.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

Bolo de Tangerina

A tangerina é também conhecida como bergamota, poncã, mandarina, mexerica, variando o nome dependendo da região do Brasil. Tangerina vem de “laranja tangerina”, que significa “laranja do Tânger”, que é uma cidade do norte do Marrocos, país que é um grande exportador dessa fruta.

Eu resolvi pesquisar o nome da fruta porque ontem a tangerina estava em promoção na feira. Como eu sou carioca, eu chamo de tangerina, que é como o pessoal chama aqui no Rio de Janeiro. Já “bergamota” é como chamam os gaúchos. Ele também falam “vergamota”.

“Mexerica” é mais comumente utilizado nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, especialmente São Paulo, norte do Paraná, Minas Gerais e Goiás. Como o Brasil é grande, em cada lugar esse bolo pode ter um nome diferente.

Mas, continuando, eu comprei bastante tangerina na feira para fazer um bolo de tangerina simples e fácil de fazer. Aqui em casa, todo mundo adorou e por isso  eu trago aqui a receita para vocês.

O bom da receita é que você pode usar qualquer uma das variedades da tangerina, pois o resultado é um bolo caseiro feito com fruta que é uma verdadeira maravilha. Outra coisa boa é que a tangerina é muito fácil de encontrar e também muito barata, pois é das frutas mais consumidas no Brasil, ficando atrás apenas da laranja.

OBS: esse bolo cresce bastante, cuidado para não encher sua forma com a massa depois de pronta pois pode transbordar.

Bolo de Tangerina

Rende 10 porções com aproximadamente 146 Kcal cada porção

Veja também: Pavê de Biscoito Maisena com Cobertura de Chocolate

Veja também: Chico Balanceado com Banana

Ingredientes

  • 3 tangerinas
  • 4 ovos
  • 3/4 de xícara de chá de óleo
  • 1 e 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa fermento

O que fazer

Antes de mais nada, lavar bem as tangerinas.

A seguir, cortar 2 tangerinas ao meio (com a casca), retirar o caroço e o miolo branco que fica no meio. Transferir para o liquidificador.

Cortar a outra tangerina que sobrou e espremer ela no liquidificador, até sair todo o suco. Descartar o bagaço.

A seguir, adicionar os ovos, o óleo, o açúcar e a farinha de trigo e bater tudo por cerca de 4 minutos, ou até ficar uma mistura bem homogênea.

Por ultimo, adicionar o fermento e misturar delicadamente com a ajuda de uma colher.

Em uma forma (22×8) untada e enfarinhada, assar em forno pré aquecido a 180º Celsius por aproximadamente 45 minutos ou até dourar.

Veja também

Bolo de Cenoura com Calda de Chocolate