.post-thumbnail { display: none !important; } "; } ?>

Numa Panela Só: O Almoço Pra Quem Tem Preguiça De Cozinhar

A receita que eu trago aqui hoje é perfeita para quem tem preguiça de cozinhar ou não quer ficar fazendo sujeirada na cozinha. Um arroz incrementado que é feito todinho numa panela só.

Como Fazer Almoço Numa Panela Só

Esse arroz aqui eu aprendi a fazer com a minha mãezinha, que Deus a tenha. Quando ela estava com pressa, pois tinha muitos filhos para criar, ela fazia esse arroz e era sempre um sucesso.

Quando eu era jovem, eu gostava muito de acampar. Pois esse arroz foi sempre o prato perfeito para fazer em acampamentos. Tanto é que muita gente conhece esse arroz como “arroz de acampamento. Depois que eu casei e vieram os filhos, eu segui fazendo esse arroz sempre que podia e não tinha tempo. Aqui em casa, todo mundo ama.

Além do mais, esse arroz aqui pode ser feito conforme a vontade do freguês. Você pode colocar nele os ingredientes que quiser ou aqueles que tiver aí na sua geladeira ou na despensa. Não precisa sair correndo para comprar nada. Por isso ele é perfeito quando a gente está com pressa ou não quer ficar sujando louça para depois lavar.

Quando eu faço esse arroz aqui em casa, não precisa de mais nenhum acompanhamento, a não ser uma saladinha de tomate com alface regada com azeite de oliva.

Confira abaixo os ingredientes e o passo a passo para fazer esse delicioso almoço ou jantar feito numa panela só.

Ingredientes

  • 2 xícaras de arroz
  • 1 calabresa grande
  • 200 g de bacon
  • 1/2 cebola grande ralada
  • 1/2 lata de milho
  • 3 dentes de alho
  • 1/2 tomate grande sem miolo
  • 1/2 pimentão pequeno
  • 1 xícara de batata bem picadinha
  • 2 colheres de chá de colorau ou páprica
  • Temperos,condimentos e sal a gosto
  • Água até cobrir
  • Salsinha, cebolinha ou coentro pra decorar

Veja também: Carne Moída à Parmegiana

O Que Fazer

Comece colocando o óleo numa panela anti-aderente e leve ao fogo.

A seguir, coloque o bacon picadinho.

Não coloque muito óleo porque o bacon já tem a sua própria gordura. Você vai perceber como a gordura na panela aumenta depois que o bacon começar a ser frito.

Quando o bacon já estiver fritinho, no ponto que deve estar, adicione então a calabresa.

Você vai fazer um refogado com os ingredientes. O que significa que pode acrescentar o que você quiser. Seguindo a receita, acrescente a seguir a cebola ralada.

Depois, adicione o tomate picado.

Depois do tomate, acrescente o pimentão picadinho

Continue refogando e, em seguida, coloque os dentes de alho. Lembrando que você coloca o que quiser nessa receita, o que tiver aí na sua geladeira. O alho você vai colocar por último, depois que o bacon e a calabresa já estão fritos. Isso porque, se você fritar muito o alho, ele pode queimar, ficar preto, o que vai estragar a sua comida. É só para dar uma leve tostadinha.

A seguir, acrescente as batatas picadas bem miudinhas. Misture bem para elas poderem pegar todo o sabor dos demais ingredientes, da linguiça, do bacon, etc.

Como eu disse, vocês temperam como quiser. Eu coloquei chimichurri e pimenta do reino, por exemplo. Os condimentos são à vontade, quem não gosta de pimenta, não precisa colocar.

A seguir, coloque 1/2 lata de milho ao refogado.

Mexa bem para agregar os temperos a todos os ingredientes.

A seguir, você vai colocar as 2 xícaras de arroz.

Misture bem. Eu coloquei o arroz em duas vezes para poder misturar melhor. O arroz, é claro, você vai colocar uma quantidade relativa ao número de pessoas que irão comer. Vai depender do tamanho da sua família, dos convidados, etc.

Misturou bem, coloque agora o colorau. Você pode também adicionar páprica, se quiser. Eu não coloquei porque não tinha em casa, mas eu gosto muito.

Mexa bastante para incorporar bem todos os ingredientes.

Prove o sal do seu refogado para ver se está no ponto desejado.

Tampe o arroz e deixe cozinhar em fogo baixo

Depois que o arroz ficou pronto, eu não sirvo ele logo em seguida. Eu dou uma leve afofada nele com o garfo.

A seguir, eu coloquei cebolinha verde. Mas você pode colocar salsinha ou coentro, é a gosto. Tem gente que não gosta de coentro.

Depois que você deu uma enfeitada no seu arroz, tampe novamente e deixe ele ficar no vapor por 5 minutinhos.

Passado esse tempo, o seu arroz está pronto para ser servido. Antes de servir, eu salpiquei o arroz com queijo parmesão ralado. Ficou uma delícia.

Confira