ser nocivo à saúde. Muitas vezes, pode até ser fatal.

Estamos falando isso porque é bem capaz que você tenha alguma planta tóxica em sua casa, que seja perigosa para você, seus familiares e animais de estimação, sem perceber o perigo que está correndo.

Foi justamente pensando nisso que apresentamos abaixo 5 plantas perigosas. Confira:

#1. Alamanda

Nativa do Brasil, facilmente encontrada nas calçadas e muros do país, é uma flor trepadeira arbustiva.

Altamente tóxica, é uma planta muito usada na medicina popular nacional por causa dos seus efeitos purgantes. Ou seja, é um laxativo consumido por quem sofre de prisão de ventre.

No entanto, a planta pode produzir distúrbios gastro-intestinais intensos, como náuseas, diarreia, vômitos e cólicas abdominais. O leite produzido pela alamanda causa severas queimaduras.

#2. Chapéu de Napoleão

 

Muito tóxico, com um estilo curvado e textura lenhosa, é um arbusto de estrutura de grandes dimensões. A exemplo da alamanda, tem coloração laranja ou tons amarelados. O contato com a planta pode ser extremamente nocivo.

Suas flores são muito bonitas, de formato tubular. Como é uma planta tóxica, não deve ser cultivada em espaços frequentados por crianças ou animais de estimação.

Ingerir qualquer pedaço da planta causa intoxicação e pode causar salivação e vômitos, queimação da pele e mucosas e, inclusive, provocar parada cardíaca, levando o indivíduo à morte.

#3. Comigo-ninguém-pode

É uma planta com folhagens lindas, de alto valor ornamental, altamente tóxica, sendo muito utilizada em mandingas caseiras com o objetivo de expulsar as más energias de dentro de casa. Extremamente resistente, também deve ser mantida longe de crianças e animais de estimação, sendo melhor não cultivá-la em casa.

Jamais deve ser ingerida e, se porventura isso acontecer, é fundamental procurar ajuda médica urgentemente. Causa irritação nos olhos, queimação, náuseas, vômitos e diarreias. No seu manuseio, é obrigatório o uso de luvas.

Os mesmos sintomas se podem observar na flor Copo de Leite, também frequentemente encontrada em lares residenciais.

#4. Espirradeira

É a planta que lidera o ranking das plantas mais venenosas. A ingestão de qualquer parte da planta pode levar à parada cardíaca e à morte. Inicialmente, os sintomas são enjoo, diarreia, vômitos e dor de cabeça. Aspirar o pólen pode causar asma e rinite. Se acidentalmente ingerida, deve-se procurar ajuda médica imediata, pois é das plantas mais tóxicas que existem.

#5. Saia Branca

Provavelmente, é a planta mais facilmente encontrada. É bem provável que você já tenha visto em terrenos baldios ou jardins. É também conhecida como Dama da Noite, tendo sido um alucinógeno muito conhecido nos anos 1970. O seu nome científico é datura inoxia e é a planta descrita no livro A Erva do Diabo, de Carlos Castañeda. Causa alucinações, taquicardias, cegueira e inclusive por ser fatal.

Por isso, tenha muito cuidado ao encontrar uma planta bonitinha no seu caminho. Não se deixe iludir, pois a beleza pode ser muito perigosa. Se por acaso tiver contato com algumas das plantas acima mencionadas e estiver numa situação de risco, procure ajuda médica imediatamente.