Conhece o bolo toalha-felpuda? Não conhece? Nunca comeu? Pois não sabe o que está perdendo. Fique comigo que eu explico direitinho como se faz e também explico a origem do nome do bolo.
Bolo Toalha Felpuda
O bolo toalha-felpuda e o seu nome tem ainda uma origem mais curiosa. Na verdade, a receita surgiu em meados dos anos 1980 e muito provavelmente surgiu no sul do Brasil. As capitais Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS) dividem entre si a autoria do bolo.
Pois bem, o bolo toalha-felpuda, bastante popular, é um bolo com cara de sobremesa. É um bolo produzido a partir de ovos, farinha, manteiga. Algumas receitas apresentam adição de refrigerante de laranja; outra, de leite; e tem aquelas que levam água na composição. Enriquecido por uma calda de coco e, também, uma cobertura bastante generosa de coco ralado.
O bolo toalha-felpuda é quase uma sobremesa. Pode-se dizer que está entre um bolo simples e uma sobremesa. Por que sobremesa? Porque, servido gelado e acompanhado dessa calda perfumada, é um doce que pode ser consumido a qualquer hora do dia.
Mas por que então o bolo se chama toalha felpuda? Apesar de não sabermos quem batizou o bolo com esse nome, a verdade é que o bolo leva esse nome por causa da sua aparência depois de assado. Normalmente, esse bolo é assado em assadeiras retangulares. É encontrado em assadeiras redondas mas dificilmente em assadeiras com um furo no meio para que toda a superfície receba de maneira igual a calda rica e perfumada de coco.
Depois de pronto, a aparência do bolo, coberto com uma camada generosa de coco ralado, fica parecendo uma toalha felpuda dobrada. Gostou de saber? Pois faça essa receita que não vai se arrepender.
Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso bolo toalha felpuda.
Veja também: Pãezinhos de Canela (cinnamom bolls)
Ingredientes
- 4 ovos
- 1 e 1/2 xícara de açúcar
- 3 colheres de sopa de margarina derretida
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1/2 xícara de chá de leite
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico
Obs: todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, nada quente nem nada frio.
Calda para umedecer
- 1 caixa de leite condensado
- 200 ml de leite de coco
Para finalizar
- 50 g de coco
Tabuleiro 36 cm×26 cm
O Que Fazer
Dê uma ligeira batida nos ovos, para quebrar as gemas, e coloque eles em um bowl.
Adicione o açúcar, o leite, e mexa bem com a ajuda de um fouet. Se não tiver um fouet, use uma colher de pau.
Acrescente também a manteiga derretida e a essência de baunilha. Lembre-se, a manteiga deve estar derretida, mas não coloque ela quente na mistura.
Depois que misturou bem, acrescente a farinha de trigo aos poucos. Por fim, depois de bater bem, acrescente o fermento químico e dê apenas uma leve misturada para encorporar.
A seguir, despeje a mistura em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por 25 a 30 minutos.
Para a cobertura, misture bem o leite condensado e o leite de coco em uma vasilha.
Antes de despejar a calda sobre o bolo já assado, dentro da assadeira, faça furinhos no bolo para a calda penetrar bem.
Antes de jogar a calda por cima, corte o bolo em pedaços. Espere esfriar apenas um pouco antes de cortar porque você deve jogar a calda sobre o bolo ainda morno.
Jogue a calda sobre o bolo e, a seguir, salpique generosamente o coco ralado sobre o bolo. Leve o bolo à geladeira para ficar bem geladinho.
Confira