Pudim na panela de pressão

Muito provavelmente, você não sabia que dá para fazer pudim na panela de pressão. Sim, isso mesmo, um pudim que não vai ao forno. O resultado é incrível, a textura é a mesma do pudim tradicional e o sabor é o mesmo. O melhor de tudo é que fica pronto bem rapidinho, o que é uma tremenda economia de gás, cujo preço está nas alturas. É a receita perfeita para quando chega visita em casa de última hora e você quer impressionar os amigos e familiares. 

Ingredientes do pudim na panela de pressão

  • 3 ovos
  • 400 ml de leite condensado
  • 400 ml de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 xícara de leite

Modo de preparo

Em uma forma para pudim (que caiba dentro da sua panela de pressão!) coloque o açúcar e a água e leve ao fogo baixo até virar calda, mexendo sempre para ir desfazendo os torrões de açúcar. Se quiser, faça a calda em uma panela comum e depois caramelize a forma com a calda que você fez. Espalhe a calda pelas laterais da forma também. 

Chegou a hora de fazer o pudim propriamente dito. Coloque no liquidificador os ovos, o leite e o leite condensado. Use a mesma medida da lata de leite condensado para o leite. Bata tudo no liquidificador durante 5 minutos, até misturar bem e coloque a mistura dentro da forma de pudim.

Cubra a forma de pudim com papel alumínio, vedando bem as laterais da forma. Coloque de dois a três dedos de água dentro da panela de pressão e, a seguir, coloque a forma de pudim. Mas atenção: coloque água no máximo até metade de forma. Isso porque, se colocar pouca água, pode queimar o seu pudim. Se colocar muita água, corre o risco da água entrar dentro do pudim. Leve a panela de pressão ao fogo, e baixe a chama depois que o vapor começar a sair, deixando cozinhar por 15 minutos. 

Passado esse tempo, desligue o fogo e deixe o vapor sair sozinho. Esse detalhe é muito importante porque o pudim ainda vai ficar cozinhando dentro da panela de pressão. Não tenha pressa pois, como diz o ditado, o apressado come cru. 

Depois que saiu todo o vapor, retire a forma de dentro na panela, e leve à geladeira por mais ou menos 3 horas ou até ficar bem geladinho. Passado esse tempo, chegou a hora de desenformar, virando a forma sobre um prato. E pronto, aí está o seu pudim feito na panela de pressão, bem rápido e fácil de fazer.