.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

Misto Quente Gigante Que Minha Avó Me Ensinou

Hoje eu trago aqui a receita de um lanche muito popular no Brasil, mas na sua versão de forno tamanho família. O misto-quente de forno gigante, uma receita fácil e prática para guardar para a vida.

Misto Quente Gigante De Forno

Misto-quente no Brasil, torrada no Rio Grande do Sul e tosta-mista em Portugal é um sanduíche quente, feito com pão de forma e recheado com queijo e presunto. Aprenda aqui a fazer esse misto quente de forno gigante. Nessa receita aqui, o misto quente é turbinado com requeijão e molho de tomate, fácil e rápido de fazer.

Encontrado em qualquer lanchonete, o misto quente é o número 1 no Brasil dos lanches caseiros. É um prato tão versátil que pode ser servido no lanche da tarde ou até mesmo como prato principal ao jantar, uma refeição leve, acompanhado de uma salada de folhas verdes.

A combinação do queijo e do presunto entre duas fatias de pão é encontrada em quase todas as culturas gastronômicas do planeta. Não se sabe ao certo a sua origem. Os ingleses dizem que o inspirador foi um tal de Lorde Mantagu, que era um homem viciado em jogos e costumava levar sanduíches de pão com rosbife para acompanhá-lo nas suas jogatinas.

Historiadores indicam que o sanduíche quente surgiu também na Inglaterra, sendo feito de pão com queijo e levado ao forno, chamado de Welsh Rarebit. Foram os franceses que adicionaram o presunto e chamaram o misto-quente de Croque-monsieur (algo como senhor crocante, em português).

Na literatura, foi o escritor Marcel Proust que fez a primeira referência ao croque-monsieur no seu romance “À l’ombre des jeunes filles en fleurs” (À Sombra das raparigas em flor).

Essa receita aqui eu aprendi com a minha avó, que sempre tinha umas receitas-coringa na manga. Ela costumava fazer quando os netos invadiam a sua casa nas férias de verão.

Esse misto-quente gigante de forno é o mesmo misto-quente que você come nas padarias e lanchonetes. A única diferença é o formato que ele é feito, como se fosse um bolo de misto-quente. Daí já sabe, você configura o misto quente com os ingredientes de sua preferência, os temperos que quiser. Se preferir, pode usar molho de tomate caseiro. A receita você encontra aqui.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse misto-quente figante de forno.

Ingredientes

  • 1 e 1/2 pacote de pão de forma
  • 1 sachê de molho pronto
  • 1 requeijão (200 ml)
  • Presunto (média de 12 fatias)
  • Queijo mussarela (média de 12 fatias)
  • Orégano pra salpicar

Forma de fundo falso de 25 cm de diâmetro

O pão de forma, eu tirei as beiradinhas (a códea), mas isso é algo muito pessoal. Se vocês quiserem manter, é opcional. Muita gente gosta com a códea.

Veja também: Lanche de Forno

O Que Fazer

Comece untando uma forma de fundo falso com margarina. A seguir, coloque os pães ao redor da forma e forre o fundo com as fatias. Os buraquinhos que ficarem, você preenche com pedacinho do pão de sanduíche. Veja na foto como eu fiz. Não se preocupe que não dá nem para notar as emendas na hora de cortar depois que o misto quente está pronto.

Mas porque a emenda não aparece? Porque o molho e o requeijão vão se agregar ao pão, junto com o queijo derretido, e você nem vai notar emenda alguma. Vai ficar parecendo pastelão de forno feito com massa de pão.

Depois que você fechou bem os buraquinhos do fundo com pedaços de pão, coloque o molho de tomate.

A seguir, você vai fazer a mesma coisa que fez com o molho de tomate, mas agora com o requeijão. Com a ajuda de uma espátula ou colher, espalhe bem o requeijão por cima do molho.

A seguir, vai colocar o presunto, forrando bem a forma por cima do requeijão.

Depois do presunto, é a hora do queijo. Eu usei mussarela, mas você pode usar o queijo que quiser, pode ser queijo prato, queijo minas, provolone e até o queijo parmesão ralado.

Agora, você vai recomeçar tudo de novo, mantendo a mesma sequência: o pão, o molho de tomate, o requeijão, o presunto e, depois, o queijo.

A penúltima camada é a camada do queijo mussarela. Para finalizar, você vai usar muito requeijão.

Passe requeijão cobrindo bem tudo, no meio, e bastante requeijão nas bordas. Essas pontinhas que vocês estão vendo, essas laterais, vocês vão dobrar para dentro e vão grudar elas no requeijão. Depois de grudar todas as pontas no requeijão, retire a parte lateral da forma.

Veja como fica.

A seguir, leve ao forno médio pré-aquecido a 180° Celsius e deixe lá por 20 minutos. O resultado final você pode ver abaixo. Essas pontinhas dobradas ficam super crocantes, o misto-quente fica uma delícia.

Confira