Hoje temos aqui para vocês uma gelatina recheada cujo resultado final são as cores do Natal. A sobremesa perfeita para a quadra natalícia. Mas que você pode fazer em qualquer outra época do ano, porque ela é realmente muito fácil de fazer e fica uma verdadeira delícia. Não tem segredo nenhum, não requer prática nem grandes habilidades. É só seguir o que o vídeo ensina, que nós explicamos tim-tim por tim-tim logo abaixo.
Mas antes de você aprender a fazer essa gelatina hiper-deliciosa, que tal saber um pouco sobre como surgiu essa iguaria? Apesar de ser vista como uma sobremesa banal, simples, até mesmo infantil, é um alimento muito refrescante para os dias quentes do verão, além de proporcionar ótimos benefícios para a sua saúde.
Pois bem, você provavelmente não sabia que a gelatina era uma sobremesa saboreada e apreciada pelos faraós do Antigo Egito. Mais tarde, na época do Iluminismo, os cientistas descobriram as propriedades proteicas da gelatina, pois ela tem origem animal, sendo extraída das cartilagens de bovinos e suínos. Incrível, não é mesmo? Resumindo, a gelatina é rica em colágeno, queratina e proteínas, que são substâncias perfeitas para fortalecer os ossos, os cabelos, as unhas, sendo muito utilizada nas indústrias farmacêuticas e de cosméticos.
Agora que você já virou quase um especialista em gelatina, que tal aprender a nossa receita? Pegue a caneta e anote os ingredientes da nossa receita de gelatina para você surpreender sua família na noite de Natal:
Ingredientes da gelatina recheada – sobremesa de Natal
- 2 pacotes de gelatina sem sabor
- 2 caixinhas de gelatina sabor morango (20 g cada uma)
- 1 caixinha de leite condensado (395 g)
- 1 caixinha de creme de leite (200 g)
- 200 ml de leite de coco
Modo de preparo
Em um recipiente, coloque os 2 pacotinhos da gelatina sem sabor e adicione 1/2 xícara (chá) de água. Dê uma mexida com uma colher e a seguir leve ao microondas por 20 segundos até dissolver bem. Reserve.
Agora, no liquidificador, adicione a caixinha de leite condensado, o creme de leite, o vidrinho do leite de coco e a gelatina sem sabor que você tinha misturado bem. Bata os ingredientes por 1 minuto, 2 minutos no máximo, até ficar bem homogêneo. Não se esqueça de tampar o liquidificador ao bater para não fazer uma sujeirada!!
A seguir, adicione a mistura em uma forna untada com óleo. Na sequência, cubra a forma com papel filme – ou película plástica, existem muitos nomes, dependendo do lugar onde você mora. Faça igual ao mostrado no vídeo. Leve à geladeira por duas horas ou até ficar bem consistente.
Chegou o momento de preparar a gelatina de morango. Em um recipiente, despeje as duas caixinhas de gelatina e, a seguir, 250 ml de água fervente! A seguir, com um fouet – também conhecido como batedor de ovos – dissolva bem a gelatina. Depois que bateu bem, adicione agora 250 ml de água fria (temperatura ambiente). Bata até misturar tudo bem misturadinho.
Feito isto, tire a forma com a gelatina que estava na geladeira para fazer a mistura final que vai deixar sua sobremesa com as cores do Natal. Com muito cuidado, descole a gelatina da forma, da mesma maneira como mostramos no vídeo. Esse recheio precisa ficar bem soltinho dentro da forma para compor o efeito natalino final.
Por fim, despeje a gelatina de morango que você tinha dissolvido bem sobre a forma onde está a gelatina sem sabor. Com a ajuda de uma colher, afaste um pouco a gelatina sem sabor, com muito cuidado, para a gelatina de morango escorrer pelas beiradas. Leve a forma com a gelatina para a geladeira por no mínimo 6 horas – o ideal é deixar de um dia para o outro, para ela ficar bem consistente.
Finalmente, chegou a hora de desenformar a sua gelatina de Natal. Com cuidado, vire a forma sobre um prato – aquele prato bonito que você tem para ocasiões especiais – e pronto! Você tem a sobremesa perfeita, que vai agradar a gregos e troianos, de todas as idades. Vai dizer que não ficou uma belezura?