.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

Enroladinho de Queijo E Presunto Que Minha Mãe Me Ensinou

Hoje eu trago aqui a receita de um super-lanche delicioso, que é o enroladinho de queijo com presunto assado no forno, um quitute perfeito para o lanche da tarde, para uma refeição leve ou até para vender, se você quiser.

Como Fazer Enroladinho de Queijo E Presunto

Esse salgado eu aprendi a fazer com a minha querida mãezinha, que Deus a tenha. Ela sempre fazia esse lanche lá em casa, que era um sucesso total, pois não sobrava nenhum para contar a história.

Mantendo a tradição familiar, eu sempre faço esse lanche aqui, que todo mundo adora, come e repete. Super fofo, esse enroladinho é um pãozinho de massa caseira com queijo e presunto com gosto de salgado caseiro.

A receita do enroladinho é bem fácil de fazer, basta seguir o passo a passo e meter a mão na massa, deixando-a fermentar um pouco para o pãozinho ficar bem macio.

Nesse pãozinho recheado que eu faço, eu costumo usar queijo mussarela, que é menos salgado e tem um gosto mais suave. Com orégano como tempero, tem um gostinho de pizza enrolada.

Mas você pode usar o queijo que quiser, o tempero que quiser e, também, o recheio que quiser. Pode fazer o enroladinho com guisadinho de carne , com frango desfiado, com vegetais, com aquilo que você tiver na sua geladeira.

Você pode ainda colocar requeijão, molho de tomate, mas nessa receita aqui eu não coloquei nada de molho. Fiz bem simples, apenas o queijo, o presunto e o orégano.

Se quiser também, pode apenas fazer pãezinhos sem qualquer recheio. Com essa massa, você pode fazer até pizza.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso enroladinho de queijo com presunto, também conhecido como joelho de queijo e presunto.

Ingredientes

  • 10 g de fermento seco ou 30 g do fresco
  • 1/2 xícara de óleo
  • 1 e 1/2 xícara de leite morno
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de sopa de sal
  • 500 g de farinha de trigo p/iniciar

A xícara usada foi de 240 ml

Veja também: Misto Quente Gigante de Forno

O Que Fazer

Você vai começar colocando o fermento em um bowl

A seguir, acrescente um pouco do leite morno.

Mexa com a ajuda de um fouet (batedor de arame) até incorporar bem. Não coloque o leite de todo de primeira para dissolver ao máximo os gruminhos do fermento.

Coloque o restante do leite morno e continue mexendo bem.

Feito isso, adicione o açúcar.

Continue dissolvendo os gruminhos que ainda restam e se acumulam nas nas laterais do bowl. Mexa bem até dissolver o máximo que puder, pra também ativar o fermento com o leite morno.

A seguir, acrescente o óleo.

Dê uma leve misturadinha e comece a adicionar a farinha. Vá adicionando aos poucos para não empelotar muito. Tudo o que você for fazer, seja pão, seja pizza, seja enroladinho, sempre adicione a farinha de trigo aos poucos.

Na primeira leva de farinha de trigo, adicione também o sal.

Continue misturando com o fouet. Vai chegar uma hora que já vai ficar difícil ficar misturando com o fouet, porque a massa vai ficando quase no ponto de começar a sovar.

Quando começar a ficar difícil mexer com o fouet, troque por uma espátula ou colher de pau. Use a espátula para raspar bem nas laterais do bowl e aproveitar tudo.

Veja como a massa toma forma. É assim que ela deve ficar. Chegou a hora de transferir a massa para uma bancada.

Polvilhe um pouco de farinha de trigo na bancada e jogue a sua massa. Se você não tiver uma bancada, vai ter que usar uma bacia bem grande.

Chegou a hora de sovar a massa do enroladinho. Durante o processo da sova, é essencial que você pare de vez em quando para tirar o excesso de massa das mãos. Isso porque a massa grudada nas suas mãos dá a impressão que você precisa adicionar mais farinha de trigo à sua massa. E isso não é legal.

Por isso, o bom é você sovar um pouco, lavar as mãos, ficar com as mãos limpinhas e sequinhas, e voltar a sovar a massa. Porque assim você vai ter ideia se realmente a massa está mole porque, se está grudando a massa na sua mão, isso é porque você já tem massa na sua mão. Sove de 15 a 20 minutos para a massa ficar bem fofinha.

Durante o processo de sova, você vai ter que ir polvilhando a massa para seguir trabalhando. Mas, atenção, é uma leve polvilhada. Tudo isso você aprende com a prática, fazendo e sentindo a massa nas suas mãos. Vai chegar uma hora que o processo todo será bem automático. Vá polvilhando aos poucos e sovando bastante. Assim, você vai saber qual o ponto exato da sua massa. Ela tem que ficar fofinha, tem que ficar lisa.

Depois de ter chegado ao ponto ideal da massa, bem fofinha e lisa, você vai “bolear” a massa, ou seja, fazer uma bola com ela.

A seguir, você vai salpicar a farinha de trigo dentro do bowl onde você começou fazendo a massa, tampar o bowl e deixar a massa descansando por 40 minutos.

Passados os 40 minutos, veja como a massa cresceu.

Transfira a massa novamente para a bancada polvilhada com farinha para começar a abri-la e trabalhar com ela.

Divida a massa em 2 partes para trabalhar com cada uma delas separadamente.

A seguir, com o rolo, você vai abrir a massa para deixá-la na medida certa para então confeccionar os enroladinhos. Não abra muito porque é uma massa que fica bem fina. Se abrir demais, pode rasgar.

Se a massa ficar muito fina e começar a rasgar, aperte e una a massa com a mão até ficar no ponto certo.

Chegou a hora de cortar a massa. Retire as beiradas com a espátula e deixe ela no formato retangular.

Em primeiro lugar, você vai colocar a fatia de presunto, do jeito que você vê na foto. É um enroladinho bem simples, mas, como eu disse antes, você pode incrementar como quiser, como, por exemplo, colocar molho de tomate. Eu só coloquei o presunto, o queijo e o orégano.

A seguir, coloque o queijo como você está vendo na fotografia e enrole o enroladinho.

Dobre a massa sobre o presunto e o queijo como você está vendo na fotografia. Dê umas apertadinhas na massa para não deixar que o enroladinho se rasgue.

Feito isso, você vai unir a outra parte como você está vendo na fotografia.

Depois de unir a outra parte, tire o excesso da massa.

E assim você vai repetir o procedimento até acabar com toda a massa e os demais ingredientes. Depois de modelar todos os enroladinhos e colocar num tabuleiro, você vai deixar descansando ainda uns 20 minutos porque a massa vai crescer mais um pouco. Primeiro, você unta o tabuleiro apenas com óleo, não precisa enfarinhar. Não se preocupe que não vai queimar.

Coloque os enroladinhos no tabuleiro e leve ao forno médio pré-aquecido a 180° Celsius por cerca de 20-25 minutos. Vai depender muito do forno de cada um. O meu forno não tem grill e eu não gosto de nada muito moreno. Mas isso vai do gosto de cada um.

Depois de acomodar os enroladinhos no tabuleiro, coloque apenas a gema de um ovo numa tigelinha e coloque um fio de óleo.

Mexa bem com um pincel e depois pincele os enroladinhos. Tem gente que não usa óleo, só usa a gema do ovo, tem gente que coloca água, mas eu sempre fiz assim.

O forno já está pré-aquecido e você vai começar a pincelar os enroladinhos.

Salpique o orégano por cima dos enroladinhos e leve ao forno por 20-25 minutos.

Passados os 25 minutos, eu retirei os enroladinhos do forno. Como eu disse antes, eu não gosto deles muito moreninhos. Quando eu vou comprar salgados numa padaria ou lanchonete, eu sempre peço os mais clarinhos.

Confira